SENAI SANTO AMARO, em Recife-PE, forma turma exclusiva de mulheres do curso de Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado do tipo Split

Mais turmas masculinas, femininas ou mistas dos cursos do PBH, de climatização e refrigeração comercial, estão previstas para 2025.

Em parceria com o Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), a Escola Técnica SENAI SANTO AMARO, situada em Recife (PE), realizou de 11 a 25 de novembro a primeira turma totalmente feminina do curso de “Boas Práticas para melhor Contenção do HCFC-22 em Sistemas de Ar Condicionado do tipo Split”, no período noturno (foto acima com alunas da aula inicial).

A iniciativa desta turma também contou com o apoio do Sindicato da Indústria de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar do Estado de Pernambuco – SINDRATAR, que apoiou a divulgação do curso para seus associados e realizou a captação das alunas.

ODS 5

Segundo Mercia Rodrigues Farias da Silva, gerente escolar, o SENAI lançou o projeto do Pacto Global em 2023, em Pernambuco, e com esse projeto o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de gênero foi escolhido (ODS 5), ou seja, como ela diz: “Nossa proposta é trabalhar pela inclusão do gênero feminino na indústria e no mercado de trabalho”.

O objetivo de gênero do sistema SENAI encontrou total sinergia com o PBH, programa coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com implementação pela Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, que apoia a realização de turmas femininas nos cursos de Boas Práticas em Refrigeração do PBH em todas as escolas parceiras e com diversas  turmas femininas ou mistas realizadas até agora (mais de 15 mil alunos e alunas formados e cerca de 1 mil alunos/alunas formados/as no SENAI SANTO AMARO).

“Diante do projeto focado na ODS 5, e tendo a parceria com o PBH, por meio da GIZ, com cursos gratuitos para o setor de refrigeração, que é um dos mercados mais aquecidos aqui em Pernambuco na atualidade, a nossa escola propôs ao SINDRATAR, durante o mês do Outubro Rosa, a parceria para fazer uma turma exclusiva para mulheres”, conta a gerente Mércia Silva.

“O Sindicato prontamente aceitou nossa proposta. Com isso, nós tivemos o prazer de realizar essa turma neste final de ano de 2024. E nossa parceria continua, pois planejamos continuar a formar novas turmas femininas em 2005, além das turmas masculinas ou mistas”, complementa.

Alunas dedicadas

A turma feminina teve como instrutor José Rogério da Silva Júnior, que ficou impressionado com a dedicação das alunas durante as aulas. “Elas se saíram muito bem em todas as etapas do curso e tiveram o maior interesse de aprender, em especial sobre os vazamentos de fluidos refrigerantes e seus efeitos no meio ambiente. Elas acharam muito importante as orientações para reutilizar fluidos das máquinas, quando deslocadas, por exemplo. Isto é muito importante, porque a ação delas em processos de orientação/fiscalização dos trabalhos dos técnicos durante o transporte e instalação pode ajudar e muito a reduzir vazamentos”, afirma o instrutor.

 

Parceria de sucesso

A parceria entre o SENAI e o SINDRATAR, em Pernambuco, para promover a turma feminina do curso do PBH foi um sucesso. Esta é a avalição de Roberta Sales Martins, diretora financeira do Sindicado e, também, empresária e aluna do curso. “Acho essa iniciativa muito importante, pois existem muitos cursos e eventos para os homens na refrigeração, mas ainda são poucas as ações para mulheres. Aqui no Nordeste, em especial, somos muito carentes deste tipo de iniciativas.  E iniciativas como essa têm de existir cada vez mais”, afirma.

O SINDRATAR-PE incentivou as inscrições das alunas. “Nós fizemos pesquisas nos grupos de associados e, também, em grupos de mulheres no setor AVAC-R. Eu faço parte do GRUPO ELAS NORDESTE (40 participantes). Esse grupo tem as mesmas finalidades do ELAS AVAC-R (268 participantes), que tem abrangência nacional. Então, além da pesquisa, fizemos prospecção de alunas nos dois grupos. Um mês antes do curso, tivemos a adesão inicial de 18 mulheres e muitas outras interessadas.”

Com isso, o desafio em obter a participação feminina nesta turma de final de ano foi vencido. “Talvez pela incompatibilidade de horário (foram turmas à noite) se inscreveram de fato 11 mulheres e tivemos oito concluindo. Mas para nós isso já foi um resultado muito bom, porque tivemos uma iniciativa semelhante com o SENAI SANTO AMARO no ano passado (curso de refrigeração comercial) e naquela época cinco alunas concluíram”, explica.

Segundo Roberta Martins que é, também, diretora administrativa-financeira do grupo Friomaq & ACR Comercial (empresas associadas ao SINDRATAR-PE), todas as alunas ficaram muito satisfeitas com o curso. “Todas, como eu, adoraram o curso, porque ele abre outro patamar de conhecimento. Possibilitando questionarmos alguns procedimentos junto aos mecânicos, desde o orçamento até a operação, visando as boas práticas em refrigeração”, afirma.

A diretora do SINDRATAR-PE também elogiou muito o trabalho do instrutor e dos professores do SENAI SANTO AMARO, em geral. “O bacana é que o professor José Rogério, assim como outros da escola, como o professor Ricardo Cavalcante, com quem fiz outro curso, nos incentivou muito durante todo o curso. Como eles dizem, nós mulheres podemos fazer qualquer coisa na oficina, sem receio, depois que aprendemos as boas práticas em refrigeração. Podemos cortar tubos, fazer uma instalação, entre outros. São professores, como eles, que conseguem nos deixar à vontade, nos passar os conhecimentos, com boa didática, linguagem coloquial e tranquilidade, para que a gente entenda, num ambiente inclusivo”, afirma. (Veja foto acima, com Roberta, em primeiro plano, e ao fundo as outras alunas formadas e os professores José Rogério e Ricardo).

Mais informações e inscrições

Para mais informações e inscrições de alunos e alunas nos cursos gratuitos de Boas Práticas para Melhor Contenção de HCFC-22 em Sistemas de Refrigeração Comercial e Boas Práticas para Melhor Contenção de HCFC-22 em Sistemas de Ar Condicionado do tipo Janela e Mini-Split contatar:

ESCOLA TÉCNICA SENAI SANTO AMARO

Av. Norte Miguel Arraes de Alencar, 539, Santo Amaro

CEP 50.040-200 – Recife – PE

SAC: 0800 600 9606 | www.pe.senai.br

Conheça também os cursos e as escolas parceiras no país.

 

Reportagem de Susana Ferraz, consultora de comunicação integrada da GIZ_PBH (Sete Estrelas Comunicação).