1º ENCONTRO ANUAL DE TREINADORES PARCEIROS DO PBH NA MULTIPLICAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS DE REFRIGERAÇÃO ACONTECE EM SÃO PAULO (SP)

Encontro comemora os bons resultados do Programa na semana do Dia do Ozônio (16 de setembro)

Por meio do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH) milhares de profissionais do setor de refrigeração já foram capacitados gratuitamente em todo o Brasil. E, este resultado, que traz benefícios diretos para a proteção da Camada de Ozônio do Planeta, só é possível graças aos parceiros do PBH em todo o país, em especial, os instrutores de escolas técnicas.

Para reunir esses parceiros do PBH de todo país e falar dos progressos do programa, aconteceu nos dias 12 e 13 de setembro de 2023, no Hotel Transamérica Executive, em São Paulo (SP), o 1º Encontro Anual de Treinadores Parceiros do PBH na Multiplicação das Boas Práticas de Refrigeração.

Abriram o evento no dia 12, Frank Edney Gontijo Amorim e Tatiana Lopes de Oliveira Pereira, Analistas Ambientais, da Coordenação-Geral de Mitigação e Proteção da Camada de Ozônio, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), que abordaram o trabalho desenvolvido pelo governo brasileiro para cumprimento das metas do Protocolo de Montreal, com o objetivo de reduzir os danos na Camada de Ozônio do Planeta, e também como se dará o trabalho futuro, no cumprimento das metas da Emenda Kigali.

O Brasil já reduziu em 55,99% o consumo de HCFCs (até 2022), uma das principais substâncias que destroem o ozônio (SDOs), encontradas em produtos como refrigeradores, aparelhos de ar-condicionado e espumas em geral. O índice refere-se a 2022 e representa uma redução superior à meta estabelecida de 51,6%.

“Nas Etapas I e II do PBH já realizamos muitos avanços e estamos agora preparando a Etapa III, que em breve estará disponível para consulta pública, na qual prevemos diversas ações estratégicas, como a ampliação dos treinamentos de profissionais de refrigeração em todo o país. E, para isso, vamos continuar somando esforços com todos os nossos parceiros do PBH das escolas técnicas, que muito nos apoiam”, afirma Amorim.

No âmbito do PBH, a coordenação dos trabalhos se dá pelo MMA, e a implementação do projeto para o setor de serviços pela Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH. Mas as ações do Programa são extensas e implicam, inclusive, em grandes investimentos em empresas e em diversas parcerias com o setor privado.

Falando sobre o status atual do Programa no setor de serviços, Stefanie von Heinemann, gerente de projetos e consultora da GIZ, abordou as metas de treinamento de técnicos/as de refrigeração em cursos de Boas Práticas do PBH, e os projetos em desenvolvimento. “Estamos em fase final de preparação de dois grandes projetos: o Treinamento para o uso seguro e eficiente de fluidos refrigerantes inflamáveis em  sistemas de ar-condicionado do tipo split, com meta de capacitar 700 técnicos por meio de 5 escolas parcerias; e o Treinamento para o uso seguro e eficiente de CO2 e R-290 em sistemas de refrigeração comercial, com meta de capacitar 300 técnicos, por meio dos dois laboratórios modelo mini-supermercado que estão sendo construídos em conjunto com duas escolas parceiras”, explicou a gerente. “Nossa meta é que esses dois projetos sejam efetivados no primeiro semestre de 2024”, complementou.

Von Heinemann também comentou sobre os trabalhos no setor de serviços na Etapa III do PBH. “Vamos propor ao Fundo Multilateral para a Implementação do Protocolo de Montreal dar continuidade às capacitações técnicas, que são fundamentais para o setor, dando ênfase também à temática de gênero, para que mais mulheres possam ingressar no setor de refrigeração. Além disso, prevemos iniciar um projeto piloto de certificação de profissionais de refrigeração, realizado em parceria com escolas técnicas”, anunciou.

Fluidos refrigerantes alternativos

Na sequência do evento, Ênio Bandarra Filho, professor na Universidade Federal de Uberlândia, realizou a palestra: “Aplicação de fluidos alternativos de baixo GWP – O Brasil está preparado?”, na qual apresentou um cenário sobre a importância da utilização dos fluidos refrigerantes  naturais no país. “Eu começo minha palestra com essa pergunta… E respondo: no momento, o Brasil ainda não está preparado. Temos muito a realizar. Precisamos de mais investimentos das empresas e de mais qualificação profissional. Em 2025, a meta de redução dos HCFCs é de 67,5%, o preço desse fluido irá aumentar e o mercado precisa se desenvolver bastante para suportar essa mudança”, alerta.

