O SENAI Taquaralto formará esta turma (foto) no curso do PBH, no dia 24 de abril, e já deve iniciar outra turma na sequência.
Mais uma turma, com 15 alunos/as, do curso de “Boas Práticas para Melhor Contenção do HCFC-22 em Sistemas de Ar Condicionado do tipo Janela e Mini-Split”, será formada em Palmas (TO), no Centro de Formação Profissional João Ribeiro – SENAI Taquaralto. As aulas noturnas desta turma de técnicos/as começaram no dia 7 e vão até o dia 24 de abril deste ano.
Ao todo, o SENAI-TO, nas unidades Taquaralto e Araguaína, tem como meta formar 300 alunos neste curso, com duração de 32 horas, sendo 30% teórico e 70% prático; e ainda dispõe de 109 vagas (nas duas escolas), para turmas a serem realizadas até junho deste ano (54 vagas só no SENAI Taquaralto).
As aulas de capacitação, totalmente gratuitas, ocorrem no âmbito do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), e implementado pela Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.
Parceria importante
Segundo Marcia Rodrigues de Paula, diretora do SENAI-TO, que tem cinco unidades no estado, além de mais cinco unidades móveis, a área de refrigeração está em plena expansão no Tocantins e, por isso, essa parceria com o PBH é tão importante.
“Para nós é um privilégio fazer parte de um programa tão importante como é o PBH. Um programa de governo que tem o compromisso com a produção e com a sustentabilidade. Num primeiro momento da implantação dos cursos, nós focamos na capacitação dos ex-alunos, mas na sequência já oferecemos o curso para formação dos profissionais autônomos e das empresas da região”, explica a diretora. “Os técnicos gostam muito desse curso, pois entendem que ele provê conhecimentos para a permanência e ascensão deles na atividade”, afirma.
Essa parceria também foi muito elogiada por Stefanie von Heinemann, consultora e gerente de projetos da GIZ, durante visita técnica à escola (foto abaixo). “Para nós é muito importante essa parceria com o SENAI, em Tocantins. E ficamos felizes em saber que os cursos estão sendo muito bem implementados, com todo apoio da direção e dos instrutores, e que a escola inclusive está investindo na revitalização do laboratório de refrigeração (prevista para finalizar em março de 2026) e está aberta para realizar outros cursos do programa.”
Na foto, da dir. para a esq.: Neuzeli Santos, gerente SENAI-CETEC-Palmas; Kavany Pereira, coord. pedagógica SENAI-Taquaralto; Jonatas Oliveira, instrutor SENAI-Taquaralto; Patrícia Vaz, gerente SENAI-Taquaralto; Stefanie von Heinemann, consultora da GIZ; Márcia de Paula, diretora SENAI-TO; Simone Carvalho, agente educação SENAI-Taquaralto; Ana Macêdo e Susana Ferraz, ambas da equipe da GIZ.
Implantação dos cursos
A gerente da unidade do SENAI Taquaralto, em Palmas (TO), Patrícia Rebelo Vaz, confirma que este curso de qualificação do PBH tem uma excelente aceitação por parte dos profissionais e atrai o interesse inclusive de jovens. “Percebemos recentemente o interesse nesse curso pelos jovens que já atuam no mercado com suas famílias, como um pai ou um tio. Por isso, agora também vamos ofertá-lo para os jovens com mais de 16 anos que também fazem o curso de mecânico de refrigeração (com 180 horas) da escola, como o CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) da Refrigeração permite. O certificado do curso de Boas Práticas do PBH vai fazer a diferença para esses jovens, que podem crescer e se desenvolver na profissão”, afirma.
O instrutor, Jonatas Oliveira, que há cinco anos trabalha no SENAI, explica que a área de refrigeração e climatização tem crescido muito no estado de Tocantins, que é considerado um dos mais quentes do país. Contudo, como diz, “ainda falta conscientização nas boas práticas de refrigeração, especialmente na área de ar condicionado doméstico, daí a importância do trabalho realizado pelo SENAI e deste curso de boas práticas do PBH, que é muito bom, pois facilita o acesso dos técnicos ao conhecimento”.
Oliveira diz ainda que os profissionais da região estão bem ansiosos com as novidades tecnológicas da área. “Primeiro, tinham receio da tecnologia ´inverter´, mas agora já conhecem e sabem trabalhar. No momento estão preocupados com a vinda dos fluidos inflamáveis. O R-32 já está aí e é levemente inflamável, mas vão chegar outros, com o R-290, o propano, que traz maior eficiência energética, mas é inflamável. Portanto, todos estão bastante preocupados com isso e ficam mais propensos a quererem aprender bem as boas práticas em refrigeração, para, como digo, estarem preparados para as mudanças que virão.”
