Cinco escolas vencem a licitação para ministrar cursos sobre “Uso Seguro de Fluidos Inflamáveis em Sistemas de Ar Condicionado do Tipo Split”

 

As cinco instituições de ensino técnico profissionalizante vencedoras da licitação para “Treinamento e Capacitação de Mecânicos e Técnicos de Refrigeração para Uso Seguro de Fluidos Inflamáveis em Sistemas de Ar Condicionado do Tipo Split” são: Escola Sesi Senai Toledo, em Toledo (PR); Escola Senai Oscar Rodrigues Alves, em São Paulo (SP); Escola Sesi Senai Jardim Colorado, em Goiânia (GO); Senai Centro de Excelência em Educação e Tecnologia Sebastião Camargo, em Porto Velho (RO), e o Centro de Tecnologias do Gás & Energias Renováveis (CTGAS-ER), em Natal (RN).

Esta iniciativa faz parte do Projeto para o Setor de Serviços da Etapa 2 do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e implementado pela agência bilateral parceira do PBH, a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

Segundo Stefanie von Heinemann, consultora e gerente de projetos da GIZ-Proklima no Brasil, todas as escolas aprovadas pela licitação já firmaram contrato. “Neste momento estamos realizando trabalhos preparatórios para a realização dos cursos, como a elaboração de material didático e a realização de licitações para compra de ferramentas e equipamentos adicionais para as escolas”, explica.

No âmbito deste projeto, devem ser capacitados 700 profissionais em todo o Brasil, nas cinco regiões abrangidas pelas escolas, e a previsão de início dos cursos é para o primeiro semestre de 2023. O projeto utiliza a abordagem “Treinamento de Treinadores”, no qual serão primeiramente capacitados um mínimo de 10 treinadores com o objetivo de replicar a metodologia de ensino a ser adotada nos cursos. Após a conclusão desta fase, os treinadores serão responsáveis por treinar e capacitar os 700 mecânicos e técnicos de refrigeração para o uso seguro de fluidos inflamáveis em sistemas de ar condicionado do tipo split, divididos em turmas com até 16 alunos.

Está previsto que nestes cursos de capacitação prática e teórica serão tratadas questões de segurança, instalação, comissionamento, serviços de manutenção, entre outros, utilizando-se para tanto as mais modernas metodologias e tecnologias internacionais.

O objetivo deste projeto, no âmbito do PBH, é apoiar a continuidade do processo de eliminação dos fluidos refrigerantes HCFCs, nocivos à Camada de Ozônio do planeta, de maneira gradativa, até zerar o consumo no país, em 2040, introduzindo e apoiando o uso seguro e eficiente de fluidos refrigerantes alternativos de zero potencial de destruição da camada de ozônio (PDO) e de baixo potencial de aquecimento global.

Veja mais informações sobre as ações desenvolvidas para proteção da Camada de Ozônio no Brasil em: https://boaspraticasrefrigeracao.com.br/nossa-missao/