Protocolo de Montreal | HCFC's

  • Curso piloto para capacitação de técnicos em Sistemas de Ar Condicionado do tipo Split foi realizado em Minas Gerais com sucesso
  • Curso piloto para capacitação de técnicos em Sistemas de Ar Condicionado do tipo Split foi realizado em Minas Gerais com sucesso

    Minas Gerais foi o primeiro estado a realizar o Programa de Treinamento e Capacitação de Mecânicos e Técnicos para Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado do tipo Split. O curso-piloto, realizado no âmbito do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), sob coordenação do Ministério do Meio Ambiente (MMA), e implementado pelo SENAI – Belo Horizonte, em parceria com a agência alemã GIZ - Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit - GmbH, teve sua primeira turma de 16 alunos, mecânicos e técnicos de refrigeração, formada com sucesso, mas outras turmas serão programadas no futuro, pelo grande interesse despertado pelo curso.

    “A aceitação do curso é ótima. Os técnicos participantes elogiaram muito os materiais (apostilas ilustradas) e as aulas, que acharam bem didáticas (85% prática e 15% teórica). Isso mostra que esse curso tem grande potencial para ser realizado com mais turmas. O mercado de climatização é muito grande (residencial e industrial/hospitalar) e vale a pena capacitar esses técnicos para que se evitem mais vazamentos de HCFC na atmosfera”, afirma o professor Rogério Maciel, supervisor técnico do Senai-MG.

    Outras turmas

    Além de Minas Gerais, o curso foi realizado com sucesso também em Goiânia (GO), de 15 a 20 de junho, e será realizado em Salvador, de 6 a 11 de julho próximo. “Já estamos organizando mais turmas, em outras capitais. Mas pela importância deste curso na capacitação dos técnicos em sistema de ar condicionado do tipo split, incluímos na proposta para Etapa 2 do PBH mais uma nova fase de cursos em que deverão ser treinados mais de 7 mil alunos ”, afirma Stefanie von Heinemann, consultora da GIZ e responsável pela construção e implementação desses cursos em todo o Brasil. A proposta de ações para a Etapa 2 do PBH (atividades entre 2016 a 2020) estão passando por um processo que envolve consulta pública, até serem levadas para aprovação final do Comitê Executivo do Fundo Multilateral para Implementação do Protocolo de Montreal, na 75ª Reunião, que ocorrerá em novembro deste ano.

    Além do curso referente ao ar condicionado, o Senai-MG ministra o Programa de Treinamento e Capacitação de Mecânicos e Técnicos de Refrigeração no Setor de Refrigeração Comercial para Supermercados desde o ano passado.  Os cursos de Refrigeração Comercial em supermercados acontecem em turmas de 16 alunos (mecânicos e técnicos de refrigeração) cada uma. No total, serão formadas 80 turmas, que somarão 1.280 alunos.

Mais notícias