Senai-SC formará 144 técnicos no curso Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado

Este ano a escola SENAI, localizada em São José, na região metropolitana de Florianópolis, em Santa Catarina, oferecerá um total de 144 vagas para o curso “Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado do Tipo Janela e Mini-Split”, realizado no âmbito do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH). O curso, totalmente gratuito, com carga horária de 32 horas de aulas práticas e teóricas, é um diferencial para os profissionais que atuam no mercado de climatização, pela formação com foco na preservação do meio ambiente.

Segundo Álvaro Elias Flores, coordenador de educação profissional, até março deste ano foram formados pela escola neste curso 223 alunos. A meta, até o final do ano, é chegar a formar mais 144 alunos, totalizando 377 técnicos. O projeto total da escola nesta parceria com o PBH é de 400 técnicos. “Estamos otimistas em conseguir atingir a nossa meta. Estamos realizando diversas ações de divulgação deste curso. Temos, por exemplo, nos aproximado bastante do sindicato de climatização do estado, que como parceiros nos ajudam na divulgação. Com isso conseguimos atingir mais pessoas e atrair mais técnicos para realizar esses cursos”, afirma.

A expectativa do coordenador é, com a volta à normalidade das aulas, conseguir formar turmas completas com 16 alunos. “Quem está tomando a frente deste projeto do curso do PBH hoje é um supervisor que atua comigo, o Carlos Augusto Zoletti. Estamos buscando parceria com outras unidades do Senai, tanto da região Norte do estado como do Sul. Quando realizamos parcerias com unidades do Senai em regiões como a de Itajaí, por exemplo (curso realizado em 2021), nós deslocamos um profissional capacitado, com todos os equipamentos necessários, para realizar o treinamento na escola. Com ações como essas, mais profissionais do estado têm acesso a esse importante curso”, explica o coordenador.

Volta à normalidade

O Senai São José, como outras escolas no Brasil, especialmente as técnicas, passou por momentos difíceis nos últimos dois anos, devido à pandemia do Covid-19. “Dia 31 de março Santa Catarina encerrou o estado de calamidade gerado pela pandemia do Covid-19 e acreditamos que a tendência agora é voltar, de fato, para a normalidade. Aqui na Grande Florianópolis em 2020 ficamos sem ter cursos presenciais, o que prejudicou especialmente os cursos de curta duração, como esse do PBH, e impactou bastante os trabalhos da escola. Em 2021 já pudemos voltar um pouco mais a normalidade, com as aulas presenciais com número limitado de alunos, mas não com a flexibilidade de antes da pandemia. Também tivemos muitos problemas de aulas interrompidas no ano por causa de alunos contaminados com Covid-19”, conta Álvaro Flores.

Segundo o coordenador, em 2020 foram apenas três turmas formadas no curso de “Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado do Tipo Janela e Mini-Split”, sendo duas no final do ano. Em 2021, foram dez turmas. E neste ano de 2022 a previsão é chegar a 11 turmas formadas, com até 16 alunos cada, atuando até completar os 144 alunos previstos no ano.

Da mesma forma que em Santa Catarina, as escolas parcerias do PBH estão voltando à normalidade de aulas em todo o país e com inscrições abertas (veja escolas parceiras em: http://www.boaspraticasrefrigeracao.com.br/cursos). O PBH é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e as ações para o setor de serviços, como o curso de boas práticas para sistemas de ar condicionado, são implementados pela agência bilateral parceira, a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

Mais informações e inscrições:

SENAI São José – Santa Catarina

Pelo site: https://forms.gle/LYtM4A3jck5w6oXa6
Pelos telefones:

Recepção SENAI São José: (48) 3381-9200
Mercado SENAI São José: (48) 3381-9201

WhatsApp: (48) 9 8412-0162