A FEBRAVA 2019 – 21ª Feira Internacional – sediou na última quinta-feira (12) o 1º Encontro Nacional de Mulheres do AVAC-R (Aquecimento, Ventilação, Ar condicionado e Refrigeração), que discutiu temas como as boas práticas em refrigeração, destacando indicadores da presença profissional feminina no setor e formas de maior inclusão. O presidente executivo da Abrava – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento, o engenheiro Arnaldo Basile, destacou no início do encontro, que o setor está aberto para o aumento da participação feminina. “Hoje nosso setor pode ser considerado masculino, mas não machista”, afirmou. Segundo ele, o setor vem evoluindo e mudando, conforme o amadurecimento cultural do próprio país, e para ampliar essa evolução a maior presença das profissionais femininas é muito importante.
Para a professora doutora Anna Cristina Barbosa Dias de Carvalho, da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec-SP), que mediou o evento, há muito a ser feito no Brasil e especialmente no setor AVAC-R para conseguir cumprir o Objetivo 5, traçado pela ONU, que é: “Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas” até 2030. “Eu acredito que a educação é caminho para essa evolução. É compartilhar ideias e conhecimentos, como estamos fazendo nesse encontro, para ampliar a formação e a qualificação nas mulheres nesse setor”, afirma a diretora da Fatec.
Palestrante do Encontro, Stefanie von Heinemann, gerente de projetos da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ), abordou o tema “Panorama Global do Uso de Fluidos Refrigerantes e Capacitação Técnica no Brasil”, em especial mostrando todo o trabalho realizado até agora pelo Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), que está qualificando milhares de técnicos em refrigeração por todo o Brasil. Todas as ações do PBH são coordenadas pelo Ministério do Meio Ambiente, que conta com o apoio técnico da GIZ na implementação.
A gestora da GIZ ressalvou que muitos profissionais, homens e mulheres, apoiam esse trabalho de capacitação. “São mulheres diretoras, professoras, administradoras, de Escolas Técnicas, até as alunas, técnicas em refrigeração, que realizam os cursos”, disse. Ao final da sua palestra, Stefanie perguntou à plateia, formada principalmente por mulheres: “Vocês sabem qual foi a participação de mulheres nos cursos de boas práticas do PBH?” A resposta, apresentada pela palestrante, indica a situação atual das profissionais mulheres nesse setor: apenas cerca de 5%.
“Mas estamos todos, homens e mulheres, trabalhando para aumentar essa participação e tenho orgulho em dizer que temos uma instrutora mulher atuando nos cursos do PBH, a instrutora Jossineide Oliveira e Silva, que atua no Senai Rondônia”, disse a gerente da GIZ, apresentando vídeo sobre a primeira instrutora mulher dos cursos do PBH (https://www.youtube.com/watch?v=uyQGD_xd8_I&t=48s).
A professora Jossineide também palestrou no encontro sobre a importância das boas práticas na refrigeração e como as mulheres podem se qualificar e suplantar as dificuldades de inserção no setor, ampliando sua participação. “Infelizmente, o Brasil ainda é referência mundial em desperdício de fluidos frigoríficos. Precisamos ampliar as boas práticas para o descarte correto e reutilização dessas substâncias. As mulheres, sempre muito cuidadosas, podem ajudar e muito nesta tarefa, ampliando sua participação nesse mercado e atuando para eliminar os vazamentos”, afirma.
Também palestraram no encontro: as engenheiras Ana Giannini e Joana Canozzi, especialistas da área de fluorquímicos da Chemours e a engenheira mecânica Sandra Botrel (Protherm); a presidente do comitê de diversidade do capítulo brasileiro da Ashrae, Viviane Nunes; a técnica em refrigeração Carmosinda Santos; a gerente nacional de vendas da Armacell, Priscila Baioco; e a gerente de negócios da Belimo na América Latina, Elsa Yáñez.
FEBRAVA 2019
A Febrava é o mais importante evento que representa todo setor AVAC-R na América Latina, que aconteceu este ano de 10 a 13 de setembro. O evento contou com apoio de 30 associações e recebeu mais de 25 mil visitantes, entre profissionais como atacadistas, consultores, engenheiros e varejistas.
Além do Encontro de Mulheres, aconteceram outros eventos paralelos como o XVI Conbrava – Congresso Brasileiro de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento de Ar; a Ilha do Conhecimento (espaço destinado para palestras gratuitas com profissionais do setor); e o XVII Encontro Nacional de Empresas Projetistas e Consultores da Abrava.
Na edição 2019, o evento também contou com ilhas temáticas para demonstrar inovações em equipamentos e sistemas de AVAC-R, entre elas: Cadeia do Frio, Meio Ambiente, Ar-Condicionado Automotivo e Construções Sustentáveis. E ainda tiveram outras duas ilhas educacionais: uma coordenada pelo SENAI e a outra pela Fatec com demonstrações de equipamentos de alto padrão criado pelos próprios alunos.
*Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. Veja mais em: https://nacoesunidas.org/pos2015/ods5/.