Protocolo de Montreal | HCFC's

  • Expoagas 2016 recebe formatura do curso de Boas Práticas em Refrigeração
  • Expoagas 2016 recebe formatura do curso de Boas Práticas em Refrigeração

    Bem informados e mais conscientes da importância da boa manutenção dos sistemas de refrigeração, em prol das empresas, da sociedade e do meio ambiente, 38 alunos, das redes Asun e Unisuper, foram certificados, durante a Expoagas 2016, nos cursos de Boas Práticas em Refrigeração. Esses cursos são implementados pelo governo brasileiro, por meio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), com apoio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).

     

    A cerimônia de certificação que incluiu gerentes, supervisores e técnicos de manutenção, que realizaram o curso, ocorreu no final do segundo dia da 35ª Convenção Gaúcha de Supermercados - Expoagas 2016, na quarta-feira 24.8, após seminário sobre o tema.

     

    "O governo brasileiro está trabalhando para que o Brasil cumpra com os compromissos estabelecidos pelo Protocolo de Montreal, por meio da implementação de ações que visam a redução dos fluidos frigoríficos que agridem a camada de ozônio, os HCFCs. O empenho dos supermercadistas e a dedicação desses alunos, hoje formados (entre mais de 4 mil em todo o Brasil), é fundamental para que atinjamos, juntos, nossas metas, que acima de tudo visam um futuro melhor para a humanidade", disse Magna Luduvice, Gerente de Proteção da Camada de Ozônio do Ministério do Meio Ambiente.

     

    Os cursos de Boas Práticas em Refrigeração foram promovidos no Estado graças à parceria com o Senai e o Senac, e com apoio da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas). "Precisamos de um varejo com mais qualidade e segurança. Com certeza, o conhecimento que foi adquirido irá acrescentar muito ao setor para aprimorar o serviço prestado", afirmou o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo.

     

    Mais conscientização


    O gerente da Abras, que representou a entidade nacional na cerimônia de certificação, Marcos Manea, agradeceu ao empenho do presidente Antônio Longo e de toda a equipe da Agas, que apoiam fortemente a iniciativa da Abras de divulgação desses cursos, por meio da parceria com o MMA e a GIZ. "Meu agradecimento especial é para todos os alunos do curso, pelo empenho e dedicação. Aproveitem esse conhecimento recebido não só para o seu trabalho, nas empresas, mas para a vida, porque vai valorizar muito o futuro de todos vocês", disse Manea, incentivado novos aprendizados.

     

    Os técnicos que fizeram o curso demonstraram que se sentem responsáveis por multiplicar o conhecimento que receberam. "O curso é excelente. Ele nos deu mais consciência ambiental das atitudes que tomamos. Temos de evitar de qualquer forma os vazamentos do fluído HCFC-22 nas lojas. Não só pela questão econômica, de redução de custos, mas pensando em nossos filhos, em garantir o futuro deles nesse planeta", afirmou Gilmar Souza Ferreira, gerente do Unisuper, que fez o curso para poder melhorar a gestão da sua loja na área.

     

    Da mesma forma o técnico em refrigeração Vagner Scheidt, auxiliar de manutenção da rede Asun, ressaltou o aprendizado no curso. "Além desses cursos, estou realizando outro, de manutenção de equipamentos na Aeronáutica, e percebo que hoje, nós técnicos, temos de estar muito mais atentos ao que fazemos para evitar danos ao meio ambiente. Essa consciência é muito importante, temos de cuidar não só dos equipamentos, mas de vidas, das nossas famílias e dos outros. Essa consciência é fundamental", afirmou.

     

    Mais competitividade

     

    O diretor Regional do Senai-RS, Carlos Trein, ressaltou a criação e estruturação do projeto: "Trabalhamos há muito tempo para criarmos programas como este com o objetivo de elevar o nível de competitividade da indústria". O diretor Regional do Senac-RS, José Paulo da Rosa, frisou a importância da qualificação dos profissionais. "A interação entre as instituições foi um fator fundamental para gerar conhecimento dos técnicos em refrigeração supermercadista", completou.

     

    A iniciativa ofereceu aos participantes a certificação de participação emitida pelo Senai, e o registro no Cadastro Técnico Federal (CTF) do Ibama, órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, que coordena todos os trabalhos.

     

    Mais informações sobre os cursos entre em contato com cursos@agas.com.br e veja como se inscrever em: www.boaspraticasrefrigeracao.com.br

     

    Redação Portal ABRAS

Mais notícias