Desde o final de outubro, o Centro de Tecnologias do Gás & Energias Renováveis (CTGAS-ER), escola do sistema Senai, localizada em Natal, no Rio Grande do Norte, está oferecendo dois cursos do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH): “Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado do Tipo Janela e Mini-Split” e “Boas Práticas em Sistemas de Refrigeração Comercial”. Estes cursos, que apresentam novas tecnologias, são gratuitos, e estão com grande procura pelos técnicos da área.
“Os cursos são muito bons. A maneira como eles são formatados, os materiais e os equipamentos”, afirma o instrutor José Rodrigues da Fonseca, de 51 anos, e com 32 anos de Senai, especialista na área reconhecido nacionalmente e internacionalmente. “Eu acho que coisas boas, como as mostradas nesse curso, é que agregam consciência profissional e ambiental. Um bom profissional precisa saber que deve se preocupar com a técnica e também com o meio ambiente, porque ele tem família. Então, a proposta desse curso é espetacular e, por isso, atrai muitos alunos.”
Segundo Rodrigues, a divulgação dos cursos pela escola e parceiros está sendo muito bem-sucedida. “Nós estamos divulgando bastante os cursos, por meio de sindicatos, entidades e de empresas parceiras, e os alunos estão comparecendo e se inscrevendo. Este ano fechamos todas as turmas completas e para o ano que vem, a nossa expectativa é também ter classes lotadas”, explica.
Outro instrutor do CTGAS-ER que ministra esses cursos, o experiente José Fernandes de Araújo Santos Filho, de 50 anos e com 31 anos de Senai, também afirma que a demanda de técnicos para esses cursos continuará grande no ano que vem. “Nossa expectativa é formar uma turma atrás da outra. Os técnicos precisam do conhecimento que disponibilizamos, em especial sobre as novas tecnologias, com novos equipamentos, e sobre as formas de evitar vazamentos, protegendo o meio ambiente”, afirma.
Essa demanda acontece, porque o mercado de refrigeração, além de muito aquecido no Estado, está cada vez mais exigente, como explica o instrutor Leonardo Oliveira Sabino, de 32 anos, e há 10 anos atuando no CTGAS-ER: “Hoje o mercado exige as boas práticas, e o técnico que não praticar, com os equipamentos certos, trabalhando com conhecimento, estará fora. É por isso que os técnicos, mesmo aqueles que atuam há muitos anos, estão vindo buscar informação aqui no CTGAS-ER, com cursos como esses”.
Turmas em Mossoró (RN) e Recife (PE)
Em 2019 esses dois cursos também serão ministrados no Rio Grande do Norte, na cidade de Mossoró, e em Pernambuco, em Recife, com todo o trabalho coordenado pelo CTGAS-ER.
O PBH é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), e os projetos para o setor de serviços, como os cursos de boas práticas, são implementados pela agência bilateral parceira do PBH, a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.
Mais informações e inscrições:
CTGAS-ER – Janaína de Fontes Guedes Lima
Tel.: (84) 3204-8000