Em uma iniciativa inédita, o SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Norte, em parceria com o Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH)*, lançam uma turma piloto do curso, totalmente gratuito, de “MECÂNICA INSTALADORA E MANTEDENORA DE CONDICIONADORES DE AR SPLIT SYSTEM”, destinado exclusivamente para mulheres.
Já começaram as inscrições para a 1ª turma deste curso, com 160 horas. Há 30 vagas disponíveis para alunas com ensino médio completo e idade acima de 16 anos. As aulas acontecerão no horário vespertino, de segunda a sexta feira, das 13h30 às 17h30, na sede do CTGAS-ER em Natal (RN), de 18 de setembro a 16 de novembro de 2023.
“Nós mantemos um excelente relacionamento com o PBH, na capacitação de técnicos/as de refrigeração há alguns anos e agora surgiu essa proposta de fazermos este curso, só para mulheres e totalmente gratuito. Nesta parceria, o SENAI entra com a sua infraestrutura e a equipe de instrutores, com toda a parte pedagógica, e o Programa, por meio da GIZ (implementadora das ações no setor de serviços), entra em contrapartida com os insumos necessários para a realização do curso”, explica Amora Vieira Cavalcante, diretora do CTGAS-ER-Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis, que faz parte do HUB de Inovação e Tecnologia do SENAI – RN.
Pauta ESG
Segundo Amora Cavalcante, o propósito deste novo curso, que dependendo dos resultados poderá ser o primeiro de uma série, é atrair mais mulheres para o mercado da refrigeração, onde atuam predominantemente os técnicos homens.
Atualmente, apesar da participação feminina ter aumentado nas últimas décadas no setor de refrigeração, ainda está muito restrita às áreas administrativas e de vendas. No campo, nos serviços técnicos, a presença das mulheres ainda é tímida, com cerca de 8% de participação, porém crescente, porque mais empresas abrem vagas para o público feminino, em busca do equilíbrio de gênero e, por consequência, de mais eficiência e produtividade.
A sinergia na pauta de equilíbrio de gênero é total entre as entidades envolvidas neste projeto, o SENAI, o MMA e a GIZ. “Como o SENAI está trabalhando muito focado na pauta ESG (environmental, social and governance) e no pacto para inserção das Mulheres em Profissões Tecnológicas, a proposta deste curso de capacitação gratuito, com o apoio de nossos parceiros do Programa, surgiu também como uma oportunidade para divulgarmos esta nova profissão para as mulheres. Queremos que mais mulheres pensem na área de refrigeração e climatização como um campo de atuação profissional e queiram fazer carreira na área”, diz a diretora.
*O PBH é coordenado pelo Ministério de Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), e as ações no setor de serviços são implementadas pela Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.
Para mais informações e inscrições:
CTGAS-ER – Tel. (84) 98704-0482