IFBA-Salvador: inscrições abertas para novas turmas do curso de Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado

Estão abertas as inscrições para novas turmas do curso de Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado do Tipo Janela e Mini-Split no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), localizado em Salvador (BA). Serão mais de 200 vagas disponibilizadas por meio de turmas de até 16 alunos cada, com aulas no período noturno, durante a semana, e também com turmas exclusivas aos sábados. No primeiro semestre foram formados 199 técnicos e a proposta da escola é ultrapassar este número neste segundo semestre de 2022, seguindo em ritmo acelerado até formar 600 alunos até meados de 2023.

Segundo o Prof. Antonio Gabriel S. Almeida, coordenador do Núcleo de Refrigeração, Climatização e Automação (NRCA), responsável pela organização dos cursos do PBH, a partir de março deste ano, já com a situação de pandemia mais controlada, ampliou-se a procura de alunos pelo curso. “A nossa proposta é realizar duas a três turmas por mês até o final do ano”, afirma. “Temos recebido muitas inscrições por indicação.  Na maioria dos casos, indicados por empresas de refrigeração parceiras, por meio de seus supervisores ou do pessoal de RH, ou ainda indicados por ex-alunos que gostaram do curso e recomendam aos colegas. Isso para nós é muito bom, pois o alto número de indicações atesta a excelente qualidade do curso.”

Instrutores experientes

O curso de Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado do Tipo Janela e Mini-Split é ministrado, no momento, no IFBA pelos instrutores José Altino e Cleber Santana, ambos docentes veteranos da área de refrigeração com suas carreiras consolidadas, com mais de 30 anos de experiência e também com empresas próprias no setor.

“Desde que esse curso começou a ser ministrado aqui na Bahia a procura tem sido muito grande e com os alunos muito empolgados com os treinamentos. Hoje o perfil de alunos é variado. Com o advento do “Split” tem muita gente trabalhando na área e com níveis de conhecimento variados. Alguns profissionais aprenderam a instalação na prática, mas sem grandes conhecimentos técnicos. Já outros trabalham na área há mais tempo, inclusive com manutenção de equipamentos de grande porte, já com conhecimento técnico maior”, explica o instrutor José Altino (Foto – Instrutor com uma das turmas formadas no IFBA).

O instrutor Cleber concorda com Altino e reforça que “a experiência na área ajuda os alunos a assimilarem mais facilmente todo o conteúdo do curso”.  Na visão dele “os alunos ficam mais motivados, pelas aulas práticas em oficina, onde são mostradas passo a passo cada técnica”. O instrutor Cleber faz questão de promover e divulgar o curso. “Eu próprio faço muito a divulgação do curso na minha empresa e na minha loja. Esse curso também é uma premissa para os funcionários que trabalham para mim (dez funcionários na empresa de refrigeração e dois na loja), que precisam seguir as boas práticas. Todos fizeram o curso”, afirma.

Alunos aprovam

Valdiniz Moreira dos Santos, 39 anos, concluiu o curso em maio passado. Ele trabalha com climatização há 15 anos, especialmente na área da indústria (fez carreira no Polo de Camaçari). Atualmente, ele trabalha no Hospital da Mulher, em Salvador, sendo encarregado técnico da área, com quatro pessoas em sua equipe.

“O curso teve grande importância para mim. Não é que eu não sabia das boas práticas, mas eu deixava um pouco de lado… Sempre mais preocupado em fazer funcionar e esquecendo o lado mais técnico. No curso, eu voltei à essência da minha carreira e relembrei a parte técnica que estava me fazendo muita falta no dia a dia. O curso trouxe de volta esse conhecimento para que eu não deixar mais as boas práticas de lado, como os cuidados para não descartar fluidos no meio ambiente…  Agora eu prático isso à risca. É o certo e eu faço. Depois das primeiras aulas, eu já reuni minha equipe no hospital (quatro funcionários) e consegui passar o caminho que devemos seguir com a forma correta de se trabalhar. O trabalho certo com os fluidos, para não deixar vazar.  Além disso, em breve, todos farão o curso, como recomendei. Como disse, é um curso muito bom e é muito rápido de ser feito. Vale a pena”.

Se os alunos mais experientes aprovam o curso, os com menos experiência, como os jovens Julia de Freitas Sinfrônio e Thiago Silva Evangelista, o consideraram “essencial”.  Ambos com 21 anos, formação técnica em refrigeração no IFBA e cursando atualmente o curso de Engenharia Mecânica do instituto.

Thiago é trainee no Hospital Martagão Gesteira, em Salvador, na área de Climatização, há um ano e meio. “O curso agregou bastante na minha carreira. Ele me ajudou a me situar no mercado e a me atualizar sobre a tendência dos fluidos refrigerantes e a importância das boas práticas para proteger o meio ambiente. Além disso, fortaleceu a forma correta como manusear os equipamentos”, afirma.

Julia é estagiária na área de orçamento de uma empresa de engenharia e refrigeração, também em Salvador, trabalho para o qual afirma que o curso ajudou muito com suas boas práticas. “Achei o curso excelente. A prática nos ajuda a entender muitos dos processos e a realizar os procedimentos com segurança. Atualmente não atuo diretamente como técnica, mas mesmo assim essa formação me ajuda muito a entender os processos de instalação e manutenção. Esse curso foi extremamente necessário para minha carreira, com as aulas em oficina, para assimilar melhor as boas práticas. Foi de extrema importância mesmo!”.

Mulheres nas turmas

Julia é uma entre muitas alunas mulheres formadas pelo IFBA na área de Refrigeração e Climatização. Nas turmas do curso de Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado do Tipo Janela e Mini-Split, com cerca de 16 alunos, segundo o coordenador Gabriel, tem tido uma boa participação de mulheres, chegando até 30%. Isto porque muitas delas cursam o curso técnico em refrigeração do instituto e já adentram, em seguida, na carreira de engenharia. Como explica o instrutor José Altino: “O IFBA tem formado muitas mulheres na área de Refrigeração. Elas estão se capacitando para o mercado e fazem também este curso de Boas Práticas. Hoje tem bastante mulheres participando nas turmas”, afirma.

Curso é parte de um grande programa

O curso de Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado do Tipo Janela e Mini-Split conta com toda uma metodologia de ensino baseada em tecnologia de ponta, com conhecimento internacional. Ele é realizado no âmbito do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, e implementado pela Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH. Este curso, assim como outros do programa, é ministrado em todas as 5 regiões do país, por meio de parcerias com escolas técnicas. Veja as escolas parcerias em: https://boaspraticasrefrigeracao.com.br/cursos/.

Mais informações e inscrições:

IFBA – Campus Salvador (BA)

E-mail: nrca05@gmail.com

Tel.: (71) 98871-0143 (WhatsApp)