IFBA forma 500 técnicos no curso de Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado do Tipo Janela e Mini-Split

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) completa, neste mês de março, a formação de 500 técnicos no curso de Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado do Tipo Janela e Mini-Split, realizado no âmbito da Etapa 2 do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH). Segundo o professor Antonio Gabriel S. Almeida (foto), coordenador do Núcleo de Refrigeração, Climatização e Automação (NRCA), responsável pela organização dos cursos técnicos em Refrigeração e Climatização no instituto, o curso se encerra esse mês, completando 40 turmas de técnicos formadas no total.

“Estamos muito satisfeitos com o trabalho realizado. A participação dos técnicos e das empresas, que enviam seus funcionários, foi acima das expectativas iniciais. Nós prevíamos terminar as aulas em junho, mas a demanda foi muito boa e neste mês estamos formando a última turma”, afirma Almeida.  “Essa antecipação ocorreu porque há muita carência de treinamento na área de refrigeração e climatização aqui na Bahia e um curso como esse, com aulas teóricas e práticas, é muito procurado pelos técnicos.”

A parceria do IFBA com o PBH acontece desde 2013 quando foram realizados os cursos de Boas Práticas em Refrigeração Comercial, previstos na Etapa 1 do programa. Na primeira etapa o IFBA capacitou 1.138 técnicos, que somados a esta etapa atual, com 500 técnicos formados, completa um total de 1.638 profissionais capacitados na Bahia pelo PBH.

Para a realização dos cursos do PBH são oferecidos pelo programa às escolas parceiras: capacitação dos professores, material didático completo (com apostilas técnicas realizadas especialmente para os cursos), além de modernos equipamentos e acessórios, com tecnologia de ponta.

 “A nossa parceria é excelente, porque é muito importante e necessário realizar cursos como esses. Ainda é muito baixa a qualificação dos técnicos que atuam com sistemas de refrigeração e ar condicionado e eles são muito carentes de conhecimento”, destaca Almeida.  

O professor afirma que graças a esse trabalho ele já nota que novos técnicos estão assimilando a importância de evitar vazamentos de fluidos frigoríficos e procurando realizar os recolhimentos. “A única queixa que fazem é por não existir ainda na Bahia uma central de regeneração de fluidos. Esta é uma carência que dificulta o trabalho de maior recolhimento dos fluidos pelos técnicos. Eles realizam o curso e ficam conscientes da sua obrigação de recolhimento para proteção do meio ambiente, mas enfrentam o problema da falta de local para descarte.”

Mesmo com o encerramento do curso do PBH, os conhecimentos sobre as boas práticas em sistemas de ar condicionado continuarão a ser replicados pelo IFBA na sua própria grade de cursos, que inclui o curso Técnico em Refrigeração e o curso Técnico em Mecânica, ambos com aulas práticas e teóricas.

Balanço dos cursos do PBH no Brasil

Na Etapa 2 do PBH, de 2017 a 2023, está prevista a capacitação de um total de 9.238 técnicos em cursos de boas práticas para contenção de vazamentos em sistemas de ar condicionado e refrigeração comercial, além de cursos para uso seguro e eficiente de fluidos alternativos de baixo GWP.

Até o final de 2018 foram capacitados 2.224 técnicos em todo o País, no curso de Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado do Tipo Janela e Mini-Split. Além do IFBA, com 500 técnicos formados, o Senai São Paulo/SP também já finalizou sua grade, com 900 técnicos formados. Ainda há vagas nesse curso, que é totalmente gratuito, para os técnicos interessados em diversas cidades do País (veja escolas parceiras em http://www.boaspraticasrefrigeracao.com.br/cursos).

O PBH é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e os projetos para o setor de serviços, como esse curso para sistemas de ar condicionado, são implementados pela agência bilateral parceira do PBH, a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.