Depois de formar 175 alunos em 2019 e 2020 no curso gratuito de Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado do tipo Janela e Mini-Split, a Escola Senai, localizada em Toledo, no Oeste paranaense, está conseguindo driblar os desafios da pandemia neste ano. A escola, parceira do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), está utilizando de várias estratégias para abrir novas turmas e melhorar a captação de alunos no estado. Umas das estratégias adotadas é fortalecer a parceria estabelecida com a empresa Dufrio, que tem filial em Curitiba.
Entre março e maio deste ano a escola formou quatro turmas do curso de Boas Práticas em Sistemas Ar Condicionado, sendo duas em Toledo, na sua sede, e duas, em Curitiba, na sede da Dufrio, totalizando 44 alunos. Neste mês de junho, duas turmas, com 12 alunos cada, realizam o curso de Boas Práticas em Refrigeração Comercial. A expectativa da escola é ter três turmas por mês dos cursos do PBH, especialmente na capital, a partir de julho.
“Por causa dos efeitos da pandemia, este primeiro semestre foi bastante conturbado. Nós queríamos muito iniciar as aulas destes cursos em fevereiro, mas só foi possível em março. Enfrentamos fases difíceis, a exemplo do que aconteceu no ano passado, mas conseguimos desenvolver um bom trabalho, com as aulas sendo dadas também em Curitiba, por meio da parceria entre o Senai e a Dufrio”, explica o instrutor Marcelo Hegele.
Segundo o professor, essa parceria tem sido muito positiva. “A opção que fizemos na parceria com a Dufrio em Curitiba foi excelente, porque a carência de cursos como esse é grande em Curitiba e região metropolitana. A Dufrio tem ótimo acesso aos técnicos, pois é uma referência nacional em refrigeração, e, por isso, nos ajuda na divulgação e nas inscrições, facilitando a organização das turmas”, afirma.
A parceria, para viabilizar os cursos de Boas Práticas do PBH, é vista pela Dufrio como mais uma das ações que a empresa realiza em apoio aos profissionais, já que eles são parte importante da cadeia de valor em refrigeração e climatização. “Para nós é de total importância essa parceria com o SENAI Toledo em vários aspectos, como o aspecto social e o ambiental. Social, porque acabamos auxiliando essa rede de instaladores que muitas vezes aprendem o trabalho na prática, sem treinamento específico. Com esses cursos do PBH, esses profissionais aprendem a ser mais eficientes e a evitar vazamentos de fluidos, o que é muito bom para o meio ambiente. Por outro lado, essa parceria nos traz também boa visibilidade perante os nossos clientes, técnicos em refrigeração, o que é muito bom para nós”, comenta o CEO da empresa, Guillermo Zanon.
A Dufrio vem investindo na divulgação dos cursos. Optou-se por fazer um trabalho de mais amplitude, além da divulgação na sede, por meio da equipe de vendas, com banners, etc.. O departamento de marketing, na matriz, em Porto Alegre, está realizando anúncios geolocalizados nas páginas oficiais da empresa no Instagram e no Facebook, promovendo bem os cursos. Com isso, hoje, a divulgação é maciça em Curitiba e região metropolitana, atraindo cada vez mais alunos.
A Dufrio disponibilizou uma grande área para ministrar os cursos na sua sede de Curitiba, que possui um grande auditório, para as aulas teóricas, e um amplo laboratório, onde o Senai organizou todos os equipamentos e acessórios. Como explica o professor Hegele: “No laboratório organizamos seis bancadas e, por isso, as turmas têm no máximo 12 alunos. Durante as aulas, seguimos todos os protocolos de segurança (máscara, álcool gel, etc.). Também por medida de segurança, procuramos agrupar os técnicos por afinidade durante os trabalhos. Tivemos nos grupos pai e filho ou irmãos trabalhando juntos, ou ainda profissionais que atuam em uma mesma empresa”.
Perspectivas 2º Semestre
O professor Hegele está otimista com a continuidade das aulas dos cursos do PBH no segundo semestre. “Eu acredito que agora as aulas vão deslanchar, pois o próprio governador do Paraná já divulgou que todas as pessoas acima de 18 anos estarão vacinadas até setembro. Os professores já começaram a ser vacinados. Eu mesmo já tomei a primeira dose. Ainda neste mês de junho devemos formar duas turmas, com 12 alunos cada. E nossa estimativa é conseguir realizar três turmas por mês a partir de julho. Assim poderemos recuperar parte do tempo perdido, devido às restrições”, afirma.
Segundo o professor, os técnicos elogiam muito estes cursos. “Os alunos têm nos transmitido um excelente feedback dos cursos. A dinâmica de aulas teóricas conjugadas com aulas práticas é o ponto forte. Muitos alunos ficam impressionados com seu próprio aprendizado e comentam que já fizeram outros cursos, mas que só aprenderam na teoria. As turmas são diversificadas, com alunos jovens, convivendo com alunos mais experientes, como um profissional de mais de 64 anos, que foi meu aluno recentemente. A maioria das turmas é formada por homens, mas tivemos, também, alunas mulheres. Na penúltima turma, tive duas alunas, técnicas que atuam na área faz bastante tempo”, explica.
Os cursos de Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado do tipo Janela e Mini-Split e Boas Práticas em Refrigeração Comercial fazem parte da Etapa 2 do PBH, programa coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, e implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH. Com o Senai Toledo (e parceiros) está prevista a capacitação de 560 técnicos em refrigeração no Paraná. No país, no total da Etapa 2 (2017 a 2023), serão capacitados 9.238 técnicos em cursos de boas práticas para contenção de vazamentos em sistemas de ar condicionado, refrigeração comercial e em cursos para uso seguro e eficiente de fluidos alternativos de baixo GWP.
Veja relação das escolas parceiras do PBH em: http://www.boaspraticasrefrigeracao.com.br/cursos.
Mais informações e inscrições:
SENAI TOLEDO – Fone: (45) 3379-61650
DUFRIO – Fone: (41) 3204-3995