Protocolo de Montreal | HCFC's

  • Abertas inscrições para Cursos de Boas Práticas em Refrigeração Comercial em Minas Gerais
  • Abertas inscrições para Cursos de Boas Práticas em Refrigeração Comercial em Minas Gerais

    Além do Senai Belo Horizonte, há cursos itinerantes pelas escolas Senai do interior de Minas Gerais, a começar pela cidade de Sete Lagoas  

     

    As inscrições para os Cursos de Capacitação para Boas Práticas na Refrigeração Comercial em Supermercados estão abertas em Minas Gerais. Segundo o professor Ademir Moreira de Araújo, além dos tradicionais cursos ministrados pela unidade Senai de Belo Horizonte (veja programação abaixo), existe toda uma programação de cursos itinerantes nas unidades Senai do interior de Minas. “A procura por esses cursos é muito boa”, diz Araújo. “Nos próximos dois meses ministraremos cursos no Senai Sete Lagoas (programação abaixo). Em seguida, a próxima unidade Senai a receber os cursos será a da cidade de Pedro Leopoldo e, na sequência, já estamos programando cursos em Matozinhos  e Vespasiano”, acrescenta.

     

    Os cursos, gratuitos, acontecem em turmas de 16 alunos  (mecânicos e técnicos de refrigeração) cada uma, e recebem todos um certificado de participação. A implementação dos mesmos acontece no âmbito do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH) pela Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ), sob coordenação do Ministério do Meio Ambiente e com o apoio da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).

     

     “Nosso trabalho de disseminação de Boas Práticas por meio desses cursos de capacitação prossegue muito bem em Minas Gerais e em outros estados. Temos cursos em andamento em Manaus; Goiânia e região; Campo Grande e região; Salvador e região;  Porto Alegre; e em São Paulo. Os cursos acontecem com todo o suporte tecnológico (equipamentos, apostilas técnicas, capacitação de professores, etc.) e  são conduzidos pelo empenho e a divulgação de nossos parceiros (escolas técnicas), afirma Stefanie von Heinemann, consultora da GIZ.

     

    A responsável pela construção e implementação desses cursos em todo o Brasil enfatiza que esses cursos apoiam fortemente a redução dos vazamentos do HCFC-22 na atmosfera e ainda ajudam as empresas a economizarem, já que as boas práticas em refrigeração melhoram os procedimentos de utilização deste fluido, evitando vazamentos e reposições custosas. “É muito importante que as empresas do comércio, supermercados e outros varejos que utilizam o HCFC-22 incentivem seus colaboradores (funcionários ou técnicos terceirizados) a fazerem esses cursos. Todos têm muito a ganhar, principalmente conservando o Meio Ambiente em que todos vivemos”, afirma.

     

    Cursos Gratuitos

     

    Confira abaixo a programação dos cursos nas escolas Senai da Capital mineira, Belo Horizonte, e na cidade de Sete Lagoas:

     


        

     

    Mais informações e inscrições:

     

     

    Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Minas Gerais

     

    Prof. Ademir Moreira de Araújo
    Telefone: (31) 3421-2880
    E-mail: aaraujo@fiemg.com.br

Mais notícias