As escolas técnicas têm tradição em promover competições técnicas no país e no exterior. A Olimpíada do Conhecimento*, organizada pelo sistema SENAI, é o maior evento nacional no quesito refrigeração, e dela saem campeões que vão disputar torneios internacionais como o WorldSkill, organizado pela WorldSkills International.
Há vários exemplos de campeões pelo país como Willian Ramon Grassioti de Sousa (foto), atualmente com 27 anos, que aos 16 anos entrou no SENAI Taguatinga (DF) para fazer um curso de qualificação em refrigeração, inspirado pelo pai que atuava na área, e mudou sua vida. Depois de ser campeão estadual e nacional, ele foi Campeão Mundial da Refrigeração, na WorldSkills Londres 2011, onde disputou com profissionais de dezesseis países. Essa vitória lhe valeu entre outras coisas uma bolsa para a faculdade de engenharia, oferecida pelo SENAI, e, posteriormente, o convite para ser instrutor.
Willian Grassioti, como é conhecido, hoje, engenheiro formado, é um dos instrutores do novo curso de Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado do tipo Janela e Mini-split no Senai-DF, que é totalmente gratuito e acessível aos técnicos com mais de três anos de atuação no mercado de trabalho. “Ao meu ver o curso do PBH traz muito crescimento e evolução para a nossa área. É muito bom poder disseminar essas informações tão importantes para diversos técnicos”, afirma.
O instrutor campeão mundial é exemplo para os colegas de profissão e por isso se empenha em passar todos os conhecimentos que aprende. “Hoje, eu, como disseminador de conhecimento, entendo que é necessário reciclar todos os técnicos que estão no mercado de trabalho no Brasil. Muitos deles têm muita experiência, dez a vinte anos de atuação, mas eles precisam aprender as boas práticas para evitar os vazamentos de fluidos refrigerantes, que agridem o meio ambiente. Além disso, eles precisam ficar aptos para lidar com esses novos fluidos que estão entrando no mercado brasileiro. Isso é urgente!” Por isso, Willian Grassioti ressalta a importância desse curso de Boas Práticas do PBH para ampliar o conhecimento dos profissionais da área. “Essas novas tecnologias, internacionais, trazidas por esse novo curso representam avanços para a nossa área, assim nossas escolas podem preparar melhor os profissionais”, afirma.
Fábrica de campeões
O veterano instrutor Joaquim Venâncio Lourenço Ribeiro, 52 anos, com 35 anos de trabalho na área e 22 no SENAI Taguatinga, fala com satisfação da ênfase dada pela instituição ao bom treinamento dos seus alunos, que acabam chegando a instrutores ou a empresários do setor. “Nossa área de refrigeração aqui no Senai Taguatinga é pequena em relação a outras do País, como São Paulo e Rio Grande do Sul, mas hoje já somos uma referência. Daqui saiu um campeão mundial de refrigeração, o William, em 2010. Temos outro garoto, o professor Gabriel, que também está ministrando o curso do PBH agora, que foi campeão das Américas, em Bogotá, em 2013. Lá ele disputou com todos os campeões das Américas do Sul, Central e do Norte. E temos também o jovem Wisley, que foi campeão nacional em 2016, em Pernambuco e, depois, disputou o mundial em Abu Dhabi, em 2017, ficando em quarto lugar na disputa que envolveu 25 países”, conta orgulhoso dos seus alunos, agora colegas instrutores.
Gabriel Souza Cardoso, 25 anos, campeão das Américas 2013, foi o instrutor escolhido para ministrar as aulas das primeiras turmas do curso de Boas Práticas do PBH no Senai Taguatinga. Ele também elogia bastante o novo curso e fala da importância da ênfase na proteção do meio ambiente. “O curso do PBH mudou bastante a minha visão sobre o uso de alguns equipamentos e a forma de realizar técnicas. Mesmo com todo o treinamento que tive para as Olimpíadas, com mais de 2 mil horas de treinamento, e com a experiência que tive no mercado, o curso me acrescentou muito para aperfeiçoar ainda mais as boas práticas, para evitar os vazamentos de fluidos refrigerantes no meio ambiente. É o que eu falo para os meus alunos: a gente está sempre aprendendo”, afirma.
A história do mais novo instrutor do Senai Taguatinga, Wisley Silva Pereira, 22 anos é um bom exemplo de como a aprendizagem, em boas escolas como o Senai, pode mudar vidas. Ele saiu de Serra Dourada em 2015 para ir morar com o irmão e trabalhar numa pequena empresa na área de instalação e manutenção de ar condicionado do tio, para, como ele mesmo diz “procurar ter uma vida melhor” e nesse mesmo ano começou a fazer o curso de qualificação, na área de refrigeração, no Senai Taguatinga. Em poucos meses, seu bom desempenho o levou ao treinamento para as Olimpíadas, sob os cuidados dos professores Joaquim, William (Campeão mundial 2011) e do próprio Gabriel (campeão das Américas 2013). E, depois de enfrentar uma maratona de treinamentos de mais de 4 mil horas, ele foi campeão estadual, nacional (concorrendo com dez estados) e se classificou no quarto lugar no mundial em Abu Dhabi, em 2017, onde competiu com técnicos de 24 países. Com essa façanha ele ganhou do SENAI um curso de inglês e uma bolsa para a faculdade. Atualmente está cursando engenharia na Universidade do Distrito Federal.
“É muito significativo pra mim olhar para minha jornada e ver tudo que se passou. Mas é mais gratificante ainda poder ensinar aos outros técnicos, que estão trabalhando na rua, e podem ser beneficiados com o conhecimento técnico que eu consegui. E eu poder passar esse conhecimento pra eles, num curso como esse do PBH, que nos ajuda a evitar vazamentos, protegendo a natureza e ainda economizando dinheiro, é muito gratificante mesmo. Eu explico aos meus alunos: ´Podem tirar nossos bens financeiros. Mas o conhecimento, não! É seu para a vida toda!’”.
Como bem diz a diretora do SENAI Taguatinga, Janaína Braga D´Almeida, ao lado de sua mesa repleta de troféus (réplicas de premiações desses jovens e de muitos outros das dezessete áreas da instituição, cuja unidade tem mais de 17 mil metros quadrados de área construída e atende por ano a 15 mil jovens): “Eu mostro esses troféus com muito orgulho do trabalho que realizamos. Temos muito orgulho desses jovens campeões da nossa escola. Eles são um grande exemplo para nossos alunos, que se inspiram nas suas conquistas.”
Cursos de Norte a Sul
O curso de “Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado do Tipo Janela e Mini-Split” faz parte da Etapa 2 do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH). As aulas começaram a ser realizadas no final do ano passado e seguirão até 2020 de Nortes a Sul do País. O PBH é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), e os projetos para o setor de serviços, como esse curso, são implementados pela agência bilateral parceira do PBH, a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH
Veja fotos de todos os entrevistados em: https://www.facebook.com/camadadeozonioerefrigeracaoeclima/
Serviço:
Para mais informações sobre o curso do PBH no Senai-Taguatinga, basta contatar Luciana Coelho, pelo tel.: (61) 3353-8710
*As Olimpíadas do Conhecimento, organizadas desde 2001, são a maior competição de educação profissional e tecnológica das Américas, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), com o apoio de dezenas de empresas e organizações.