“Treinamento de Treinadores do curso de Refrigeração Comercial” reúne instrutores de quatro estados no SENAI em Recife-PE

A Escola Técnica SENAI SANTO AMARO, situada em Recife, sediou uma importante edição do Treinamento de Treinadores do Curso de Boas Práticas para Melhor Contenção de HCFC-22 em Sistemas de Refrigeração Comercial, de 25 a 29 de junho passado.

O treinamento, que contou com nove instrutores de quatro estados: Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rondônia, ocorreu no âmbito do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com implementação pela Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

“Estamos muito felizes com a realização deste treinamento aqui na nossa escola. Essa parceria é muito importante para nós”, afirmou Mercia Rodrigues Farias da Silva, gerente escolar do SENAI SANTO AMARO, ao receber a equipe da GIZ que acompanhou todo o treinamento na escola. “É uma alegria ver o trabalho desenvolvido pelo programa, por meio da GIZ, que dá muita força para o setor de refrigeração e climatização no nosso estado”, complementou.

Stefanie von Heinemann, consultora e gerente de projetos da GIZ, na ocasião agradeceu à gerente escolar do SENAI SANTO AMARO, todo o apoio que tem sido dado à implantação dos cursos do PBH, e, em especial, a este treinamento. “O SENAI SANTO AMARO é um importante parceiro do nosso projeto para conseguir chegar ao aluno, ao técnico/a de campo, que pode fazer a diferença ao eliminar os vazamentos de HCFCs, beneficiando o meio ambiente, e, também, às empresas, que ganharão em eficiência energética”, disse Stefanie von Heinemann.

O treinamento em Recife foi ministrado pelo instrutor do SENAI SANTO AMARO José Rogério da Silva Júnior, que é professor da escola há mais de 30 anos nas áreas de mecânica industrial, refrigeração e automobilística. Durante todo o treinamento, contou como apoio técnico de Stefanie von Heinemann, e, também, com o auxílio do instrutor Samuel Gonçalves da Silva.

Novos cursos

Segundo a gerente Mercia Rodrigues, o SENAI SANTO AMARO é a maior unidade SENAI do estado e uma das maiores do país. “Hoje nós atuamos em 8 áreas (refrigeração-climatização, eletrotécnica, manutenção automotiva, eletrotécnica, mecatrônica, segurança do trabalho, edificações e mecânica-eletromecânica) e planejamos crescer com novas ações, entre elas, temos o desafio de autorizar e implementar o novo curso técnico de Refrigeração EAD, por exemplo”.

No caso dos cursos gratuitos de Boas Práticas em Refrigeração do PBH, a gerente informa que a escola formou, em 2023, cerca de 500 alunos. Quantidade semelhante de alunos que deve ser formada este ano, por meio de 30 turmas com 16 alunos cada. “Estamos com várias turmas planejadas aqui na nossa unidade e para o segundo semestre queremos também implementar os cursos do Programa no interior de Pernambuco, por meio de uma Unidade Móvel do SENAI. Assim expandiremos o conhecimento na área de Refrigeração também no Interior do Estado”, explicou.

Além disso, a gerente informa que deve ser realizada ainda este ano uma nova turma do curso de Boas Práticas para Melhor Contenção de HCFC-22 em Sistemas de Ar Condicionado do tipo Janela e Mini-Split exclusiva para técnicas mulheres. “Em consonância com as questões de gênero (ODS 5), e o Pacto Global da ONU (SENAI-PE é signatário), em outubro de 2023 fizemos uma turma exclusiva de mulheres no curso do PBH, em parceria com o Sindratar-PE, e este ano temos o desafio de realizar uma nova turma, provavelmente também no mês de outubro, na campanha Outubro Rosa”, anunciou.

Conheça a seguir os instrutores do PBH que participaram desta edição do “Treinamento dos Treinadores” e uma breve opinião deles sobre o treinamento.

 

José Rogério da Silva Júnior – Instrutor deste Treinamento dos Treinadores, com mais de 30 anos de SENAI, e formação de técnico de refrigeração com especializações em ciências/matemática e gestão ambiental, entre outros.   Instrutor do SENAI SANTO AMARO.

“A experiência neste treinamento foi muito boa. Estamos entre professores, colegas, e isso facilitou muito o trabalho. A gente interage, fala de experiências e pontos de vistas. Este curso do PBH é muito bom. Eu já dei muitas aulas dele, e percebo sua importância pelos depoimentos dos ex-alunos (técnicos e empresários), que mudaram sua forma de trabalhar depois do curso, recolhendo fluidos, fazendo as boas práticas, e até investindo mais em equipamentos, como recolhedoras.”

 

Airton Alvez de Araújo – Instrutor do SENAI PE – Unidade Paulista, com uma carreira de mais de 45 anos de SENAI, incluindo atuação como instrutor de três edições internacionais da Olimpíada do Conhecimento.

“Achei muito bom o curso. É uma ótima iniciativa esse Treinamento, pois ainda têm muitos técnicos trabalhando de forma errada. Eles se negam a investir na profissão, em ferramentas e equipamentos, como uma recolhedora. Eu explico aos meus alunos que não há como ganhar dinheiro sem investir. Tem de investir!”

 

André dos Santos SilvaInstrutor do SENAI-RJ. Formação como técnico em refrigeração com pós em engenharia de climatização, entre outros.

