Protocolo de Montreal | HCFC's

  • Grupo de Trabalho aprova proposta para redução dos HFCs
  • Grupo de Trabalho aprova proposta para redução dos HFCs

    Com a eliminação dos HCFCs já bem encaminhada, agora o mundo se volta à redução dos HFCs, para maior proteção do sistema climático global. Com esse objetivo, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) coordenou ontem, 8/9, em São Paulo, reunião para aprovação da proposta brasileira para redução do consumo dos HFCs (R-404A, R134a, R-410a  e outros), que será apresentada na  28ª Reunião das Partes do Protocolo de Montreal, a ser realizada em outubro, em Kigali, Ruanda.

     

    Durante a 13ª Reunião do Grupo de Trabalho GT–HCFCs, do qual a ABRAS faz parte, Magna Luduvice, gerente de Proteção da Camada de Ozônio do MMA, apresentou a proposta brasileira que prevê o Congelamento do consumo desses gases em 2025.  Após esclarecimentos e debates com representantes de várias entidades membros do GT HCFC, a proposta brasileira foi aprovada e, portanto, deverá concorrer com propostas de outros países em Kigali (veja imagem). “O Brasil tem posicionamento proativo nessas negociações, com posição muito relevante”, afirmou Rafael da Soler, terceiro secretário do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e diplomata do governo brasileiro na reunião mundial.

     

    Cenário internacional

     

    Os 197 países partes do Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio lançaram  as bases para uma emenda ao Protocolo de Montreal  em 2016 para reduzir progressivamente os hidrofluorcarbonetos (HFC), durante as suas reuniões realizadas em Viena, Áustria, de 15 a 23 de julho.

     

    De acordo com a informação científica, por meio de redução dos HFCs pode-se  evitar 0,4 ° C de aquecimento global até o final do século.  Com isso, os países querem limitar o aumento da temperatura global até 2100 a 2°C, em relação aos níveis pré-indústria.

     

    Este assunto é tão importante que no próximo dia 16 de setembro será comemorado no mundo todo o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio, cujo tema deste ano é: “Ozônio e Clima: restauração por um mundo unido". Em 16 de setembro de 1987 foi assinado o Protocolo de Montreal.

     

    Mais informações:

     

    http://www.mma.gov.br/clima/protecao-da-camada-de-ozonio/programa-brasileiro-de-eliminacao-dos-hcfcs/grupo-de-trabalho-gthcfcs

     

    http://ozone.unep.org/

     

     

Mais notícias