O Sesi Senai Jardim Colorado, em Goiânia (GO), escola parceira do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), forma sua quinta turma no curso de Boas Práticas em Sistemas de Ar condicionado do tipo Janela e Mini-Split, neste mês de abril. As perspectivas de desenvolvimento do curso para o ano são muito boas, segundo o diretor da unidade, Marcos Mariano: “Nosso objetivo é formar duas turmas por mês este ano. Para isso, estamos divulgando bastante o curso em empresas e fornecedores da área. Os resultados obtidos têm sido muito positivos.”
As cinco primeiras turmas do curso — primeira turma formada em novembro do ano passado e as demais de fevereiro até abril — atraíram especialmente profissionais autônomos, mas, a tendência, de acordo com o diretor, é que mais profissionais ligados a empresas realizem o curso. “A demanda das empresas tem sido muito boa, porque há muita carência de profissionais qualificados. Já firmamos algumas parcerias pelas quais vamos criar turmas exclusivas para atender os técnicos-funcionários das empresas”, explica.
Uma das parcerias da escola acaba de ser fechada com a empresa Termosul Ar-Condicionado, do empresário Edson Arroio Júnior. “Fiquei sabendo do curso pela área de licitação do Sesi Senai, pois trabalho com o ‘Sistema S’ há muitos anos prestando serviços justamente nessa área de manutenção de aparelhos de ar condicionado. Logo que me recomendaram trazer meus funcionários, já me interessei”, diz.
Edson Júnior informa que trabalha na área há 30 anos, sendo 26 deles com empresa própria, que é autorizada de diversas marcas de equipamentos, e conta com 30 técnicos que irão realizar o curso. “Antigamente, as indústrias fornecedoras de equipamentos ofertavam vários cursos, mas hoje não. Estamos muito carentes de treinamentos de qualidade como esse. Só o Senai para dar essa força para nós…”, afirma.
Segundo o empresário, a falta de capacitação profissional dificulta muito os trabalhos. “A gente costuma fazer treinamentos de seis em seis meses na empresa, sobre uso de EPIS, prevenção de acidentes, manutenção… nós mesmos ensinando ou por vídeos. Mas, curso presencial como esse, não. A gente tem muita carência. Eu também vou fazer. Estou ansioso para iniciar o curso. Mesmo tendo bastante experiência na área, a gente precisa se reciclar sempre”, afirma.
O empresário explica ainda que a sua empresa, a Termosul, já utiliza algumas das boas práticas, como o recolhimento de fluidos (atendendo a empresas com ISO e que assim exigem), mas mesmo assim ainda tem muita carência de conhecimento de ponta. “O mercado está evoluindo, precisamos das boas práticas. Hoje tem os aparelhos Inverter e sistemas VRF. A gente tem de se reciclar para saber lidar com tudo isso direito e não deixar o fluido escapar (para o meio ambiente).”
Bons resultados
Um ponto de destaque deste curso, que proporciona melhores resultados na capacitação, é que ele é ministrado por instrutores com boa experiência na área e que foram capacitados pelo projeto, com novos materiais e novos equipamentos cedidos às escolas parceiras. No Sesi Senai Goiânia, o instrutor das turmas, cujas aulas acontecem de segunda a sexta-feira, à noite, é Lucimar Rodrigues, com nove anos de experiência na área e seis anos de Sesi-Senai. O professor avalia muito bem o andamento das aulas. “O interesse dos alunos é muito grande no curso. Eles estão gostando bastante, porque aprendem coisas que não sabiam e melhoram práticas que já conhecem. O curso é muito bom, as apostilas, os equipamentos… tudo, e a nossa estrutura de trabalho aqui também é muito boa.”
Segundo o professor, os técnicos têm aproveitado muito bem os conhecimentos, em especial as boas práticas que evitam vazamentos de fluidos frigoríficos no meio ambiente. “Eles aprendem a como fazer um flange direito, as técnicas de brasagem, com as ferramentas certas… Além de executar um bom trabalho, eles também aprendem as formas corretas de recolhimento e reciclagem de fluidos, para não prejudicar o meio ambiente. Eles saem do curso conscientes de que precisam empregar as boas práticas e não deixar de forma alguma os fluidos vazarem”, explica o professor.
Capacitação no Brasil
Até o final de 2018 foram capacitados no curso de Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado do Tipo Janela e Mini-Split 2.246 técnicos em todo o País, por meio do PBH. Este programa é coordenado pelo governo brasileiro, por meio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), e todos os projetos para o setor de serviços, como este curso, são implementados pela agência bilateral parceira do PBH, a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.
Em Goiânia, na Etapa 2 do PBH, está prevista a capacitação de 400 técnicos em refrigeração. No país, no total desta fase de 2017 a 2023, serão capacitados 9.238 técnicos em cursos de boas práticas para contenção de vazamentos em sistemas de ar condicionado e refrigeração comercial e em cursos para uso seguro e eficiente de fluidos alternativos de baixo GWP (Veja relação das escolas parceiras do PBH em: http://www.boaspraticasrefrigeracao.com.br/cursos).
Mais informações:
Escola SESI SENAI Jardim Colorado
Tel. (62) 3522-7104
E-mail: sesisenaicolorado@sistemafieg.org.br
Rua SC 29. Quadra 24, Bairro Jardim Colorado
Goiânia (GO)