“Esse novo treinamento foi muito bom, pois trouxe uma importante discussão de como se evitar vazamentos de fluidos refrigerantes na refrigeração comercial. A partir de agora tenho uma visão ainda mais crítica sobre o conceito de brasagem mais eficiente, para passar aos meus alunos.”

 

Arnaldo Dantas de MouraInstrutor SENAI-RO. Formação como técnico em refrigeração, mecânica e manutenção de aeronaves.

“Foi muito bom este treinamento. Eu gosto muito da área de Refrigeração Comercial. É o que eu falo para os meus alunos, pois todo mundo quer trabalhar com Split. Mas, a refrigeração comercial é outro mundo, muito bom para se trabalhar, com menos mão de obra e menos risco (segurança) e possibilidade de maiores ganhos.”

 

Leonardo de Sousa SantanaInstrutor do SENAI SANTO AMARO. Formação como técnico de refrigeração, mestre em engenharia mecânica, entre outros.

“Gostei muito do Treinamento. É muito do que já praticamos aqui nas aulas, na nossa escola, mas com um tempo para podermos discutir e debater como alunos. Foi muito bom estar com os professores, das outras escolas, para conhecer suas experiências e trocar informações. Foi maravilhoso!”

 

Luiz Gustavo Duarte Instrutor do IFBA – Instituto Federal da Bahia. Formação em engenharia mecânica com doutorado na área térmica.

“Achei bem interessante o Treinamento. Ele mostra a evolução das Boas Práticas e a maneira como os fundamentos estão sendo tratados, com objetividade. Eu vejo os alunos hoje acatando muito mais o conhecimento e aplicando. Temos muito contato com os ex-alunos, pelo intercâmbio com as empresas, e eles nos dão um retorno muito positivo.”

 

Mário Cordeiro de Morais JuniorInstrutor do SENAI SANTO AMARO. Formação como técnico em refrigeração, engenharia de produção, e especialista em educação tecnológica.

“Foi bem produtivo o treinamento, com a dinâmica do professor e a troca de informações com os colegas. Sempre tem novos conhecimentos, novas formas de explicar aos alunos, o que eu gosto muito, porque sou muito prático. O curso é muito bom, principalmente pelo foco na emissão dos gases (redução dos vazamentos).”

 

Matheus Fernando da Silva Cavalcanti Instrutor do SENAI SANTO AMARO. Formação como técnico em refrigeração e climatização e geógrafo.

“O treinamento foi muito bom. Ele deu uma visão ampla e todo o contexto deste curso de boas práticas e como podemos transmitir melhor aos nossos alunos todas as técnicas a serem utilizadas (recolhimento, reaproveitamento, reciclagem). Além de toda a questão ambiental envolvida neste processo, e o seu impacto na vida das pessoas.”

 

Ricardo Cavalcante FerreiraInstrutor do SENAI SANTO AMARO. Formação como técnico em refrigeração e climatização com pós em engenharia da produção.

“Achei o treinamento muito bom e a troca de informações com os colegas também. Atualmente, estou focado mais na área de climatização (ministrando cursos do PBH de Boas Práticas em Aparelhos de Ar Condicionado – Split), e esses novos conhecimentos de refrigeração comercial vieram para complementar minha formação.”

 

Samuel Gonçalves – Instrutor do SENAI SANTO AMARO. Formação como técnico em refrigeração e pedagogo.

“Esse treinamento foi mais uma boa oportunidade para ouvirmos novos pontos de vista dos colegas sobre a refrigeração e revermos pontos importantes da teoria. Cada professor tem sua experiência, e aqui pudemos trocar informações e falar sobre nossas experiências. Foi muito bom, ainda mais porque estou começando agora a ministrar os cursos do PBH aqui na escola.”

 

Curso gratuito

O curso de Boas Práticas para Melhor Contenção de HCFC-22 em Sistemas de Refrigeração Comercial, foco deste Treinamento de Treinadores, tem uma carga horária de 32 horas, é totalmente gratuito e ocorre para turmas de até 16 alunos/as e é ministrado em várias regiões do país.  Veja relação de cursos do PBH e escolas parcerias.

Este treinamento contou com o importante apoio da gerente escolar Mercia Rodrigues Farias da Silva, da secretária acadêmica interina Sophia Costa Vieira, da secretária administrativa financeira Danielle Paiva de Pontes Araujo e, também, do coordenador pedagógico Raphael Barros de Santana.

Da equipe da GIZ, que acompanhou o treinamento, além de Stefanie von Heinemann, participou a assistente administrativa da GIZ, Ana Paula Macedo e a consultora de comunicação integrada, Susana Ferraz.

 

Mais informações e inscrições

Para mais informações e inscrições sobre os cursos gratuitos de Boas Práticas para Melhor Contenção de HCFC-22 em Sistemas de Refrigeração Comercial e Boas Práticas para Melhor Contenção de HCFC-22 em Sistemas de Ar Condicionado do tipo Janela e Mini-Split ministrados no SENAI SANTO AMARO contatar:

ESCOLA TÉCNICA SENAI SANTO AMARO

Av. Norte Miguel Arraes de Alencar, 539, Santo Amaro

CEP 50.040-200 – Recife – PE

SAC: 0800 600 9606 | www.pe.senai.br

 

Reportagem e fotos de Susana Ferraz, consultora de comunicação integrada da GIZ_PBH (Sete Estrelas Comunicação).