Escolas da Região Norte do País se preparam para ministrar o curso de “Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado do Tipo Janela e Mini-Split”

Criado no âmbito da Etapa 2 do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), o curso de “Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado do Tipo Janela e Mini-Split” será ministrado nos estados do Amazonas e Rondônia. Seis instrutores já foram capacitados para ministrar o curso, durante a semana de 24 a 27 de julho, sendo três da escola Cesp – Centro de Especialização Profissional, localizada em Manaus (AM), e três do Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem, em Porto Velho (RO).

“A participação dos instrutores nesse treinamento foi muito boa. Mesmo sendo todos bem experientes, o curso trouxe novidades em tecnologias que agregaram bastante em conhecimento. Esse curso é fundamental na atualidade, para que todos da área de refrigeração e climatização se mobilizem para evitar vazamentos de HCFCs no meio ambiente,  pois esses fluidos,  quando liberados na atmosfera, agridem a camada de ozônio e contribuem para o aquecimento global do planeta”, afirma Stefanie von Heinemann, gerente de projetos responsável pela implementação desses cursos pela Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

O experiente professor Rildo Mota Cordovil, do Cesp, de Manaus, há 28 anos na área, foi um dos participantes desse treinamento e será um dos multiplicadores do novo curso.  “Foi muito bom o treinamento. Tivemos acesso a um novo ferramental, com novas técnicas, que vêm nos ajudar a identificar ainda melhor os possíveis vazamentos de R-22, para que possamos ampliar a estanqueidade dos sistemas de ar condicionado”, afirma.  

Segundo o instrutor, que atua nas áreas de refrigeração, climatização e elétrica, inclusive prestando serviços de consultoria e treinamento pela sua empresa, com o novo curso do PBH será possível sensibilizar ainda mais os técnicos do Amazonas para que evitem vazamentos de HCFCs. “No dia a dia ainda há muitos técnicos daqui da Amazônia que não têm o conhecimento de como reduzir vazamentos, realizar contenção de sistemas e, também, da própria reciclagem em si. Esse curso mostra como realizar bem todos esses procedimentos e deixa também claro como os técnicos podem economizar com todo esse processo, inclusive reaproveitando os fluidos refrigerantes, ampliando a reciclagem. Acredito que com esse treinamento poderemos ampliar e muito a conscientização dos técnicos em relação à proteção do meio ambiente.”

Jossineide Oliveira e Silva, educadora e empreendedora na área, uma das pioneiras, como mulher atuante na área de refrigeração e climatização no Brasil, também participou do treinamento em Manaus.  Com toda a sua experiência de mais de 25 anos de trabalho, Jossineide Silva apreciou muito o processo de treinamento dos instrutores desenvolvido: “Nós como professores do Norte, da Amazônia, sempre estamos atentos a oportunidades que podem ampliar nossos conhecimentos, ainda mais com tecnologias internacionais como as trazidas por esse novo curso. O treinamento foi ótimo e proporcionou inclusive um nivelamento de conhecimento, de nós, do Norte do país, com instrutores de outros estados mais evoluídos do Sul e Sudeste, que têm mais acessos a novas tecnologias”, afirma. A instrutora também destacou o ganho que há para as escolas com esse curso do PBH: “O Programa proporciona às nossas escolas o importante acesso aos equipamentos mais modernos, inovadores. Essa evolução é muito importante para nós, e para os nossos alunos, que poderão ter contato com todas essas novas tecnologias.”

Além da importância ambiental, Jossineide Silva também destaca que as melhores técnicas de recolhimento e reciclagem de fluidos, demonstradas durante aulas, trarão vantagens econômicas aos técnicos e às suas empresas. “No curso trabalhamos novas técnicas e processos que, no cotidiano das empresas e dos técnicos, vão trazer uma significativa vantagem financeira. Todos vão ganhar com esse conhecimento disponibilizado, os técnicos, as empresas e também o meio ambiente, que assim pode ser melhor preservado”, afirma.

Juntamente com Jossineide Silva e Rildo Cordovil, realizaram o curso de Treinamento dos Treinadores os instrutores: João Fecchio Junior e Otávio Jorgens, pelo Senai Rondônia; e Anderson Pinho dos Santos e Rodolfo de Castro França Cordovil, pelo Cesp Manaus.

Este curso do PBH é gratuito e voltado a profissionais com experiência de pelos menos três anos na área. Os treinamentos, que serão realizados no Cesp-AM e no Senai-RO a partir de setembro, terão duração de 32 horas, para turmas de 16 alunos, cada uma. Todo esse trabalho de criação, implementação e divulgação desses cursos, pelo PBH, é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e implemento pela Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

Mais informações sobre os cursos:

  • Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia, em Porto Velho

 Com Sra. Patrícia Ribeiro, Tel: (69) 3216-3475

  • Centro de Especialização Profissional (CESP), em Manaus (AM)

 Com prof. Rildo Mota Cordovil, Tel.: (92) 8157-0490

 E-mail: cespr4@gmail.com