Segundo o professor Bandarra, a solução para que o país esteja mais preparado para uma maior utilização dos fluidos alternativos de baixo GWP, como os fluidos naturais, é a cooperação, seja a cooperação entre empresas ou entre entidades. “Por isso é tão importante este Programa (PBH), com a atuação do MMA e da GIZ, e o trabalho que os instrutores das escolas técnicas realizam na capacitação dos profissionais de refrigeração no país”, afirmou.

Mulheres na refrigeração

A engenheira em refrigeração do Chile, Elizabeth Ester Correa Gonzalez, que trabalha na sensibilização de gênero no setor RAC na América Latina, ministrou a palestra sobre perspectivas sociais e de gênero na formação técnica em áreas majoritariamente masculinas. “As mulheres são capazes de realizar as mesmas funções e nas mesmas condições que os homens (durante os trabalhos práticos na refrigeração)”, afirmou. Mas é preciso incutir a cultura da confiança. A confiança nas mulheres, de que elas são capazes. Elas podem! E a confiança nos colegas, homens, e nos líderes, para que apoiem essas mulheres que ingressam no setor, para que incentivem e não discriminem!”.

Contando também com o apoio à realização de Mariana Silva, assessora técnica da GIZ, o 1º Encontro promoveu e incentivou debates e discussões em grupo entre os instrutores, que participaram ativamente de todo o processo, com perguntas, comentários e, especialmente, muitas sugestões para a continuidade dos trabalhos do PBH.

A mediadora do Encontro foi Fabiana Dias, comunicadora organizacional, que além de promover ações interativas, também realizou durante o evento uma palestra sobre o tema gênero abordando o exemplo do projeto Interligadas, que busca incentivar mais inclusão e oportunidades para meninas e mulheres no setor de energias renováveis. Trata-se de uma iniciativa da Rede de Mulheres na Energia Solar (MESol), em conjunto com o Projeto Profissionais do Futuro – desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), que também conta com o apoio da agência alemã GIZ, e do SENAI-RN/CTGAS-ER.

Programação dia 13

Na continuidade da programação do Encontro, no dia 13 de setembro, houve visita guiada à FEBRAVA 2023: 22ª Feira Internacional de Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento do Ar e da Água.

Conheça os instrutores, parceiros do PBH, que participaram do 1º Encontro do PBH e os convidados da Universidade de Uberlândia:

ESCOLA                           Instrutor

IFBA                                  Antonio Gabriel Souza Almeida

SENAI SP                          Bianca Menezes de Carvalho Alves

SENAI MG                        Caio Alexandre Evangelista

IFBA                                  Luis Gabriel Guanabara Keler Gesteira

CTGAS RN                        Daniel Lima de Oliveira

SENAI TO                          Danilo Mendes Pereira

ETP                                    Fábio Ferreira

SENAI SC                          Fabrício Lohn

SENAI RO                         Francisco Amilto Moreira da Silva

SENAI RS                          Handerson Franca Leão

SENAI PB                          JOÃO ALLISSON FRANÇA DA SILVA

SENAI GO                         Josue Floes Cabral

SENAI PE                          Leonardo de Souza Santana

CTGAS RN                        Leonardo Oliveira Sabino

SENAI PR – Toledo           Marcelo André Hegele

SENAI RJ                           Raphael da Gama Rodrigues

SENAI MT                         Reginaldo Farias

SENAI RJ                           Robson Ventura de Oliveira

CESP AM                          Rodolfo de Castro França

SENAI DF                          Wendell Santos

 

Convidados da Universidade Federal de Uberlândia

UFU                                   David Fernando Marcucci Pico

UFU                                   Vitor Rosan Bandarra

UFU                                   Frank Wilian Blanco Ojeda

UFU                                   Yeyner Carrillo Pabon

UFU                                   Richard Samir Hernández Mesa

UFU                                   Izaaque Aniceto Macedo

UFU                                   Pedro henrique Silva Santos

UFU                                   Erick Oliveira do Nascimento