PBH lança vídeo sobre Mulheres na Refrigeração: 1ª Turma Feminina do Curso de Boas Práticas no Senai-SP
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), no âmbito do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), em parceria com a GIZ e o SENAI-SP, lançam vídeo sobre a 1ª turma feminina do curso de “BOAS PRÁTICAS PARA MELHOR CONTENÇÃO DO HCFC-22 EM SISTEMAS DE AR CONDICIONADO DO TIPO SPLIT OU JANELA”, que contou com 12 alunas, orientadas pela professora Bianca Alves. As aulas aconteceram aos sábados, de 25 de março a 29 de abril, na Escola Senai Oscar Rodrigues Alves, em São Paulo (SP).
Na abertura do vídeo, Ana Toni, Secretária Nacional de Mudança do Clima, Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), fala da importância da iniciativa, que busca ampliar o número de mulheres no setor de refrigeração. Na sequência há depoimentos que reforçam ações inclusivas das mulheres no setor, nas falas de Arnaldo Basile, presidente da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento; Priscila Baioco, presidente do Comitê de Mulheres da ABRAVA; e de Eduardo Macedo Ferraz e Souza, diretor da Escola Senai Oscar Rodrigues Alves. O vídeo de 7 minutos conta também com depoimentos da professora Bianca e de duas alunas desta primeira turma: Maria Vanessa e Jucélia Gregório.
Premier
Um dia antes de ser lançado na plataforma do You Tube, no Canal Protocolo de Montreal, o vídeo do PBH sobre Mulheres na Refrigeração foi visto, e muito aplaudido, por cerca de 250 pessoas, na maioria mulheres atuantes no setor de refrigeração durante o IV Encontro Nacional de Mulheres do Setor AVACR, que ocorreu no dia 14 de setembro, no São Paulo Expo, sob a organização do Comitê de Mulheres da ABRAVA. O evento ocorreu em paralelo à FEBRAVA 2023 – Feira Internacional do Setor de Refrigeração, Ar condicionado, Ventilação, Aquecimento (AVAC-R), Tratamento do Ar e de Águas.
Depois desta primeira turma exclusiva de mulheres registrada pelo vídeo, já ocorreram mais duas turmas femininas do curso do PBH no próprio SENAI-SP; uma turma no SENAI-RS, em Porto Alegre; e já está confirmada uma turma feminina deste curso no Instituto Federal da Bahia – IFBA, ainda neste mês de setembro.
Além disso, o PBH, em parceria com o SENAI-RN, lançou recentemente um curso gratuito de Mecânica de Refrigeração e Climatização para Mulheres, com 160 horas, para uma turma de até 30 meninas. Contudo, destaca-se que o programa, como ocorre deste o início nesses projetos educativos, mantém todas as turmas abertas para homens e mulheres, conforme a demanda.
Assista e compartilhe o novo vídeo, uma realização do PBH (MMA/GIZ), com produção da agência i9 Criações.
Veja mais notícias sobre essas iniciativas de gênero, que visam atrair mais profissionais mulheres para o setor de refrigeração, em: