SENAI-RJ abre inscrições para novas turmas do curso gratuito de Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado

Os desafios impostos pela pandemia do Covid-19, desde março de 2020, continuam enormes neste início de 2021, em especial para todo o sistema educacional brasileiro. O Instituto Senai de Tecnologia Automação e Simulação, localizado no bairro de Benfica, no Rio de Janeiro (RJ), ultrapassando muitos destes desafios conseguiu formar 28 técnicos no curso gratuito de Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado do Tipo Janela e Mini-Split, entre novembro e dezembro de 2020. Os cursos seguem um procedimento rigoroso de segurança e saúde. (Na foto, em destaque, o instrutor Raphael da Gama Rodrigues, e seus alunos). Neste mês de fevereiro, a escola já inicia as aulas do Calendário 2021, com 4 novas turmas programadas, de no máximo 6 alunos cada, para terem aulas até março.

“Nossa escola é uma referência para toda a área de refrigeração no Brasil. No início de março do ano passado já estávamos com tudo pronto para iniciar os cursos de Boas Práticas, mas, infelizmente, por causa da pandemia, todas as atividades foram suspensas”, conta Bruno da Silva Viana, Técnico em Educação da área de Refrigeração e Mecânica do Sistema SENAI-FIRJAN. “Nós pudemos retornar com as aulas práticas somente em meados de outubro, e, imediatamente, organizamos novas turmas deste curso, que é tão procurado pelos profissionais da área. Fizemos turmas pequenas, seguindo os protocolos de segurança e saúde, com bancadas e equipamentos individuais, com álcool gel, medição da temperatura, e rigoroso controle de saúde diário (pelo aplicativo FIRJAN para alunos e professores)”, complementa.

Segurança: turmas menores

Esses cursos, realizados pelo Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), no âmbito das ações do Governo Federal, são indicados para técnicos em refrigeração com mais de três anos de experiência no mercado podendo se recapacitar nas boas práticas em sistemas de ar condicionado. Na maioria dos casos, eles são ministrados à noite, com o objetivo de facilitar a participação dos profissionais que trabalham durante o dia. “Agora, além dos cursos serem programados para no máximo 6 alunos (antes, o limite das turmas era de 15 alunos), eles são ministrados à noite, de segunda-feira a quinta-feira. Na sexta-feira não tem aula, porque é dia de descontaminação na escola”, explica Viana.

O Sistema FIRJAN-SENAI tem mais de 3 mil alunos, segundo Viana, que conseguiram, em sua maioria, ter Aulas Mediadas por Tecnologia, ou seja, monitoradas pelos professores em tempo real, mesmo durante os piores meses da pandemia em 2020. As aulas práticas desses cursos, de aprendizagem e qualificação, só puderam ser retomadas em outubro. Contudo, devido ao curso de Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado do PBH ser focado na requalificação profissional e sua metodologia exige aulas práticas e teóricas simultâneas para maximizar a aprendizagem, a escola só retornou com as aulas em outubro do ano passado.

“Nós queremos ser otimistas, neste estágio atual da pandemia, com as vacinas chegando ao país… e achar que agora poderemos continuar com as aulas pelo ano todo. Mesmo devagar, com turmas menores, mas formando técnicos que precisam muito deste conhecimento. Vamos trabalhar e com segurança!”, afirma Viana. Ele explica que, assim que forem finalizadas essas 4 primeiras turmas do ano, mais 4 serão lançadas, e assim, continuamente.

O otimismo na escola é redobrado, especialmente, porque o Instituto SENAI de Tecnologia Automação e Simulação é uma das duas escolas vencedoras da licitação para realização dos novos cursos do PBH. A segunda escola vencedora é a ETP de Curitiba-PR. Serão cursos, inéditos no País, para treinamento e capacitação de mecânicos e técnicos de refrigeração para uso seguro de CO2 e HC-290, em sistemas de refrigeração comercial. A previsão é que esses cursos possam ser iniciados no segundo semestre deste ano.

Cursos do PBH nos Estados

Os cursos de Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado do Tipo Janela e Mini-Split  acontecem em todas as 5 regiões do País, de Norte a Sul. Nesta situação de pandemia, cada escola define se pode ou não dar continuidade aos cursos (de acordo com a situação de saúde do seu município), sempre seguindo todos os procedimentos minuciosos de segurança e saúde, como o Sistema FIRJAN-SENAI. O curso, oferecido gratuitamente para aperfeiçoamento profissional de técnicos de refrigeração, faz parte da Etapa 2 do PBH. Este programa é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e implementado, em todo o Brasil, com o apoio técnico da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

Além do Rio de Janeiro, escolas técnicas de 14 unidades da federação são parceiras do PBH ministrando este curso: São Paulo (SP), Minas Gerais (MG), Bahia (BA), Maranhão (MA), Rio Grande do Norte (RN), Pernambuco (PE), Mato Grosso (MT), Goiás (GO), Amazonas (AM), Rondônia (RO), Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC), Paraná (PR) e o Distrito Federal (DF). Algumas escolas já ministraram e formaram todos os alunos previstos no contrato de parceria, como, por exemplo, o SENAI-SP e o IFBA Bahia, outras estão em fase de implementação do curso, como o SENAI-RJ.

Mais informações e Inscrições:

Instituto Senai de Tecnologia Automação e Simulação

Praça Natividade Saldanha, 19 – Benfica, Rio de Janeiro – RJ, 20911-210

Tel.: (21) 2587 – 4808ph