Forte parceria com setor privado. Essa é a fórmula do Sesi Senai Jardim Colorado, localizado em Goiânia (GO), para avançar na formação de técnicos no curso de Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado do tipo Janela e Mini-Splitneste ano marcado pela pandemia do Covid-19.
O curso faz parte do Projeto para o Setor de Serviços da Etapa 2 do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e implementado pela agência bilateral, a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.
“Com a pandemia, os cursos presenciais foram paralisados na nossa escola a partir de 17 de março. Mesmo assim, conseguimos manter o curso ativo durante os meses de maio a outubro, por meio de cursos ministrados nas instalações de empresas, porque elas mantiveram autorização do Estado para funcionar”, explica Glauber Rodrigues da Silva, supervisor técnico do Senai Colorado, responsável pela coordenação dos cursos do PBH.
Segundo Silva, no período mais agressivo da pandemia, a demanda de trabalho na área de refrigeração, que é muito grande em Goiás, diminuiu um pouco e, por isso, as empresas puderam realizar com mais tranquilidade os cursos do PBH nas suas instalações. Em maio, foram formadas duas turmas nas empresas Monteiro Refrigeração e Centro Oeste Refrigeração, respectivamente. Em junho, uma turma na Termo Gold. Em agosto, totalizaram três turmas formadas, sendo uma na Fibra Engenharia, e duas na Dr. House. Já em setembro, mais uma turma formada na empresa Dr. House.
“Foi uma solução excelente essa parceria com o setor privado”, afirma Silva. “E o melhor de tudo foram as ótimas avaliações que o curso recebeu das empresas.” Esse trabalho de contato com as empresas, por meio de visitas frequentes por parte da equipe do Senai Colorado, vem sendo desenvolvido desde o início do curso do PBH em setembro de 2018 e se fortaleceu ao longo do período mais agressivo da pandemia no País.
Volta às aulas presenciais
No final de setembro passado, voltaram a ser permitidas as aulas presenciais em Goiânia nos cursos de modalidade Aperfeiçoamento Profissional. Tomando todos os cuidados de saúde e segurança, mais uma turma de técnicos foi formada no Senai no mês de outubro. Neste mês de novembro já tem uma turma em curso, que será formada dia 19.11. E já estão previstas turmas para dezembro deste ano (1 turma) e, depois de breve recesso, para a primeira quinzena de fevereiro de 2021 (1 turma). Os cursos são ministrados pelos instrutores Gleibson Gonzaga e Jorge Nunes, ambos capacitados pelo PBH.
“Nossa região é muito quente. Agora no final do ano, com o verão, cresce a demanda de trabalho, o que dificulta um pouco a realização dos cursos nas sedes das empresas, mas, ao mesmo tempo, aumenta a demanda por técnicos com boas práticas. Com o retorno das aulas presenciais aqui na escola, vamos poder oferecer os cursos à noite, durante a semana. E, no ano que vem, já planejamos voltar com uma experiência de curso nas sextas-feiras, das 17 às 22 horas, e aos sábados das 8 às 17 horas”, explica Silva.
Até o final deste ano, o Senai Jardim Colorado deve chegar à marca de 380 técnicos formados no curso Boas Práticas em Sistemas de Ar condicionado do tipo Janela e Mini-Split. Na Etapa 2 do PBHestá prevista inicialmente a capacitação de 400 técnicos em refrigeração no estado de Goiás.
Mais informações:
Escola SESI SENAI Jardim Colorado Professor Hélio Naves
Tel. (62) 3522-7104
E-mail: sesisenaicolorado@sistemafieg.org.br
Crédito da foto: Escola SESI SENAI Jardim Colorado