O Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas, Visconde de Mauá, localizado em Porto Alegre (RS), iniciou as aulas do novo curso de “Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado do Tipo Janela e Mini-Split” no início de setembro e já está com cinco turmas fechadas (16 técnicos por turma). Restam poucas vagas abertas para a última turma programada para este ano (a finalização da última turma ocorrerá no dia 15 de dezembro). “Começamos muito bem as turmas, todas lotadas de alunos, e nossa expectativa é continuar assim por todo o ano de 2019”, afirma Felipe Andreolla, supervisor de Educação e Tecnologia do Senai Visconde de Mauá.
Segundo Andreolla, o sucesso na lotação das turmas se deu pela boa divulgação do novo curso. “Como para nós do Senai esse curso é muito importante para a qualificação dos alunos, nós tomamos diversas iniciativas para divulgá-lo”, conta. “Nós fizemos, por exemplo, anúncios pagos na edição da Revista da Asbrav (Edição da Mercofrio 2018) e no jornal Diário Gaúcho. Além disso, também estamos realizando parcerias com fornecedores da área que nos ajudam a divulgar aos técnicos. A Dufrio, por exemplo, além de divulgar o curso está fazendo uma promoção em que o aluno que se inscreve ganha 5% de desconto em uma recolhedora de fluidos refrigerantes. Outra iniciativa, além da divulgação via nossos grupos de WhatsApp, foi enviar um e-mail-marketing falando sobre a abertura das inscrições para 14 mil nomes do nosso mailing de alunos e ex-alunos. E as iniciativas não param por aí, temos mais parcerias com fornecedores e entidades ligadas à área de refrigeração e climatização para serem fechadas em breve”, explica o supervisor.
Instrutores experientes
Foram capacitados seis instrutores do Senai Visconde de Mauá, profissionais com grande experiência na área, para ministrar esse novo curso, entre eles o instrutor dessas primeiras turmas, Handerson França Leão, natural de Goiânia, Goiás, que já havia participado como professor do curso para refrigeração comercial (1ª. Etapa do PBH) na sua cidade natal. “O projeto é belíssimo. Gostei muito de atuar na primeira fase e minha expectativa, agora de casa nova (o Senai Visconde de Mauá), é grande nesta segunda etapa. Quando a gente faz o que a gente gosta é ótimo: o contato com o aluno, o aprendizado, a troca de ideias, de conhecimentos. É tudo muito bom. O curso é ótimo para o aprimoramento dos técnicos, que tiram grande proveito de todo material (apostilas, equipamentos, novas tecnologias) apresentado”, afirma. “Mesmo para aqueles que atuam há bastante tempo no mercado e já realizaram outros cursos, esse novo curso é a possibilidade de aprender ainda mais e todos gostam muito”, complementa.
Outro instrutor já bastante familiarizado com o projeto, Jeferson Munhoz dos Santos Nobre, afirma que o curso chama bastante a atenção dos alunos. “Na primeira etapa do curso de refrigeração comercial que demos, a demanda de alunos foi bem grande, por ser gratuito, e pela necessidade dos alunos de se reciclarem, de se atualizarem. Acredito que a demanda desse novo curso poderá ser maior ainda, porque há ainda mais técnicos atuando nessa área de sistemas de ar condicionado. Além disso, nossa unidade Senai é um polo de refrigeração, uma referência que atrai técnicos de todo o estado. A Fiergs está investindo muito, em mais espaço para a área de refrigeração, que está crescendo bastante no estado”, explica.
O curso de “Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado do Tipo Janela e Mini-Split” faz parte da Etapa 2 do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH). As aulas começaram a ser realizadas no final do ano passado e seguirão ministradas por diversas escolas técnicas, distribuídas pelas cinco regiões geográficas do Brasil, até 2021.
O PBH é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), e os projetos para o setor de serviços, como esse curso, são implementados pela agência bilateral parceira do PBH, a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.
Para mais informações sobre o curso na Escola SENAI Visconde de Mauá, em Porto Alegre (RS) contate:
Sr. Felipe Andreolla
E-mail: felipe.andreolla@senairs.org.br
Fone: 51 3904 2616 Celular: 51 99159 4633 ou 51 98462 8656 (WhatsApp)
Acompanhe os depoimentos dos instrutores do Senai-RS pelo Facebook. Acesse: