Protocolo de Montreal | HCFC's

  • Supermercados precisam aumentar o ritmo de modernização de suas instalações frigoríficas
  • Supermercados precisam aumentar o ritmo de modernização de suas instalações frigoríficas

    Líderes supermercadistas, o presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas), Pedro Celso Gonçalves, e o presidente da Associação Brasileira de Supermercados, João Sanzovo Neto, afirmaram que as empresas do setor precisam aprimorar ainda mais o ritmo de modernização de suas instalações frigoríficas para evitar vazamentos do HCFC-22 na atmosfera, durante coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira  na  cidade de São Paulo — antes da abertura do maior evento do setor no País, a Apas Show 2017, que está sendo realizado no Expo Center Norte, de 2 a 5 de maio. 

    Cientes de que o setor varejista tem o desafio de combater o vazamento anual de HCFCs no Brasil, que corresponde, no volume médio, a 102% em relação à carga de fluido refrigerante instalada, os presidentes da Abras e da Apas afirmaram que este é um tema que merece maior atenção dos empresários.

    “Vejo que muitos supermercadistas aqui de São Paulo investiram pesado em novos sistemas, mas precisamos dar ainda mais atenção a essa questão, para evitar esses vazamentos”, afirmou Pedro Celso, que é proprietário da rede Enxuto, com lojas localizadas na região de Campinas (SP).

    O presidente da Abras concordou com o presidente da Apas e acrescentou sua preocupação em nível Brasil:  “Precisamos aprimorar os investimentos em novos sistemas com equipamentos modernos em todo o País e, por isso, precisamos muito da indústria de refrigeração ao nosso lado, como parceiros, porque temos um prazo para cumprir a legislação (para a eliminação definitiva dos HCFCs até 2040)”, afirmou João Sanzovo.  “Na nossa empresa (rede Jaú Serve Supermercado) nós temos investido em equipamentos mais modernos e também temos uma equipe própria capacitada para a manutenção. Estamos sempre conversando e aprendendo com nossos fornecedores novas formas de trabalhar e modernizar essa área. A parceria com nossos fornecedores é fundamental nesse processo de modernização”, complementou.

    A Associação Brasileira de Supermercados, da qual a Apas é uma das afiliadas,  é parceira do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

    Por Susana Ferraz

Mais notícias