Senai expande formação no Paraná do Curso de Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado do tipo Janela e Mini-Split

A escola SENAI, localizada em Toledo (PR), parceira do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), está finalizando o ano de 2019 com a formação de 150 alunos no curso Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado do tipo Janela e Mini-Split. As aulas aconteceram, especialmente neste segundo semestre, na própria cidade de Toledo e em mais três cidades do estado: Assis Chateaubriand, Guaíra e Curitiba, ampliando o acesso dos técnicos ao curso.

 “Este curso para nós é muito importante e desafiador, porque ele demonstra um tipo de formação técnica relevante para a sociedade, com foco na prevenção e na proteção do meio ambiente. A parceria que temos com o PBH tem muito valor para nós e representa um desafio também, que é mostrar esse mesmo valor aos técnicos na comunicação e motivá-los a se inscreverem no curso”, afirma a gerente da unidade SESI SENAI IEL Toledo, do Sistema Fiep, Eliane Ritter. 

A meta de 150 alunos formados neste ano só pôde ser alcançada, segundo a dirigente, porque boas parcerias foram fechadas com prefeituras e empresas (como a Dufrio e Friolog), levando a informação sobre a importância do curso até os técnicos e ampliando a capacitação para outros municípios. Como essas parcerias foram bem estruturadas, a estimativa da escola é formar 250 alunos em 2020. “Eu conversei com alguns alunos e para eles esse curso de boas práticas é um importante diferencial de negócios. Eles dizem que é uma garantia a mais da qualidade do serviço deles, e, com isso, os clientes que têm noção de preservação do meio ambiente, de sustentabilidade, preferem contratá-los”, explica Eliane Ritter.

Instrutores valorizam curso do PBH

O instrutor Marcelo Hegele é um grande entusiasta deste curso do PBH de boas práticas, pela característica de capacitação com foco na proteção ao meio ambiente.  Com experiência desde 1994 na área de refrigeração e climatização (doméstica, comercial e industrial, inclusive com fluidos naturais como amônia) e instrutor de alunos do Senai para competições nacionais e internacionais na área de refrigeração e climatização, ele diz que suas expectativas com o curso estão sendo realizadas.  “É muito bom passar esse conhecimento das boas práticas para os alunos e depois perceber que eles estão utilizando na prática. Os alunos contam dos resultados durante o próprio curso, e, muitos, depois do curso, ainda me ligam para contar dos resultados alcançados. Tenho diversos exemplos de técnicos que, depois de fazer o curso, compraram uma recolhedora e pagaram rapidamente com a própria economia que fizeram de fluidos. Esse é o tipo de resultado do nosso trabalho que buscamos ao orientar os profissionais, que têm bastante experiência, mas ainda fazem algumas práticas erradas por terem aprendido assim. Com esse curso, nós buscamos orientar e conscientizar em relação à proteção do meio ambiente. Com boas práticas, os técnicos tornam-se mais competitivos e deixam de ter prejuízos financeiros, porque não têm retrabalho, com práticas erradas que ocasionam vazamentos e até quebra de equipamentos.”

Já outro instrutor do Senai Toledo, o professor Jeykson Jefferson Perin, engenheiro de controle e automação, diz que a área de refrigeração e climatização tem crescido muito no estado do Paraná e, por isso, cursos como esse do PBH são muito importantes para a requalificação dos profissionais que atendem esse mercado. Com experiência nas áreas de automação, eletrotécnica, eletromecânica e refrigeração, Perin ministra cursos nessas áreas na escola de Toledo, além do curso do PBH. “O curso é excelente. Eu mesmo antes de ter o conhecimento do curso, sabia que os fluidos contaminavam, mas não sabia do enorme potencial de agressão ao meio ambiente dos fluidos, que ocorre por meio de vazamentos pequenos e frequentes nos trabalhos de instalação e manutenção. Por isso, a partir dessa conscientização sobre o meio ambiente, eu reforço esse conhecimento para os alunos. Eles geralmente sabem fazer o prático do trabalho no dia a dia, mas não conseguem detectar todos os vazamentos que vão prejudicar o meio ambiente. No curso fazemos um ‘trabalho de formiga’, com cada técnico melhorando no seu trabalho, com seus clientes, na sua região, e se somando a outros, ampliando a conscientização em prol do meio ambiente”, afirma.

Também para Nelson Chetevik de Oliveira, coordenador dos cursos da escola de Toledo na área de refrigeração e climatização, o curso do PBH é “excelente” e por isso seu conhecimento está sendo bem aproveitado em outros cursos da escola. Especialista na área, Oliveira atua há mais de 13 anos no sistema Fiep e tem experiência de mais de 28 anos na refrigeração industrial, especialmente com uso de fluidos naturais como amônia.  “Uma das coisas que estamos fazendo aqui é ampliar a conscientização em relação ao meio ambiente, advinda das boas práticas desse curso, também em outros cursos da escola. A conscientização dos efeitos desses gases na Camada de Ozônio é uma coisa que todos devem conhecer, especialmente para saber como agir na manutenção e operação, independente da área, se é de refrigeração, elétrica ou mecânica. Esse conhecimento é fundamental!”

Capacitação no Brasil

Até o final deste ano devem ser capacitados no curso de Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado do Tipo Janela e Mini-Split cerca de 4 mil técnicos em todo o País, por meio do PBH. Este programa é coordenado pelo governo brasileiro, por meio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), e todos os projetos para o setor de serviços, como este curso, são implementados pela agência bilateral parceira do PBH, a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

Pelo Senai Toledo e suas escolas parceiras no Paraná, nessa fase, da Etapa 2 do PBH, está prevista a capacitação de 560 técnicos em refrigeração. No país, no total desta fase (2017 a 2023), serão capacitados 9.238 técnicos em cursos de boas práticas para contenção de vazamentos em sistemas de ar condicionado e refrigeração comercial e em cursos para uso seguro e eficiente de fluidos alternativos de baixo GWP (Veja relação das escolas parceiras do PBH em: http://www.boaspraticasrefrigeracao.com.br/cursos).

Mais informações:

SENAI TOLEDO

Rua Julio de Castilhos, 3465 – Vila Industrial – Toledo (PR) – CEP: 85.904-175
Telefone: (45) 3379-6164 ou (45) 9-8809-8189

Acompanhe também pelo Facebook:

(https://www.facebook.com/camadadeozonioerefrigeracaoeclima)