Depoimentos de alunos
Na sequência, veja depoimentos de três alunos da turma do curso de Boas Práticas para Melhor Contenção do HCFC-22 em Sistemas de Ar Condicionado do tipo Janela e Mini-Split que será formada em 24 de abril. Além do curso de Boas Práticas, os alunos dessa turma também iniciaram o curso de Técnico de Refrigeração na escola, em fevereiro deste ano, que tem dois anos de duração.
Jean da Silva Ribeiro, 49 anos, técnico em refrigeração
“Fui metalúrgico por 22 anos e, quando precisei mudar de área, optei pela refrigeração. Estou há doze anos atuando como técnico, sozinho ou com parceiros. Hoje tenho uma empresa, e minha oficina. Trabalho eu e minha esposa. Mas minha filha e meu genro trabalham na área também. Nós abrimos há 6 meses uma loja de vendas de peças de refrigeração e climatização, a Leoni Refrigeração. Eles vendem os equipamentos e eu instalo. Está indo muito bem e tem de tudo para dar certo! Eu sei o básico, mas sei que preciso de mais técnica, por isso, estou fazendo esses dois cursos aqui no SENAI. Acho o curso do PBH excelente, quem dera a gente tivesse a cada dois anos um curso desse. É como falo para os meus colegas, temos o melhor professor do Brasil na área, o Jonatas! Ele é ótimo. Temos a melhor oportunidade para aprender e ter sucesso.”
Flávio Rodrigues Pereira, 33 anos, técnico de refrigeração
“Comecei na refrigeração em 2014, incentivado pelo meu irmão que já atuava na área. Antes era metalúrgico. Agora já trabalho como técnico e quero me especializar mais ainda na área e, por isso, estou estudando aqui no SENAI. Hoje trabalho para uma empresa, na instalação e manutenção, e tenho meus clientes próprios, no final de semana. Estou gostando muito do curso de Boas Práticas porque aprendo muito. A gente aprende a trabalhar corretamente e com cautela. O professor vai explicando e nós vamos aplicando na oficina, evitando vazamentos e recolhendo os fluidos, sem agredir o meio ambiente. É muito bom, é 10! Já vou colocar meus conhecimentos em prática e quero adquirir uma recolhedora. E, meu irmão, quando falei dessa prática, também ficou interessado e vai vir também fazer o curso.”
Jardel Vilarindo Pereira, 26 anos, técnico em refrigeração
“Eu trabalho com um amigo, que é um irmão para mim. Ele fez o curso aqui no SENAI e me indicou. Fazemos serviços de manutenção e instalação de equipamentos de ar condicionado. É meu segundo trabalho, porque também atuo com segurança privada. Mas, agora, quero me dedicar mais à refrigeração, ela é o futuro para mim e para minha família. Em cinco anos eu quero montar meu próprio negócio. Vou comprar minhas ferramentas pouco a pouco até conseguir. Gosto muito do curso do PBH. Tem muitos profissionais que têm uma bagagem extensa e não têm esse conhecimento. E, hoje, precisamos explicar tudo para o cliente. Temos de falar tudo detalhado e esse curso ajuda e muito, porque aprendemos também a cuidar do meio ambiente.”
Inscrições e informações
SENAI Taquaralto – WhatsApp (63) 3229-5770
Saiba mais sobre o programa e os cursos de Boas Práticas em Refrigeração nas 5 regiões do Brasil, incluindo o novo curso sobre fluidos inflamáveis: https://boaspraticasrefrigeracao.com.br/cursos/
Por Susana Ferraz, consultora de Comunicação da GIZ para o PBH (jornalista responsável pelos conteúdos neste website e nas mídias sociais).
Leia, siga e compartilhe!
Confira também nossos conteúdos nas redes sociais, que contam com o apoio operacional de Ana Paula Macedo, assessora técnica-administrativa júnior da GIZ, que também participou da visita técnica à escola.
Instagram https://www.instagram.com/boaspraticasrefrigeracao/
Facebook https://www.facebook.com/boaspraticasrefrigeracao/
#boaspraticasrefrigeracao #cursospbh #sustentabilidade #clima #refrigeração #climatização #fluidosrefrigerantes