SENAI Paraíba capacitará 300 técnicos/as no curso do PBH de Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado até 2025

Alunos, junto com membros das equipes SENAI e GIZ, no primeiro dia do curso no SENAI João Pessoa.

O SENAI – Centro de Formação Profissional Odilon Ribeiro Coutinho, localizado em João Pessoa (PB), formou na última sexta-feira, 8 de março, a primeira turma do curso de Boas Práticas para Melhor Contenção de HCFC-22 em Sistemas de Ar Condicionado do tipo Janela e Mini-Split e está com inscrições abertas para novas turmas. No total, serão formados 300 alunos no Estado da Paraíba, nas unidades SENAI de João Pessoa e Campina Grande.

O curso, totalmente gratuito, acontece no âmbito do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com implementação da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

As aulas da primeira turma (foto), neste curso do PBH no SENAI em João Pessoa, foram ministradas pelo instrutor João Alisson França da Silva, de 26 de fevereiro a 8 de março passado. A aula inaugural foi especialmente acompanhada por: Paulina Rodrigues, gerente do SENAI João Pessoa; Anayara Duarte da Silva Pereira, coordenadora pedagógica da escola; Stefanie von Heinemann, consultora e gerente de projetos da GIZ; e pelas equipes de comunicação das entidades.

“Ficamos muito felizes com a parceria com o PBH, porque ela proporcionou à nossa unidade um laboratório de refrigeração mais equipado e mais desenvolvido para receber nossos alunos aqui. Nossos ganhos foram gigantescos! Essa parceria com o PBH nos motivou muito a investir internamente, pelo potencial que vimos nos cursos para a área de refrigeração. Vamos transferir o laboratório atual (hoje localizado em área compartilhada) para um local exclusivo e bem maior, que terá novos equipamentos e acessórios. Nosso objetivo é até 2025, com um laboratório de refrigeração estruturado, podermos iniciar o curso de Técnico em Refrigeração aqui na escola, pois hoje esse curso só é ministrado na unidade de Campina Grande, aqui na Paraíba”, afirma a gerente Paulina Rodrigues, há doze anos trabalhando no Sistema SENAI.

Stefanie von Heinemann, consultora e gerente de projetos da GIZ, também reforçou a importância da parceria. “Gostei muito de conhecer pessoalmente a escola, que tem uma excelente equipe e um laboratório de refrigeração muito bem-organizado. Foi ótimo poder acompanhar a primeira turma e perceber tanto o professor como os alunos muito motivados na disseminação das boas práticas, que apoiam a eliminação dos vazamentos de HCFCs e a redução do consumo deste fluido. Para nós, essa parceria com o SENAI na Paraíba é muito importante. Contando com o SENAI Paraíba, os cursos do PBH já chegam a 17 estados do País”, afirma.

Segundo a coordenadora pedagógica da escola, Anayara Pereira, serão formados ao todo 300 profissionais no estado até 2025. “Nosso plano é formar 200 técnicos/as em João Pessoa, sendo 100 ainda neste ano de 2024. Mas, dependendo da procura, poderemos antecipar turmas. Os outros 100 alunos/as serão formados pela unidade SENAI de Campina Grande, onde as aulas estão previstas para iniciar ainda neste mês de março”, explica.

Primeira turma

A primeira turma do curso do PBH na unidade do SENAI em João Pessoa contou com 10 alunos, que tiveram aulas com o instrutor João Alisson no período noturno, das 18h30 às 22 horas.

O instrutor João Alisson ficou muito feliz com a chegada dos cursos do PBH ao estado e com a oportunidade de capacitar a primeira turma no SENAI João Pessoa. “A região é bastante carente no que diz respeito aos cursos da área de refrigeração, tanto o curso técnico profissionalizante quanto o de boas práticas. Então, instruir essa primeira turma sobre a importância que os alunos têm para a preservação do meio ambiente, para eles entenderem seu papel, é muito importante para nós. Muitas vezes, eles não têm noção do impacto que o trabalho deles (eliminando vazamentos de fluidos refrigerantes) pode causar na Camada de Ozônio e nas mudanças climáticas, e esse curso vem justamente para mostrar que se eles seguirem as boas práticas, conhecendo as ferramentas adequadas, eles fazem toda a diferença na proteção do meio ambiente”, afirma.

 

Veja a seguir depoimentos de alunos da 1ª. Turma do SENAI João Pessoa:

Jean Carlos da Silva Venâncio, 48 anos, técnico em refrigeração, há 23 anos atuando na área:

“Fiquei sabendo deste curso por meio de um grupo de colegas da refrigeração e vi como uma ótima oportunidade para poder me qualificar ainda mais. Esse curso de boas práticas é muito importante, porque muitas dessas informações sobre refrigeração são pouco divulgadas na nossa região. Aprendi muitas coisas novas e já estou recomendando o curso para vários colegas de profissão, que já até vieram fazer a inscrição para a próxima turma.”

 

Francionildo Chaves de Assis, 42 anos, técnico em refrigeração:

“Sou formado como técnico desde 2015, mas já atuava na área desde 2010. Fiquei sabendo do curso por meio de grupos de amigos da refrigeração que indicaram. Gostei do curso. É muito bom, porque nos traz conhecimento técnico, que podemos aplicar no dia a dia. Com a chegada de novas tecnologias e novos fluidos, é importante a gente se atualizar com todas essas informações. Conhecimento nunca é demais para ser adquirido.”

 

Airton Matheus de Souza Gomes, 26 anos, técnico de refrigeração, atuando na área há 12 anos, que fez o curso junto com seu pai, Jean Carlos:

“Esse curso é muito importante, porque temos o conhecimento, mas precisamos relembrar do que foi aprendido durante a formação. Gosto de falar que é bom reciclarmos o nosso conhecimento, conforme o mundo vai se atualizando, porque precisamos nos atualizar também. Eu já conhecia sobre os impactos da área de refrigeração no meio ambiente, conhecendo os produtos que infelizmente prejudicam a Camada de Ozônio, mas neste curso a gente aprende como mexer com eles da forma correta, e isso que é muito importante.”

 

Inscrições

Este curso do PBH, tem uma carga horária de 32 horas, é totalmente gratuito e ocorre para turmas de até 16 alunos/as. Para se inscrever no SENAI João Pessoa os/as candidatos/as devem ter, no mínimo, 18 anos de idade, três anos de experiência na área de refrigeração. Também devem ter cursado até o 6º ano do ensino fundamental. No ato da inscrição é necessário apresentar documentos pessoais como RG, CPF e comprovante de residência e de escolaridade.

Mais informações:

SENAI – João Pessoa

Tel. (83) 3044-6611/ 98176-4443

https://www.futuro.digital/

https://www.instagram.com/senaiparaiba/

 

Reportagem:

Texto das jornalistas Susana Ferraz e Luisa Bretas (GIZ-PBH)

Fotos de Audo Dantas (FIEPB)

 

Veja mais fotos na página do projeto no Facebook.

Veja também reportagem do jornalista Diego Araújo, no site SENAI_FIEPB.