Em todo o Brasil, está foi a sexta turma feminina neste curso de Boas Práticas; e a sétima entre os cursos gratuitos implementados pelo PBH
A escola SENAI CFP Américo Renê Giannetti, localizada em Belo Horizonte (MG), formou a 1ª Turma Feminina do curso de “Boas Práticas para Melhor Contenção do HCFC-22 em Sistemas de Ar Condicionado do tipo Janela e Mini-Split” no dia 25 de novembro. O curso é totalmente gratuito e é realizado no âmbito do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).
Esta foi a primeira turma exclusivamente feminina formada pela escola neste curso, seguindo a tendência incentivada pelo Programa de abrir mais oportunidades para as mulheres no setor de refrigeração.
O diretor da escola, Ricardo Alexandre Pereira, afirma estar muito feliz com a parceria com o PBH. “Nós já tivemos a oportunidade de formar diversos alunos/as nos cursos de Boas Práticas em Refrigeração. Somente este ano (2023) chegaremos a cerca de 150 alunos (homens e mulheres) formados. Para 2024, esperamos formar mais 80 alunos/as”, diz.
Mas, para o diretor, esta turma foi especial: “Formar a 1ª turma só de mulheres é uma satisfação muito grande, pois cada vez aumenta a importância da participação feminina no mercado da Refrigeração e elas precisam estar cada vez mais engajadas e capacitadas. Foi um projeto que deu muito certo! Acredito que outras turmas femininas virão em 2024, pois temos muitas mulheres realizando os nossos cursos e com a divulgação dessa oportunidade exclusiva, muitas delas com certeza vão se interessar e se inscrever. E nós vamos continuar realizando os cursos regulares (masculinos ou mistos).”
Stefanie von Heinemann, consultora e gerente de projetos da GIZ, presente ao último dia de treinamento que foi seguido da cerimônia de formatura, concorda com o diretor que formar mais esta turma de mulheres dá uma satisfação muito especial. “Nós verificamos que a participação de mulheres nesses cursos era de apenas 5%, até o ano passado. Então, neste ano, procuramos formas de atingir mais esse público-alvo feminino. E realmente conseguimos com essa iniciativa atrair mais mulheres, porque elas se sentem mais à vontade, em um ambiente exclusivamente feminino. Essa foi nossa sexta turma de mulheres neste curso. Formamos três turmas femininas em parceria com o SENAI-SP; uma com o SENAI-RS e uma com IFBA-BA, explica. Além de outra turma feminina formada recentemente no curso de Mecânica, no SENAI-RN. Temos certeza de que esse projeto de ‘turmas exclusivas femininas dos cursos do PBH’ irá continuar em 2024 e nós próximos anos, porque o objetivo de inserir mais mulheres no setor de Refrigeração permanece.”
Empreendedoras
No total foram 9 alunas formadas, que frequentaram as aulas ministradas pelo instrutor Pedro Henrique de Freitas Lima, durante quatro sábados de novembro, das 8 às 17 horas. O professor Pedro contou com o apoio de dois outros instrutores da escola durante algumas das aulas: Caio Alexandre Evangelista (1º dia) e Rogério Melo (último dia).
Conheça mais sobre as alunas desta 1ª Turma do SENAI-BH:
- Brenda Barbosa Alves, 32 anos:
“Eu fui orientada para realizar este curso pelo especialista na área, Macson Ferraz, da MF Soluções. Sou engenheira civil e trabalho com ele, como projetista autônoma, em diversos projetos, como plantas fabris na área alimentar, que incluem câmaras de refrigeração. Só na construção civil estou há 11 anos. Mas realizar esse curso foi excelente, porque eu precisava entender mais a fundo sobre os fluidos refrigerantes, sobre as boas práticas em sistemas de ar condicionado, nesse contexto de mudanças climáticas e proteção da Camada de Ozônio. Gostei muito do curso. Foi sensacional!”.
- Márcia Maria Menezes, 56 anos:
“Adorei o curso. Era o que eu precisava. Acrescentou muito conhecimento. Eu sentia muita necessidade de aprender mais sobre refrigeração. Agora sou outra profissional. Vou trabalhar ainda melhor! Na minha empresa, a Eletromar (em que trabalho eu e mais duas colaboradoras), nós fazemos a manutenção de diversos equipamentos de refrigeração, como climatizadores, geladeiras e freezers. Mas, pretendo também atuar com aparelhos de ar-condicionado. Além desse curso, quero fazer o curso técnico em Refrigeração, aqui mesmo na escola. Espero ser selecionada!”.
