Depois do recesso desde março, devido à pandemia do COVID-19, a escola SENAI, localizada em São José (SC), na região metropolitana de Florianópolis, voltou a ministrar o curso “Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado do Tipo Janela e Mini-Split”, gratuito, com carga horária de 32 horas de aulas práticas e teóricas, realizado no âmbito do Projeto para o Setor de Serviços do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH).Até o final do ano a escola formará três turmas, totalizando 32 técnicos capacitados. Para 2021, a proposta da escola é superar a marca de 2019, quando 96 técnicos foram formados neste curso, e chegar a 140 alunos capacitados.
“Em setembro, com a permissão de retorno às aulas presenciais dos cursos livres, pudemos voltar a ministrar esse curso, que é muito valorizado por todos os técnicos de refrigeração que o fazem. A média de avaliação deste curso, pelos alunos, é altíssima: 9.8”, afirma Ricardo Máximo Anzolin, coordenador de Educação Básica e Profissional do SENAI Grande Florianópolis. O curso é ministrado pelos especialistas (professores) do SENAI São José: Fabrício Lohn e João Ramiro Soares Neto.
A boa retomada do curso neste final de ano estimula previsões de aumento de turmas no próximo ano. “Este ano, com a suspensão das aulas, não pudemos formar todas as turmas que planejamos. Para 2021, o cenário é outro. Temos boas perspectivas para recuperar esse tempo perdido. Nossa estratégia é ampliar as turmas de técnicos, ministrando esse curso também em outras unidades do estado e realizando cursos in company, por meio de parcerias com empresas do setor de refrigeração. É claro que tudo isso ainda depende das ações de combate à pandemia, da liberação de uma vacina, mas estamos otimistas porque hoje nosso estado e o Sistema FIESC se prepararam bastante para a volta das atividades com muita segurança”, explica.
O Sistema SENAI de Santa Catarina, de acordo com o coordenador, criou protocolos rígidos para a volta das aulas presenciais nas escolas, dando toda a segurança aos alunos e professores, mesmo com a pandemia em curso (o número de mortes em Santa Catarina ainda é considerado alto pelas autoridades de saúde). “Nós seguimos protocolos rígidos nas nossas escolas, preservando e monitorando continuamente a saúde de nossos professores e alunos”, explica, complementando: “O Sistema SENAI durante a pandemia superou diversos desafios e, inclusive, criou Planos de Contingências, com protocolos e procedimentos de saúde e segurança para indústrias, como a da construção civil, por exemplo, poderem retornar às atividades com segurança no nosso estado”.
Aos poucos, as aulas dos cursos realizados no âmbito do PBH estão sendo retomadas, pelas escolas parceiras, em todo o País. Além de Santa Catarina, onde está prevista a capacitação de 400 técnicos, esse curso está sendo ministrado em vários estados (veja escolas parceiras em: http://www.boaspraticasrefrigeracao.com.br/cursos).
O PBH é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e as ações para o setor de serviços, como o curso de boas práticas para sistemas de ar condicionado, são implementados pela agência bilateral parceira do PBH, a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.
Mais informações e inscrições:
SENAI SC
Pelo site: https://forms.gle/Us8HaADmZKDnCVoz9
Pelos telefones:
Recepção SENAI São José: (48) 3381-9200
Mercado SENAI São José: (48) 3381-9201