O curso de Boas Práticas em Sistemas de Refrigeração Comercial, criado no âmbito do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), pela primeira vez foi ministrado para técnicos de refrigeração que enfrentam o grande desafio da ressocialização. A iniciativa de levar o curso a profissionais “reeducandos” foi da Escola Senai Sebastião Camargo, de Porto Velho, Rondônia, parceira do PBH, por meio de parceria com o Centro de Ressocialização Vale do Guaporé, também de Porto Velho, realizada neste segundo semestre.
Esse feito marcou o ano de 2021 para os cursos do PBH na escola, já que a pandemia dificultou a formação de técnicos, com cursos presenciais, durante o ano. A gerente da unidade SESI-SENAI-IEL Lagoa, de Porto Velho, Fabiana Amaral, destacou, durante a formatura de 15 técnicos* no Curso do PBH (além de outros alunos do curso técnico de “Instalador de Refrigeração e Climatização Doméstica” do Senai), a importância da parceria, como um trabalho de cidadania, para dar oportunidade de uma qualificação profissional para os reeducandos, que quando em liberdade poderão trabalhar em qualquer empresa de refrigeração e até mesmo se tornarem empreendedores.
“A educação, por si só, já é um grande feito na vida do ser humano, mas para aqueles que estão encarcerados, somando a questão da remição da pena por estudos, faz toda a diferença pra suas vidas”, afirma a instrutora do curso, Jossineide Oliveira e Silva, do SENAI-RO. “Dar aulas para os detentos foi uma experiência muito boa. Eles foram ainda mais participativos e respeitosos do que os técnicos que estão aqui fora e gostaram muito do curso, porque é uma conquista para suas vidas”, complementa. Segundo a instrutora, a direção do Senai gostou tanto da iniciativa que outros cursos profissionalizantes, como o curso Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado do Tipo Janela e Mini-Split do PBH, poderão ser ministrados na unidade no próximo ano para a capacitação desse público.
Cuidando do meio ambiente
O técnico Thiago Gomes Ribeiro afirma que gostou muito do curso do PBH, especialmente por aprender a trabalhar com refrigeração cuidando do meio ambiente. “Esse curso de Boas Práticas para mim tem uma importância muito grande, pois aprendi a como trabalhar, recolhendo fluidos para não degredar o meio ambiente. Assim o curso nos ensinou a economizar e a proteger o meio ambiente ao mesmo tempo”, resume. Também o técnico Gilson Carvalho comentou da importância do curso do PBH ministrado pelo SENAI para sua vida. “Além da qualificação profissional, aprendemos a proteger o meio ambiente. Com este trabalho teremos uma vida digna. Sou grato ao SENAI e a todos que se empenharam a nos ajudar.”
Segundo o policial penal Vitalino Francisco dos Santos Júnior, que atua no setor de projetos da unidade Vale do Guaporé voltados à reeducação, “o objetivo é proporcionar aos reeducandos cursos profissionalizantes e uma volta à sociedade com mudança de comportamento”. Ele acompanhou todas as aulas e ficou muito satisfeito com os resultados. “Ficamos muito satisfeitos com essa parceria com o Senai, que percebeu que essas pessoas são realmente merecedoras da chance de ter um curso de refrigeração e climatização de qualidade, e que preza pelo meio ambiente.”
O coordenador do projeto Vale do Guaporé ligado a reinserção social dos apenados, Valdir Castro de Oliveira, também ficou muito satisfeito com o resultado da parceria com o Senai. “Para nós ter cursos profissionalizantes como esse no nosso Projeto é muito importante. E foi com muita satisfação que fizemos essa parceria com o Senai. Esse curso trouxe um know-how de suma importância para os reeducandos, como profissionais, estarem ainda mais capacitados a voltarem a atuar nessa área, quando regressarem ao convívio social. Percebemos a qualidade na dinâmica do curso, nos materiais empregados nas aulas teóricas e práticas, além da dedicação dos instrutores. Tudo isso fez a diferença no aprendizado de cada um dos apenados”, afirmou.
Técnicos capacitados de Norte a Sul
O curso Boas Práticas em Refrigeração Comercial foi ministrado no âmbito da Etapa 1 (2011-2016) do PBH em 9 Estados, com 4.800 alunos formados. Agora, na Etapa 2 (2017-2023) está prevista a formação até 2022 de 1.238 alunos neste curso. Já o curso de Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado do Tipo Janela e Mini-Split, na Etapa 1 inicialmente contou com 100 alunos formados, pois seu maior foco é agora, na Etapa 2, quando estão sendo formados 7 mil alunos no total (veja relação das escolas parceiras do PBH em: https://boaspraticasrefrigeracao.com.br/cursos/). Em Rondônia, está prevista a capacitação de 350 técnicos em boas práticas de refrigeração e climatização.
Todo o trabalho do PBH é coordenado pelo governo brasileiro, por meio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), e todos os projetos para o setor de serviços, como os curso de Boas Práticas para Sistemas de Refrigeração Comercial e Ar Condicionado, são implementados pela agência bilateral parceira do PBH, a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.
Mais informações:
Senai Rondônia
Sra. Juliane Loubach Sordino
Tel: (69) 3217-9835
E-mail: Juliane.sordinho@fiero.org.br
* Reportagem com a colaboração da Imprensa Senai e da instrutora Jossineide Oliveira e Silva.