Protocolo de Montreal | HCFC's

  • Programa de Assistência Técnica apoia substituição de HCFCs e ajuda a avaliar alternativas
  • Programa de Assistência Técnica apoia substituição de HCFCs e ajuda a avaliar alternativas

    No âmbito das iniciativas do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH para implementação do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), está sendo inaugurado, neste mês de fevereiro, o Programa de Assistência Técnica, que tem como objetivo apoiar os usuários finais interessados, especialmente os supermercadistas, na melhor gestão de seus estoques de HCFCs ou na sua substituição por fluídos frigoríficos alternativos.

     

    Por meio deste programa, as dúvidas dos interessados serão respondidas por e-mail de forma fácil e rápida. Basta enviar as dúvidas para o seguinte endereço eletrônico: supermercados@giz.de.

     

    Os varejistas e outros usuários finais poderão solicitar informações gratuitas para diversos temas de assistência técnica, tais como:

    • gestão adequada do HCFC-22 nas instalações existentes;
    • investimento necessário para a substituição do HCFC-22;
    • fornecimento e disponibilidade de fluidos frigoríficos alternativos ao HCFC-22 no Brasil;
    • quais são as barreiras para a conversão em tecnologias alternativas aos HCFCs, entre outros.

     

    Sua empresa está se preparando?

    Os HCFCs, especialmente o R-22, muito utilizado na área de refrigeração de supermercados, estão sendo gradualmente eliminados. Se sua empresa utiliza HCFCs ou produtos que os contenha é necessário ficar atento.

    Em atendimento ao cronograma de eliminação do consumo dos HCFCs, estabelecido pelo Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio, o Brasil irá reduzir o consumo/importação do HCFC-22 em 6,51% em 2015 e para 2020 nova redução deverá ser aprovada, até a eliminação total em 2040.

Mais notícias