Instrutores de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul são capacitados para ministrar Cursos de Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado

O

curso Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado do Tipo Janela e Mini-Split começará a ser ministrado a partir de setembro, na região Sul do País.  Uma parceria com o Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – Fiesc e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai permitiu a realização do Treinamento dos Treinadores da Região Sul, de 7 a 10 de agosto, na cidade de São José, localizada na Grande Florianópolis. Nesse treinamento foram capacitados doze instrutores que multiplicarão o curso no próprio Senai, em Santa Catarina (três instrutores das escolas de São José e Itajaí) e nas unidades Senai-Porto Alegre-RS (seis instrutores) e Senai-Toledo-PR (três instrutores).

 “Essa parceria é necessária e oportuna para nós do sistema Fiesc-Senai. Quando a gente analisa o impacto que tem o vazamento de uma carga de fluido de um aparelho split residencial no meio ambiente, tanto quanto uma descarga de mais de quatorze mil quilômetros rodados por um carro, então vemos o quanto é necessário que os profissionais obtenham o conhecimento adequado, que esse curso traz, para que eles adotem práticas cuidadosas de instalação e manutenção dos sistemas de ar condicionado”, afirma Ricardo Maximo Anzolin,  gerente técnico de Educação e Tecnologia da Região Sudeste do Fiesc-Senai.

Segundo Anzolin esse curso, que é gratuito, vai agregar muito aos profissionais que o realizarem. “Nós sabemos que há uma carência de profissionais qualificados e programas como esse agregam muito valor. Ainda mais que esse programa já deu certo (Etapa 1), foi testado e aprovado, e por isso não hesitamos um minuto em fazer essa parceria”. Para o gerente, o grande desafio está na mobilização dos técnicos. “O nosso desafio será a sensibilização dos técnicos, com requisitos, para eles participarem dessa capacitação. E esse desafio será ultrapassado por nós com ações bastante consistentes como, por exemplo, a realização de parcerias com associações e empresas do setor de todo o estado de Santa Catarina”, explica.

Essa edição do Treinamento dos Treinadores, a sexta já realizada (já foram capacitados instrutores para realizar os cursos nos estados de São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Maranhão, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Goiás, Mato Grosso, Amazonas, Rondônia e Distrito Federal), assim como todo o programa, está sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente (MMA), com a implementação dos cursos a cargo da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, agência bilateral parceira do PBH.

Para o analista ambiental, Frank Edney Gontijo Amorim, que veio especialmente a Santa Catarina, para realizar a abertura desse curso, como representante do ministério, a parceria com as escolas técnicas, como as do sistema Senai, é estratégica e essencial para os bons resultados do programa.   

“Esse curso foi idealizado para ser realizado nas cinco regiões do Brasil; e é muito bom observarmos que isto está acontecendo e, melhor, muito rapidamente. Nós do ministério vemos com muito bons olhos a parceria com a Fiesc-Senai, de Santa Catarina, um estado que tem uma indústria forte e um mercado bem desenvolvido e, portanto, com muita necessidade de capacitação de profissionais nesta área”, afirma.

Amorim explica que o sucesso da implementação desse curso se deve também à qualidade dos instrutores das escolas técnicas parceiras. “Nesse treinamento aqui no Sul, a exemplo do que ocorreu em outras regiões, os instrutores são profissionais muito capacitados para multiplicar esse treinamento. O curso tem materiais, tecnologias, equipamentos e todo uma metodologia a ser aplicada, e são esses profissionais, com todo o seu empenho e qualificação, que garantem replicar esse conhecimento para os técnicos”, destaca Amorim.

Na Etapa 2 do PBH, de 2017 a 2023, serão capacitados um total de 9.238 técnicos em cursos de boas práticas para contenção de vazamentos em sistemas de ar condicionado e refrigeração comercial e em cursos para uso seguro e eficiente de fluidos alternativos de baixo GWP. Nesse curso, para sistemas de ar condicionado, está prevista a formação de 1.200 técnicos na região Sul do país, sendo 400 em cada estado.

Mais informações sobre os cursos no:

Santa Catarina: Senai São José, Marlon D’Avila, Tel: (48) 3381-9242, E-mail: marlon.avila@edu.sc.senai.br

Paraná: Unidade Senai Toledo, Denise Maria Limberger, Tel: (45) 3379-6160, E-mail: denise.limberger@sistemafiep.org.br

Rio Grande do Sul: Escola Senai Visconde de Mauá, Felipe Andreolla, Tel: (51) 3904 2621, E-mail: felipe.andreolla@senairs.org.br