Mais uma etapa concluída com sucesso no processo de capacitação de professores que darão aulas nos Cursos de Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado do Tipo Janela e Mini-Split, no âmbito da Etapa 2 do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH). Desta vez, o “Treinamento dos Treinadores” aconteceu no Instituto Federal da Bahia (IFBA), em Salvador (BA), de 22 a 25 de novembro, com participação de 14 professores.
Além dos professores da Bahia, participaram no treinamento professores da empresa Netcom, do Maranhão, e dos Senais do Rio Grande do Norte e de Pernambuco, cumprindo assim todos os treinamentos previstos para a Região Nordeste.
O PBH é coordenado diretamente pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e, no caso do setor de Serviços em Refrigeração e Ar Condicionado, os projetos são implementados pela Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, sempre com apoio de escolas técnicas parceiras.
Nesta fase de capacitação dos professores, especialistas da GIZ apresentam a nova apostila e demais materiais e equipamentos do curso, explicando cada passo da metodologia que deve ser aplicada em aula. Toda a pedagogia dos cursos é desenvolvida para melhor aprendizagem dos futuros alunos, na maioria, técnicos atuantes no mercado, que se inscrevem com o objetivo de se aperfeiçoarem profissionalmente.
Segundo o pró-reitor do IFBA, Luiz Gustavo Duarte, com o treinamento dos professores bem realizado, o instituto já está com tudo pronto para ministrar os cursos aos alunos. A proposta, segundo ele, é o IFBA iniciar as aulas da primeira turma de alunos no início de dezembro. Os cursos nas escolas da Netcom e dos Senais em Pernambuco e Rio Grande do Norte terão início no começo do ano que vem. Até o final do Projeto, 107 turmas devem ser realizadas no Nordeste, com cerca de 16 alunos cada, totalizando 1.700 alunos.
Na Etapa 2 do PBH, serão capacitados um total de 9.238 técnicos em cursos de boas práticas em sistemas de ar condicionado e refrigeração comercial e em cursos para uso seguro e eficiente de fluidos alternativos de baixo GWP.
Além dos cursos no Nordeste, serão iniciadas turmas, em 2018, nos seguintes estados brasileiros: Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Mato Grosso, Goiás, Amazonas, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.