A escola SENAI localizada no bairro de Santo Amaro, em Recife (PE), conseguiu vencer os desafios impostos pela pandemia e manter o ritmo das aulas dos cursos de “Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado do tipo Janela e Mini-Split” e “Boas Práticas em Sistemas de Refrigeração Comercial”, neste primeiro semestre de 2021. De janeiro a maio deste ano a escola formou 10 turmas, ao todo 125 técnicos. Se considerarmos os números desde outubro de 2020, quando as aulas começaram na escola, foram 215 alunos capacitados até agora. (Veja foto da turma, formada em maio, junto com o instrutor José Rogério.)
Atualmente, as inscrições estão abertas para novas turmas dos dois cursos, que são totalmente gratuitos e que fazem parte do Projeto para o Setor de Serviços do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH). “As expectativas para a continuidade das turmas são as melhores, pois os nossos alunos concluintes têm apresentado satisfação total com o processo formativo do curso do PBH. O nosso grande desafio é evitar as evasões para que possamos garantir nossa meta de 300 técnicos capacitados até agosto. Para isso, temos intensificado os acompanhamentos pedagógicos juntamente com a nossa equipe escolar”, explica o diretor de unidade do Senai-PE, Daniel Fagundes.
Segundo o diretor, o diferencial da escola para conseguir organizar as turmas tem sido a boa divulgação, pois existe uma grande demanda no estado por cursos como esses, de aperfeiçoamento profissional. “Tendo em vista que, por ano, formamos muitos técnicos na área de refrigeração, a divulgação tem acontecido de forma ampla nos grupos de WhatsApp desses técnicos. Também conseguimos divulgar as inscrições em parceria com os docentes da instituição, que possuem bastante conhecimento na área. Os cursos de Boas Práticas em Refrigeração do PBH têm sido dos cursos mais procurados”, afirma.
Vencer os desafios impostos pela pandemia foi crucial para esse resultado. “Os desafios foram imensos. Tivemos de repensar todo o planejamento escolar, bem como a estrutura de todo o ambiente escolar. Mas, não tivemos problemas com as turmas do PBH. O nosso ambiente escolar, com salas de aula e oficina, para as aulas práticas, comporta muito bem o quantitativo de alunos (até 16) que matriculamos em cada turma. A escola também tem seguido todos os protocolos estabelecidos pelo governo do estado e pela própria instituição. Diariamente, a equipe pedagógica realiza inspeções em todos os ambientes de aula para verificação de cumprimento dos protocolos. Todos os alunos se adaptaram muito bem a este novo modelo de convivência”, explica.
Fagundes elogia a metodologia dos cursos de Boas Práticas em Refrigeração e afirma que é uma oportunidade única a parceria como o programa, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, sob a implementação da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, intermediada pela escola CTGAS-ER, de Natal (RN).
“Fazendo esses cursos, todos ganham: o profissional e o meio ambiente. A priori quando falamos em criar estratégias para educar o profissional em alinhamento com os parâmetros ambientais, trazemos a oportunidade para o profissional, que já está na área, se apropriar de um conhecimento inovador e readaptar suas práticas diárias. Visto que percebemos que a formação de Boas Práticas em Refrigeração não é uma questão só para o futuro. O técnico precisa repensar, moldar e oportunizar para o agora. E esse curso é uma boa oportunidade para isso”, afirma.
Os cursos de Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado do tipo Janela e Mini-Split e Boas Práticas em Sistemas de Refrigeração Comercial fazem parte da Etapa 2 do PBH. Além de Pernambuco, participam desta etapa: Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.
Para mais informações sobre dos cursos e inscrições:
SENAI Unidade Santo Amaro
Recife – Pernambuco
Tel: 08006009606