As aulas na Escola SENAI Oscar Rodrigues Alves, localizada no bairro do Ipiranga, em São Paulo (SP), do curso gratuito de Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado do Tipo Janela e Mini Split, realizado no âmbito do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), do governo federal, já começaram neste mês fevereiro, com duas turmas, e as inscrições estão abertas para novas turmas a partir de março.
A perspectiva do Senai-SP é formar no ano 1.159 alunos, completando os 1.300 previstos nesta fase. No ano passado, a escola, que voltou a ministrar o curso do PBH em meados de setembro, formou 141 alunos. Para atingir a meta, o Senai-SP está investindo na divulgação do curso. “Criamos uma página especial no Portal Senai-SP para facilitar as pré-inscrições dos alunos e também ampliamos a divulgação por meio das mídias digitais: Instagram, LinkedIn, Facebook e, recentemente, criamos também um novo canal no Telegram”, afirma João Manoel Delcidio Carvalho, orientador de prática profissional do Senai-SP.
A escola iniciou as aulas em fevereiro com uma turma aos sábados e uma à noite, mas o interesse dos técnicos pelo curso vem crescendo após a ampliação da divulgação e já há uma lista de pré-inscritos para novas turmas. “A partir de março nossa expectativa é criar mais de uma turma por período. Especialmente aos sábados, planejamos criar duas a três turmas, com 16 alunos cada”, afirma Delcídio. Durante a semana, segundo ele, a escola tem disponibilidade para realizar os cursos pela manhã, tarde e à noite, dependendo da demanda. “Quando a gente mostra aos alunos a importância do curso, com foco em boas práticas, os olhos deles brilham. Eles vêm até a escola, fazem o curso e ficam muito satisfeitos. Muitos dos alunos acabam se matriculando em outros cursos do Senai, o que é muito importante para nós”, afirma o orientador.
Primeira turma do ano
O Senai-SP, de acordo com Delcidio, colocou um time de peso de instrutores para ministrarem o curso gratuito de Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado do Tipo Janela e Mini Split, todos capacitados no “Treinamento dos Treinadores”, realizado pelo PBH: André Luiz Octaviano e Fábio da Silva Veloso, ambos instrutores das primeiras turmas com aulas em fevereiro; além de: Faustino Tudda, Thassio Ramalho dos Santos e Alan Ferreira da Silva, previstos para darem aulas a partir de março.
“Esse curso do PBH é muito bom. Os alunos estão empolgados e ansiosos por conhecer as boas práticas e aprender a como evitar vazamentos de fluidos refrigerantes, o que traz economia para o profissional e, ao mesmo tempo, ajuda a cuidar do meio ambiente”, afirma Veloso, instrutor da primeira turma do ano (foto). “Essa primeira turma, por exemplo, tem muitos técnicos experientes, muitos com mais de três anos no mercado, incluindo dois empresários, um deles engenheiro civil, que vieram fazer o curso para levar as boas práticas às suas empresas.”
Os empresários da primeira turma do ano, citados por Veloso, são Alexandre Ryuji Ito, da Itopro, e Delvo José Pinto Júnior, da Dorata Construção e Manutenção. Ambos afirmam que aprenderam muito com o curso do PBH. “Fazendo este curso (o quarto curso no Senai-SP) aprendi muito e além disso fiz ótimos contatos com outros técnicos. Já consegui contratar 4 profissionais para a minha empresa, em uma nova área de manutenção que estamos criando”, afirma o engenheiro Delvo, que atua em redes de supermercados como GPA, Assai, Tenda, Roldão, entre outras. Já Alexandre, da Itopro, que atua com sua empresa de manutenção de ar condicionado há cinco anos, atendendo clientes como a Universidade de São Paulo (USP) e diversas prefeituras, afirma que o conhecimento de boas práticas está sendo muito útil para o seu trabalho e que enviará outros técnicos da sua empresa para fazerem o curso.
Para o instrutor Fábio Veloso, esses dois exemplos dos empresários, assim como outros, evidenciam a importância do curso de Boas Práticas do PBH, e mostram que os técnicos, ao fazerem o curso no Senai, abrem uma série de oportunidades profissionais para suas carreiras.
Programa federal
O objetivo do PBH, por meio deste curso e de outros projetos, é reduzir o consumo de HCFC-22 no setor de serviços no Brasil. O programa é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e as ações para o setor de Serviços, como o Curso de Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado do Tipo Janela e Mini Split são implementadas em todo o país pela Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, agência implementadora bilateral, em cooperação com escolas técnicas parceiras de todo o País.
Mais informações e pré-inscrições:
Escola SENAI Oscar Rodrigues Alves
Rua Mil Oitocentos e Vinte e Dois., 76 – Ipiranga – São Paulo – SP
Telefone: 11 2065-2810
Portal SENAI-SP – Boas Práticas em Condic. de Ar Compacto e Split