SENAI-DF, em parceria com o PBH, formará 207 técnicos no curso de Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado

Da esquerda para a direita: Wendell Santos, consultor do SENAI; Keison Souza, gerente da unidade; Stefanie von Heinemann, consultora da GIZ, Paula Galdina e Diego Albuquerque, coordenadores do SENAI-DF, e Renato Lourenço, instrutor do curso.

O SENAI Taguatinga, Distrito Federal (DF), agora com sua área de Refrigeração e Climatização totalmente reestruturada, tem como meta formar 207 alunos no primeiro semestre deste ano. A escola, que já formou 144 profissionais nos cursos do PBH, acaba de formar mais três turmas no curso gratuito de “Boas Práticas para Melhor Contenção do HCFC-22 em Sistemas de Ar Condicionado do tipo Janela e Mini-Split”, sendo duas em janeiro e uma neste mês de fevereiro.

O curso, totalmente gratuito, é realizado no âmbito do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), e conta com apoio na implementação da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

A consultora e gerente do projeto da GIZ, Stefanie von Heinemann, esteve na escola em meados de fevereiro, durante a realização da terceira turma do curso do PBH, para conhecer a nova estrutura na área de refrigeração e alinhar estratégias junto aos responsáveis, reforçando a importância desta parceria (foto abertura*). “O Senai está sempre nos apoiando e, para nós, é muito importante essa parceria para conseguir chegar ao aluno, ao técnico/a de campo, que pode fazer a diferença ao eliminar vazamentos de HCFCs e reduzir o consumo deste fluido”, destaca.

Na reunião com a representante da GIZ, o gerente da unidade, Keison Souza, enfatizou que a parceria com o programa é muito importante para a escola. “Essa parceria é excelente, pois oportuniza grandes experiências para os nossos docentes e para os nossos alunos. Estamos retomando os cursos agora e já pensamos também em fomentar turmas mais inclusivas, como turmas só para mulheres (por meios de parcerias com indústrias, escolas etc.) e turmas com pessoas com deficiência (PCD), divulgando que a escola está apta a receber esses alunos”, afirma. No caso das turmas com PCD, o gerente informa que a escola está preparada em termos de acessibilidade e de pessoal (conta com intérprete de libras).

O ex-instrutor dos cursos do PBH na escola e atual consultor da área de refrigeração das cinco unidades do SENAI no DF, Wendell Santos, que também esteve presenta na reunião, explica que a proposta da escola é fortalecer cada vez mais seus cursos na área de refrigeração e climatização. “Estamos incrementando as ações para atrair mais alunos para os cursos de refrigeração, como o do PBH, firmando parceria com grandes parceiros da área de climatização”, diz.

Wendell Santos, que conheceu bem as iniciativas de Refrigeração Verde na Alemanha, pois participou do treinamento internacional Cool Training 2023, do Proklima/PBH, também está capitaneando novas iniciativas em prol da Refrigeração Verde na escola, como organizar visitas técnicas de alunos do Senai-DF em indústrias com amônia localizadas na região.  “Acho importante os alunos saírem da sala de aula e irem a campo ver como as indústrias trabalham com fluidos naturais”, diz.

Terceira turma do SENAI-DF em aula prática do curso

Terceira turma do curso de Boas Práticas do PBH

A reativação dos cursos do PBH no Senai Taguatinga está sendo implementada pelo coordenador de Projetos, Diego Albuquerque, e conta com o apoio da coordenadora pedagógica, Paula Galdina e Silva, que juntos estão organizando as novas turmas do curso do PBH.

“Estamos com nossas oficinas estruturadas e com os professores capacitados pelo projeto e vamos trabalhar para cumprir a meta de formar 207 alunos, neste curso do PBH, até 30 de junho de 2024, divulgando fortemente os cursos nos nossos meios de comunicação”, afirma.

A terceira turma do curso do PBH (foto acima), realizada neste mês de fevereiro, teve como instrutor Renato Lourenço Ribeiro, que junto com o instrutor José Francisco Dominguez Martinez, ambos capacitados pelo programa, são os responsáveis atuais por ministrar o curso na escola.

Veja a seguir os depoimentos de dois alunos desta terceira turma:

Cleiton Santana, 44 anos, técnico em eletrônica:

“Atualmente estou trabalhando na área como refrigerista em sistema de ar condicionado e, também, atuo como mestre de obras. No dia a dia, trabalhando, a gente já acha que sabe tudo, e quando chegamos aqui no curso de Boas Práticas (do PBH), percebemos que temos muito a aprender. Antes, eu tinha uma noção básica de que os gases afetavam a Camada de Ozônio, mas só aqui, nas aulas, que entendi realmente o impacto que os gases causam ao meio ambiente, porque alguns destroem a Camada de Ozônio, enquanto outros aumentam o efeito estufa e o aquecimento global. Então, é realmente muito importante entender como fazer a manutenção dos aparelhos de ar condicionado com segurança e realizar o descarte correto do gás e o seu recolhimento.”

Pedro Melo, 32 anos, técnico em automação:

“Fiquei sabendo do curso (do PBH) pelo site do SENAI e me interessei muito pelo conteúdo. As aulas são muito didáticas, com o conteúdo bastante rico. Nós, que atuamos na área, temos alguns vícios técnicos que carregamos ao longo dos anos, e é muito importante relembrar e aprender as boas práticas; é uma forma de reeducar a gente nesse meio. Além, claro, da importância dessa ênfase na preservação do meio ambiente, da nossa responsabilidade, que é crucial. E, agora, eu me sinto um multiplicador desse conhecimento para meus colegas de trabalho. Estou pronto para disseminar essas informações para o meu meio e recomendar que eles também façam o curso!”

 

Mais informações e inscrições sobre novas turmas do curso gratuito do PBH:

Escola SENAI Taguatinga

QNC (Ae 21), Taguatinga, DF

Site: https://www.sistemafibra.org.br/senai/

Por Susana Ferraz, com a colaboração de Luisa Bretas.