Senai Porto Alegre forma novas turmas em Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado do tipo Janela e Mini-Split

O Centro de Formação Profissional SENAI Visconde de Mauá, localizado em Porto Alegre (RS), escola parceira do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), forma sua 15° turma no curso de Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado do tipo Janela e Mini-Split, neste mês de outubroe já está com inscrições abertas para mais uma turma em dezembro próximo e outra para o início dos trabalhos no próximo ano.

As perspectivas de desenvolvimento do curso são muito boas, segundo os gestores da entidade. “Refrigeração é o carro chefe dos nossos cursos de boas práticas, como esse do PBH. Esta parceria com o Ministério do Meio Ambiente e a GIZ é bem importante para nós. Está alinhada com o que entendemos de educação e formação profissional com consciência sobre o meio ambiente e aliada a novas tecnologias. Com esse curso nós conseguimos ampliar o nosso universo de alunos, atingindo os interesses de formação das empresas da área”, afirma Rafaela Lainer, gerente de operações que dirige a escola, atuando no Senai desde 2000.

Para que as informações sobre os cursos, que são gratuitos, cheguem de fato aos profissionais da área, o Senai Porto Alegre, além de utilizar seus meios de comunicação, como site, revista, etc., tem ampliado a parceria com empresas da área. “Temos demandas de empresas, por meio da Asbrav*, por profissionais alinhados com as boas práticas, em especial, na questão do respeito ao meio ambiente, e para supri-las, estamos realizando parceria para trazer esses profissionais para realizarem esse curso de qualificação do PBH. Tenho visitado cerca de três empresas por semana e com isso queremos trazer cada vez mais profissionais do mercado para realizarem esses cursos”, explica o coordenador técnico de educação profissional, Rogério da Silva Basso.

Boas práticas e consciência ambiental

Neste final de outubro, mais uma turma foi formada no Senai Porto Alegre, com aulas ministradas pelo professor Handerson Leão. “Tenho ministrado aulas desde o início desse curso, em 2018, e todas as turmas têm gostado muito do conteúdo, que une boas práticas e novas tecnologias, de forma muito fácil para serem empregadas no dia a dia de trabalho. Esse curso do PBH para nós professores do Senai é muito importante, porque ele supre a carência de informações de profissionais que estão no mercado operando e que ainda não tiveram acesso a esse conhecimento, por falta de formação. Desta forma, esse curso, que é gratuito, também é uma porta de entrada para outros cursos da nossa escola”, explica a professor Handerson.

 Nos cursos do PBH, o aspecto da maior conscientização é destacado pelos alunos, como um atrativo. “Eu vim fazer esse curso porque queria ter mais noções sobre recolhimento de gás e sobre como preservar o meio ambiente, já pensando em me especializar para dar um bom atendimento para os meus clientes. Quero dar um suporte ainda melhor para eles, falando o que eles podem fazer pelo meio ambiente, em termos de ações, de contratação de pessoal, que realmente recolham os fluidos, e que trabalhem corretamente seguindo as boas práticas”, explica William Tamara**, 39 anos, técnico e empresário da área, há 12 anos atuando na refrigeração.

Também com o objetivo de adquirir mais conhecimento e mais consciência ambiental, Carlos Eduardo Oliveira, que é funcionário da área de refrigeração da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre há sete anos, se inscreveu para realizar o curso, gostou muito e vai recomendá-lo a outros colegas de trabalho. “Gostei muito do curso. Eu aprendi na prática a trabalhar e agora estou correndo atrás dos cursos para me especializar, porque na Santa Casa tenho espaço para crescer, mas tenho que me qualificar. Lá no nosso trabalho nós já seguíamos boas práticas, como recolher o fluido, separar o fluido contaminado, etc., mas agora, com esse curso, sei melhor o porquê temos de fazer isso, a importância para o meio ambiente. A teoria estou aprendendo só agora. Eu já tinha ouvido palestras a respeito, mas no curso aprendemos com profundidade. No dia a dia, a gente se encontra em situações em que tem de resolver um problema e pode optar por soltar parte do fluido… Pensávamos: “Recolhe o que dá…” Agora não, sei que tenho de tomar muito cuidado e recolher tudo porque o dano causado ao meio ambiente com os vazamentos é enorme.”

Da mesma forma pensa Vilnei Ferreira Gomes, 58 anos, ex-funcionário público aposentado que desde 2015 entrou no ramo de refrigeração e se apaixonou pela área. “Eu já fiz vários cursos, mas deste eu gostei muito das boas práticas que aprendi de recolhimento, que eu não sabia. Agora vou alugar uma recolhedora. Vou comprar para mim uma garrafa e assim eu tenho condições de reaproveitar esse gás, que cada vez é mais caro. Se eu tenho guardado pra mim eu não preciso estar comprando e posso até baratear para meus clientes (o custo do trabalho)”.

Capacitação no Brasil

Até o final de setembro de 2019 foram capacitados no curso de Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado do Tipo Janela e Mini-Split 3.557 técnicos em todo o País, por meio do PBH. Este programa é coordenado pelo governo brasileiro, por meio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), e todos os projetos para o setor de serviços, como este curso, são implementados pela agência bilateral parceira do PBH, a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

Em Porto Alegre, nessa fase, da Etapa 2 do PBH, está prevista a capacitação de 400 técnicos em refrigeração. No país, no total desta fase (2017 a 2023), serão capacitados 9.238 técnicos em cursos de boas práticas para contenção de vazamentos em sistemas de ar condicionado e refrigeração comercial e em cursos para uso seguro e eficiente de fluidos alternativos de baixo GWP (Veja relação das escolas parceiras do PBH em: http://www.boaspraticasrefrigeracao.com.br/cursos).

Mais informações:

SENAI PORTO ALEGRE

Centro de Formação Profissional SENAI Visconde de Mauá

Av. Sertório, 473 – Porto Alegre (RS)

Nova turmas: 9 a 18 de dezembro de 2019 e 7 a 28 de março de 2020.

Fone: (51) 3904-2615
www.senairs.org.br

*Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação

**Confira depoimentos completos desses alunos do Senai Porto Alegre na nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/camadadeozonioerefrigeracaoeclima)