IFBA abre inscrições para 1ª turma feminina do Curso de Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado em Salvador

Estão abertas as inscrições para a realização da 1ª turma do curso “Boas Práticas para Melhor Contenção de HCFC-22 em Sistemas de Ar Condicionado do tipo Janela e Mini-Split” exclusivamente para mulheres, no IFBA – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, no Campus Salvador. Esta 1ª turma, que conta com 16 vagas, ocorrerá às segundas, quartas e sextas-feiras, das 18 às 22 horas, nos dias: 25, 27 e 29 de setembro e 02, 04, 06, 09 e 11 de outubro.

A instrutora da turma será a Professora Luanda Kívia Rodrigues, docente do IFBA, que atua no curso técnico de refrigeração desde 2014 e foi capacitada no “Treinamento dos Treinadores” do PBH, em 2022 (foto). Além de docente do curso, a Professora Luanda foi coordenadora do curso por três anos. Atualmente, ela é coordenadora do Projeto de Extensão “Mulheres e Meninas nas Ciências e Engenharias” do IFBA, projeto esse que se iniciou em 2021, aprovado em edital do CNPq, com diversas ações nas áreas de mecânica e de refrigeração, e que hoje ocorre com apoio da própria instituição.

“Nós já estávamos pensando em novas ações no nosso projeto para atrair mais mulheres para a área de refrigeração, quando surgiu a oportunidade de realizar essa turma com o PBH, por meio da GIZ. Foi muito legal, porque agora teremos uma primeira turma de mulheres e ministrada por uma mulher. Fiquei muito contente. Foi um casamento perfeito!”, afirma a Professora Luanda.

Segundo a professora, o IFBA já comporta um bom número de mulheres formadas nos seus cursos técnicos de refrigeração. “Aqui geralmente temos até 50% de mulheres formadas nos cursos técnicos da área de refrigeração. Só que esse percentual não está nivelado com a realidade do mercado, porque geralmente o número de vagas para mulheres é bem menor. As áreas que mais empregam mulheres na refrigeração são as de projetos, orçamentos, e em trabalhos de escritório. Posso dizer que nessas turmas com 50% de mulheres formadas, cerca de 30% a 40% dessas conseguiram empregos, mas somente nessas áreas de escritório”, explica.

“É por isso que fazer uma turma exclusiva de mulheres deste curso de Boas Práticas do PBH é tão importante. Porque ele é voltado para o campo, para os serviços, e assim podemos repensar a forma de inserção dessas mulheres no mercado de trabalho, abrindo mais oportunidades de emprego e renda, porque a área de manutenção é a que mais emprega no setor”, afirma Luanda.

Curso gratuito

Esta nova turma deste curso do PBH no IFBA será totalmente gratuita, seguindo todas as diretrizes do programa e a metodologia de ensino baseada em tecnologia de ponta, com conhecimento internacional.

Trata-se de mais uma realização no âmbito do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), e implementado pela Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

Este curso, assim como outros do programa, é ministrado em todas as 5 regiões do país, por meio de parcerias com escolas técnicas. Veja as escolas parcerias em: https://boaspraticasrefrigeracao.com.br/cursos/.

 

Mais informações e inscrições:

IFBA – Campus Salvador (BA)

E-mail: nrca05@gmail.com

Tel.: (71) 98871-0143 (WhatsApp)