PBH lança novo curso para “Uso Seguro de Fluidos Inflamáveis em Sistemas de Ar Condicionado do tipo Split” em 5 Estados

1ª edição do “Treinamento dos Treinadores”, do novo curso do PBH, aconteceu na Escola SENAI Oscar Rodrigues Alves, em São Paulo (SP) de 24 a 28 de março.

 O Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs – PBH, realizado no âmbito do Protocolo de Montreal para Proteção da Camada de Ozônio, está lançando um novo curso no país, totalmente gratuito, para Treinamento e Capacitação no Uso Seguro de Fluidos Inflamáveis em Sistemas de Ar Condicionado do tipo Split.

O novo curso sobre fluidos inflamáveis está disponível para inscrições em cinco escolas técnicas*, de cinco estados, que contemplam as regiões geográficas do país: Centro Oeste (GO); Nordeste (RN); Norte (RO); Sudeste (SP); e Sul (PR).

Com esse novo curso, o PBH, sob coordenação do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), e implementação, da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, inicia uma nova fase de difusão segura dos fluidos naturais no país.

“Estamos preparando o Brasil para o futuro da refrigeração e climatização, para uma utilização mais eficiente das novas tecnologias de baixo impacto ao sistema climático global e que não destroem a Camada de Ozônio. Além deste novo curso (Etapa II do PBH), na Etapa III do programa, esses treinamentos serão ampliados, com escolas técnicas de mais estados ministrando os cursos por todo o país. Vamos capacitar mais de 5 mil profissionais”, afirma Leandro Gomes Cardoso, Coordenador-Geral de Mitigação e Proteção da Camada de Ozônio do MMA.

Responsável na GIZ por projetos de Refrigeração Verde utilizando fluidos refrigerantes naturais, não só no Brasil, mas também na Ásia e na América Latina, Ellen Michel, Coordenadora de projeto GIZ Proklima, acredita que este novo curso do programa será um grande sucesso. “Este curso vai surpreender especialmente os técnicos/as de refrigeração, que terão acesso nas aulas, com toda segurança, a esta nova tecnologia, utilizando equipamentos de ar condicionado importados pela GIZ, e analisados e aprovados pela empresa líder mundial em certificação, a SGS, especialmente para esses treinamentos nas escolas parceiras do PBH.”

Treinamento dos Treinadores – SENAI-SP

Para realização do curso foram programadas duas edições do “Treinamento dos Treinadores”, quando serão capacitados os instrutores que ministrarão os cursos nas escolas. A primeira edição aconteceu, na última semana de março, em São Paulo (SP); e a segunda acontece em Natal (RN), nesta primeira semana de abril. Os treinamentos dos instrutores estão sendo realizados pelo instrutor internacional Dennis Frieske, engenheiro alemão, consultor internacional da área de refrigeração.

Engenheiro Denis, à esq, orientando seus alunos instrutores na oficina do Senai-SP.

Na Escola SENAI Oscar Rodrigues Alves, em uma nova área da oficina de climatização, o “Treinamento do Treinadores”, com duração de 40 horas, aconteceu de 24 a 28 de março, e reuniu 15 instrutores, sendo 14 homens e 1 mulher, de 3 estados: São Paulo, Goiânia e Rondônia.

“Para nós do SENAI, é muito importante essa nova etapa da parceria com o MMA e a GIZ (parceria que tem mais de 20 anos), porque nos dá a oportunidade de ter contato com essa tecnologia internacional, que já é iminente no mercado nacional. Vai ser excelente esse curso para o Brasil, porque multiplicaremos esse conhecimento sobre fluidos inflamáveis de forma segura”, afirma Eduardo Macedo Ferraz e Souza, diretor da Escola SENAI Oscar Rodrigues Alves.

Da mesma forma, Arnaldo Basile, presidente executivo da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar condicionado, Ventilação e Aquecimento, reforçou a importância deste treinamento para toda a indústria do setor, que traz para o país o que há de melhor e mais inovador em termos de tecnologia no mundo. “Incentivo aos técnicos/as de refrigeração a realizarem esse curso e se capacitarem nessa nova tecnologia. A capacitação é o caminho para evoluir pessoalmente e profissionalmente e trará benefícios para seus negócios, suas empresas e seus clientes/consumidores.”

Após a conclusão do Treinamento dos Treinadores, os instrutores retornarão às suas escolas, parceiras do PBH, para conduzir o treinamento de dezenas de profissionais da área de refrigeração e climatização, que poderão se inscrever gratuitamente para realizar esse novo curso.

