Protocolo de Montreal | HCFC's

  • MMA e GIZ lançam cartilha sobre Fluidos Frigoríficos Naturais em Sistemas de Refrigeração Comercial
  • MMA e GIZ lançam cartilha sobre Fluidos Frigoríficos Naturais em Sistemas de Refrigeração Comercial

    A iniciativa faz parte do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH) e conta com o apoio da ABRAS

     

    O Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH), lançou a cartilha “Fluidos Frigoríficos Naturais em Sistemas de Refrigeração Comercial”. Essa iniciativa faz parte do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), que conta com o apoio da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).

     

    Atualmente, com a aprovação do cronograma acelerado de eliminação do consumo de HCFCs, a tendência é de que haja um maior estimulo na adoção de fluidos frigoríficos alternativos naturais, como amônia, CO2 e hidrocarbonetos, que apesar de não afetarem o clima global, podem ser tóxicas, inflamáveis ou apresentarem altas pressões de trabalho. Neste sentido, torna-se necessária a adoção de medidas e normas de segurança para o manuseio seguro de tais fluidos frigoríficos, como muito bem detalhado nesta nova publicação.

     

    Desta forma, a cartilha também vem contribuir para os ganhos ensejados pelo Protocolo de Montreal, principalmente quanto à redução dos impactos no sistema climático global. 

     

    Além da orientação técnica imprescindível, a cartilha Fluídos Naturais, coordenada e realizada por especialistas no tema, é muito didática, contendo tabelas, notas explicativas e também cases de supermercados brasileiros.

     

    PBH

     

    No caso dos HCFCs, a primeira etapa do compromisso brasileiro estabelecia redução de 16,6% do consumo da substância em comparação aos índices de 2009 e 2010, meta cumprida no prazo estabelecido, em 2015. A segunda etapa vai de 2020 a 2040, com redução prevista de 35% em 2020; 67,5% em 2025; 97,5% em 2030; e eliminação total em 2040.

     

    PROTOCOLO DE MONTREAL 

     

    O Protocolo de Montreal é um acordo multilateral, aberto em 1987, em que 197 países se comprometem a eliminar gradativamente substâncias destruidoras da camada de ozônio, por meio de adesões espontâneas. O Brasil aderiu ao Protocolo de Montreal em 1990 e em 2010 zerou o consumo dos CFCs, presentes em geladeiras e outros equipamentos de refrigeração comercial.

     

    Clique aqui e faça o download da cartilha Fluidos Frigoríficos Naturais em Sistemas de Refrigeração Comercial.

     

    Veja outras publicações, com download gratuito, no âmbito do PBH em: http://www.boaspraticasrefrigeracao.com.br/

Mais notícias