Livro sobre mulheres na refrigeração mundial traz histórias inspiradoras de profissionais brasileiras

O livro Women in the Refrigeration and Air-conditioning Industry, publicado neste mês de agosto pela UNEP OzonAction e ONU Mulheres, traz mais de cem depoimentos de mulheres em todo o mundo. São histórias de mulheres engenheiras, técnicas, treinadoras e professoras que estão trabalhando cada vez mais neste campo tradicionalmente dominado pelos homens e fazendo contribuições significativas para o seu desenvolvimento.

Do Brasil, a publicação apresenta cinco histórias de profissionais mulheres: Carmosinda Rodrigues Alfaia Dos Santos, Natália Dantas Borges, Gabriela Giacomini, Jossineide Oliveira e Silva,  e Leylla Christian Lisboa Silva. Destacamos, em especial, o exemplo de Jossineide Oliveira e Silva, a primeira mulher professora dos cursos de Boas Práticas em  Sistemas de Refrigeração Comercial e Boas Práticas em  Sistemas de Ar Condicionado do Tipo Janela e Mini-Split, do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH). Jossineide é uma das mulheres pioneiras atuantes na área de refrigeração e climatização no País, que hoje ministra os cursos do PBH no Senai Rondônia e tem, inclusive, alunas mulheres estudando nas suas turmas, às quais incentiva a seguirem na profissão.

Diversidade e consciência

A UNEP OzonAction e ONU Mulheres criaram este livro com o objetivo de aumentar a conscientização sobre as oportunidades disponíveis para as mulheres e para destacar as experiências e exemplos específicos de mulheres que trabalham no setor de refrigeração e reconhecer seus sucessos. Segundo as entidades, essas experiências e oportunidades relatadas podem encorajar e inspirar outras mulheres a considerar carreiras semelhantes e apoiar as meninas a procurarem seguir um plano de carreira nesse setor de rápido crescimento e importância.

Algumas das histórias da publicação podem ser lidas como curriculum vitae, algumas são muito comoventes e pessoais, outras são mais diretas e explicativas. No entanto, de acordo com os organizadores, todos os 107 depoimentos recebidos de 50 países, por meio de inscrições voluntárias, fornecem informações e experiências importantes que trazem insights sobre as vidas das mulheres que trabalham no setor de refrigeração e ar condicionado em todo o mundo.

Confira a publicação clicando aqui!

Veja também o vídeo-depoimento da primeira professora mulher dos cursos do PBH: