A Escola Sesi Senai Jardim Colorado Prof. Hélio Naves, localizada em Goiânia (GO), está com inscrições abertas para o curso gratuito de Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado do tipo Janela e Mini-Split. Estão sendo disponibilizadas 60 vagas, distribuídas por cinco turmas, com média de 12 alunos cada, que devem ocorrer até o final deste ano.
“Em setembro de 2021 nossa escola formou a 35ª turma, fechando a meta de 400 alunos certificados nos cursos de Boas Práticas. Logo depois foi feito um aditivo de mais 80 vagas e com isso pudemos iniciar a 36ª turma em fevereiro de 2022. No primeiro semestre do ano realizamos três turmas e formamos mais 20 alunos. Agora temos mais 60 vagas para trabalhar neste segundo semestre”, explica Glauber Rodrigues da Silva, supervisor técnico, responsável pela coordenação dos cursos desenvolvidos em parceria com o Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH).
A demanda de alunos ainda é grande na região, segundo Silva. “Para nós foi muito bom conseguir mais essas novas vagas. Esse curso é muito importante e é muito procurado, também pelos alunos que já fizeram outros cursos na escola. Nossa escola aqui é a única da região. Recebemos inscrições não só de Goiânia, mas também do interior. Temos alunos de cidades próximas como Nerópolis, Trindade, Goianira. É um curso excelente!”, afirma.
No momento, a escola trabalha na divulgação das novas vagas. “Estamos divulgando as 60 vagas na secretaria da Escola e por meio das redes sociais e da Rádio Noroeste”, afirma o supervisor. “Nós também temos uma área de relações com o mercado que visita as empresas e propõe parcerias. Nós podemos criar turmas especialmente para empresas, que podem ocorrer aos sábados ou à noite, é tudo negociável. E com turmas extras nós podemos fechar a meta ainda antes de dezembro”, complementa.
Profissionalização
Atualmente dois instrutores ministram o curso de Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado do tipo Janela e Mini-Split na escola: Gleibson Correia Gonzaga e Lucimar Rodrigues do Nascimento (na foto com a Turma 37).
Segundo Gonzaga, este curso acaba sendo uma oportunidade para muitos técnicos perceberem a importância de estudar, de se profissionalizar. “Boa parte dos alunos nunca fizeram cursos. São pessoas que vieram de outras áreas e começaram a trabalhar na refrigeração sem conhecimento nenhum sobre fluidos refrigerantes, processo de recolhimento ou procedimentos de segurança”, explica. “No curso enfatizamos muito a importância de trabalhar com ferramentas adequadas. Falamos dos problemas que mais ocorrem no campo e o que deve ser evitado, por meio das boas práticas. Com isso, procuramos abrir os olhos sobre a importância da capacitação. Boa parte dos alunos acaba retornando para a escola fazendo matrícula em outros cursos, como o de técnico em refrigeração.”
De acordo com o instrutor, no curso também é abordada a questão de fluidos refrigerantes alternativos aos HCFCs e a necessidade de maior capacitação dos técnicos em refrigeração e climatização. “A entrada dos fluidos naturais preocupa ainda mais para aqueles que nunca fizeram curso, mesmo estando trabalhando no mercado há muitos anos”, afirma.
Escolas parceiras
Este curso faz parte do Projeto para o Setor de Serviços da Etapa 2 do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e implementado pela agência bilateral, a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH. Todos os cursos do PBH são ministrados por escolas parcerias em todas as cinco regiões do País. Veja quais são as escolas em: https://boaspraticasrefrigeracao.com.br/cursos/
Mais informações:
Escola SESI SENAI Jardim Colorado Professor Hélio Naves
Tel. (62) 3522-7104