- Iris Borges Constantino, 66 anos:
“Sou carioca, mas vim há um ano para Belo Horizonte e estou trabalhando atualmente junto com a Márcia, na empresa Eletromar. Eu gostei muito da proposta do curso, pois quero entender mais sobre os equipamentos de ar-condicionado. Não atuamos nessa área ainda, mas eu já tenho muita experiência em construção, pois trabalhei 21 anos na área na cidade de Boston (EUA) onde residia. Amei muito o curso, especialmente da parte prática. E, também, do nosso grupo de mulheres, que parece uma família. Foi maravilhoso. Quero fazer outros cursos na área!”
- Paula Christine Ferreira S. Freitas, 32 anos:
“Sou formada em administração, faço faculdade de Marketing Digital e tenho três filhos. Sou também do ´Movimento Elas na Refrigeração´, membro do grupo de mulheres nacional e no estado. Fiquei sabendo da existência desse curso por meio da Gisieli (que fez parte da turma mulheres no SENAI Porto Alegre). Mas quando soube desta turma aqui no SENAI-BH fiquei muito feliz, porque nós mulheres temos muito a vencer nessa área, ultrapassando os preconceitos, e o conhecimento é essencial para isso. Há 12 anos tenho minha própria empresa na área, que abri aos 22 anos. Hoje já temos 8 funcionários; são 10, somando eu e meu marido, que há cinco anos começou a atuar comigo. O curso foi ótimo! Aprendi muito, especialmente sobre as boas práticas. Agora, na minha empresa, é obrigatório reciclar os fluidos e está proibido liberar para o meio ambiente. Espero que possam ter mais cursos como esse, só para mulheres, aqui no SENAI-BH.”
- Sthfany Cristina dos Santos Oliveira, 19 anos:
“Fiz um curso de refrigeração aqui no SENAI-BH de um ano e, em seguida, consegui um contrato numa empresa também de um ano. Eu gostei muito da área e quero a me aprimorar, por isso, quando soube deste curso, por meio da MF Soluções, em que atuei num projeto, eu quis logo fazê-lo. Adorei o curso. Foi muito bom, porque aprendi mais. Pretendo fazer outros cursos, como de Técnico de Segurança no Trabalho e até, no futuro, engenharia. Sou nova, tenho muito a aprender e evoluir, a refrigeração é uma área muito boa e traz muita oportunidade.”
Além dessas alunas, participaram também: Kenia Cristina Silva, 36 anos, formada em administração, há cinco anos vendedora na área; Eduarda Silva Azevedo, 24 anos, engenharia mecânica, compradora na área; Junia Paula de Castro Souza, 52 anos, vendedora na área; e Rosimary Alves da Silva, 44 anos, que quer se qualificar para entrar na área. Todas querem realizar mais cursos na área de refrigeração e climatização.
Mulheres que inspiram
Durante a cerimônia de formatura, a aluna Iris Constantino representou a turma feminina na entrega do troféu “Mulheres que Inspiram” a Stefanie von Heinemann, da GIZ. A homenagem ocorreu em nome da escola SENAI CFP Américo Renê Giannetti, em agradecimento à parceria e pela realização deste importante movimento que abre oportunidades para mais mulheres se qualificarem na área de refrigeração.
Importante ressaltar que essa iniciativa e outras do PBH, em prol da promoção do equilíbrio de gênero, com objetivo de aumentar a participação das mulheres no mercado de trabalho da Refrigeração no Brasil, conta com o empenho do Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), responsável pela coordenação do PBH, além da agência bilateral Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, que implementa esse e outros cursos e demais projetos do PBH para o Setor de Serviços no país.
Conheça as escolas parceiras do PBH, nas cinco regiões do Brasil pelo site (https://boaspraticasrefrigeracao.com.br/cursos/).
Mais informações sobre cursos do PBH em Belo Horizonte (MG):
SENAI CFP Américo Renê Giannetti – FIEMG – Federação das Indústrias de Minas Gerais
Av. Antônio Carlos, 561, Bairro Lagoinha, Belo Horizonte (MG)
Tel.: (31) 3422-5023, 3422-5030 e 3421-2880