Agora os técnicos de refrigeração, especialmente da região metropolitana de Porto Alegre (RS), podem optar por realizar o curso de Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado do tipo Janela e Mini-Split, desenvolvido no âmbito do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), nos dias de semana, à tarde ou à noite, e, também, aos sábados. A Escola SENAI Visconde de Mauá, localizado na capital gaúcha, ampliou a grade de horários deste curso e, também, sua divulgação na região, contando com o apoio de parceiros da área de refrigeração comercial e da imprensa local.
“O Rio Grande do Sul tem intensificado a vacinação contra a Covid-19. Isto vem trazendo bons reflexos no setor industrial, com ampliação de empregos, e, também, na área da educação, com maior procura dos alunos por cursos de qualificação profissional. Estamos otimistas com essa nova fase e por isso abrimos mais horários de aulas do curso de Boas Práticas do PBH, para facilitar a vinda dos técnicos à escola”, explica Rogério da Silva Basso, coordenador Técnico de Educação Profissional.
A escola, parceira do PBH, do final de 2018 até setembro deste ano formou 200 técnicos neste curso. Este ano foram 57 alunos formados, vencendo todos os desafios da pandemia. “Este curso é muito valorizado pelos técnicos, que procuram se capacitar para o mercado de trabalho. Nossa estimativa, se tudo continuar progredindo bem como atualmente, é formar de duas a três turmas por mês e com isso chegar a mais 200 alunos formados até o final de 2022, totalizando 400 alunos”, afirma o coordenador.
No momento, estão abertas as inscrições para este curso, com turmas nos dias de semana, à tarde ou à noite, e, também, aos sábados, com aulas que serão ministradas por três instrutores, amplamente capacitados pelo PBH: professores Handerson Leão (Foto), Jeferson Nobre e Geferson Moura. O Senai-Porto Alegre está seguindo todos os protocolos de segurança, incluindo o número limitado de alunos por turma, de 12 alunos atualmente.
Este Curso de Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado, com 32 horas-aula, é totalmente gratuito e foi criado especialmente para capacitar os técnicos de refrigeração de todo o país, já atuantes no mercado, por meio de parceria com as escolas técnicas, como o Senai Visconde de Mauá em Porto Alegre. O curso ocorre no âmbito do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH) que é coordenado pelo governo brasileiro, por meio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), e conta com a implementação da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.
Informações e inscrições:
Centro de Formação Profissional SENAI Visconde de Mauá – Porto Alegre (RS)
Telefone 0800 051 8555 ou WhatsApp (51) 3904-2615