As equipes do MMA e da GIZ implementaram o Treinamento (na foto, junto com os instrutores na nova oficina, antes de abrir as caixas dos equipamentos)

Colaboraram e prestigiaram para realizar essa 1ª Edição do “Treinamento dos Treinadores”:  Frank Edney Gontijo Amorim, Analista Ambiental do MMA; Tatiana Lopes de Oliveira Pereira, Analista Ambiental do MMA; Stefanie von Heinemann, Consultora e Gerente de projetos da GIZ; Eduardo Macedo Ferraz e Souza, Diretor da Escola SENAI Oscar Rodrigues Alves; e Arnaldo Basile, Presidente Executivo da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar condicionado, Ventilação e Aquecimento.

DEPOIMENTOS

Veja os depoimentos de três alunos do curso, um de cada estado/escola participante deste 1º Treinamento dos Treinadores:

Arnaldo Moura, 55 anos, instrutor dos cursos de Refrigeração da Unidade 7 – SENAI – PORTO VELHO – RO

“É um curso muito rico, tem muita informação importante, o que é fundamental para quebrar o paradigma de medo em torno na inflamabilidade do fluido natural. O risco só existe se não forem aplicadas as boas práticas em refrigeração. E nós, instrutores, aprendemos com o engenheiro Dennis a poder passar para nossos alunos com segurança todas as orientações e medidas que devem ser tomadas. Lá em Rondônia já temos duas turmas programadas desse curso, a partir de abril, e muitas outras virão, com certeza, porque o interesse dos técnicos/as é muito grande.”

Faustino Tudda, 50 anos (17 de SENAI), instrutor dos cursos de Refrigeração na Escola SENAI Oscar Rodrigues Alves – SÃO PAULO-SP

“Tenho muito a agradecer a todos do Programa que fizeram esse curso e que vieram aqui nos passar todo esse conhecimento, como, por exemplo, sobre o comportamento do fluido no sistema e suas implicações. Esse treinamento me deu uma outra visão, de aspectos técnicos e de segurança, o que sem dúvida amplia a nossa qualificação como profissionais da área e vai permear todos os cursos que ministramos aqui na escola. A demanda de alunos para esse curso será muito grande, porque temos alunos e ex-alunos com muita expectativa de poderem realizá-lo. Temos alunos que inclusive já atuam com fluidos inflamáveis em seus trabalhos e precisam muito desse conhecimento.”

Lucídio Sebastião Lourenço Júnior, 33 anos, instrutor dos cursos de Refrigeração no SENAI–GOIÂNIA -GO

“Gostei muito do curso. É muito bom. Foi meu primeiro curso no Programa e tinha muito expectativa em poder participar. Estou muito feliz pela oportunidade, pelo contato com os colegas, e por estar aqui no SENAI-SP que é uma referência para nós no Brasil e na América Latina. Além de dar aula à noite, eu sou engenheiro durante o dia em uma empresa de engenharia térmica, e tive todo o apoio para estar aqui.  Portanto, a indústria também reconhece e valoriza a importância desse treinamento em Boas Práticas de Refrigeração e posso adiantar a todos os nossos alunos da região Centro-Oeste, que irão fazer esse curso (a partir de abril), com essa nova tecnologia, que será muito bom para suas carreiras e empresas.”

(*) Conheça as cinco escolas multiplicadoras do novo curso do PBH e faça sua inscrição:

  • Escola Sesi Senai Toledo, em Toledo (PR) – Previsão de inscrições em Abril/2025;
  • Escola Senai Oscar Rodrigues Alves, em São Paulo (SP) – Aulas já começaram. Inscrições presenciais na própria escola;
  • Escola Sesi Senai Jardim Colorado, em Goiânia (GO) – Previsão de turmas em Abril/2025;
  • Senai Centro de Excelência em Educação e Tecnologia Sebastião Camargo, em Porto Velho (RO) – Previsão de inscrições em Abril/2025; e o
  • Centro de Tecnologias do Gás & Energias Renováveis (CTGAS-ER), em Natal (RN) – Previsão de inscrições em Abril/2025.

Por Susana Ferraz, consultora de Comunicação da GIZ para o PBH (jornalista responsável pelos conteúdos neste website e nas mídias sociais).

 

Leia, siga e compartilhe!

Confira também nossos conteúdos nas redes sociais (inclusive fotos making of das gravações para o futuro vídeo sobre o novo curso), agora com o novo apoio na Produção e Operação de Ana Paula Macêdo, assessora técnica-administrativa júnior da GIZ, também presente neste 1º Treinamento dos Treinadores:

https://www.instagram.com/p/DHqrdWhMi3A/?utm_source=ig_web_copy_link

https://web.facebook.com/share/p/18ghgshKN4/

#boaspraticasrefrigeracao #cursospbh #sustentabilidade #clima #refrigeração #climatização #fluidosrefrigerantes