A Escola SENAI Oscar Rodrigues Alves, com o apoio da ABRAVA, desenvolveu curso gratuito de Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado, para pessoas assistidas pelo Lar Meimei

A Escola SENAI Oscar Rodrigues Alves, de São Paulo (SP), realizou duas turmas do curso de Boas Práticas para Melhor Contenção de HCFC-22 em Sistemas de Ar Condicionado do tipo Janela e Mini-Split especialmente para profissionais assistidos pela ONG Serviço de Amparo e Reabilitação Social – Seara Bendita – Lar Meimei. Ao todo foram 30 alunos formados no curso gratuito desenvolvido no âmbito do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e implementado pela Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH. As aulas ocorreram aos sábados entre os meses de setembro e novembro.

“Foi uma grande oportunidade de cumprirmos o nosso papel social, ampliando a empregabilidade desses profissionais que estavam fora do mercado.  O aproveitamento das turmas foi ótimo e a evasão zero, o que é muito importante para nós”, afirma o professor Eduardo M. F. e Souza, diretor da Escola SENAI Oscar Rodrigues Alves.

Durante a entrega dos certificados, a vice-diretora da área de assistência e serviço social do Lar Meimei, Carmen Maroni, disse que “a ação permitiu aos assistidos frequentar uma escola técnica de excelência, abrindo novas perspectivas para a vida profissional dessas pessoas”. Para ela, o mais importante é a valorização do ser humano, que é o objetivo dessa ONG.

Além dos cursos do PBH, os 30 técnicos, que realizam outros cursos na instituição, como o de Elétrica e de Ar Condicionado (nível básico), foram convidados a realizar outros cursos do SENAI no futuro, também de forma gratuita, como os de Refrigeração Residencial e Comercial. O sucesso da iniciativa foi tanto que já está programada uma terceira turma para início de 2023.

“Todos os alunos e alunas (tivemos duas mulheres nas turmas) participaram muito bem dos cursos. Eles gostaram bastante e passaram um feedback positivo. A vontade deles de aprender e o empenho deles foi 100%. O maior sucesso que tivemos foi por mérito deles. Eles se dedicaram muito durante todo o curso”, afirma o instrutor Alan Ferreira da Silva, docente do curso.

ABRAVA

“O maior desafio do nosso setor é capacitar adequadamente os profissionais. Para nós, poder realizar treinamentos como esses, em cursos rápidos, viabilizando o acesso de profissionais que estavam fora do mercado e estão distantes das escolas, na periferia de São Paulo, é muito importante”, afirma o engenheiro Arnaldo Basile, presidente executivo da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento, que também é voluntário do Lar Meimei e membro do Conselho Consultivo da Escola SENAI Oscar Rodrigues Alves.

Nesta parceria para realização do curso do PBH, a ABRAVA viabilizou a doação de itens de proteção individual para a realização do treinamento, assim como alimentação (almoço) e transporte para os treinamentos. A iniciativa também contou com o apoio do engenheiro Vanderlei Oliveira, engenheiro de desenvolvimento da SEMP TCL e coordenador dos cursos de Eletricidade e Ar-condicionado do Lar Meimei.

PBH

O curso gratuito de Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado do Tipo Janela e Mini-Split faz parte da Etapa 2 do PBH e está sendo ministrado em vários estados do Brasil, em todas as regiões (veja lista das escolas parceiras.) O PBH é um programa do Governo Federal coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, com apoio da agência bilateral Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, que implementa esse e outros cursos e demais projetos para o setor de serviços no país.

Clique aqui para conhecer mais sobre o Lar Meimei.

Reportagem realizada com apoio da Assessoria de Comunicação da ABRAVA:  https://abrava.com.br/