O Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), que faz parte do HUB de Inovação e Tecnologia do SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Norte, sediou mais uma importante edição do Treinamento dos Treinadores do curso de “Boas Práticas para Melhor Contenção do HCFC-22 em Sistemas de Ar Condicionado do tipo Janela e Mini-Split”, em Natal (RN). A iniciativa ocorreu no âmbito do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), e implementado pela Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.
Este treinamento, visando as boas práticas para evitar vazamentos de fluidos refrigerantes no meio ambiente, foi ministrado pelo instrutor Leonardo Oliveira Sabino, do CTGAS-ER, e reuniu seis novos instrutores do projeto, sendo quatro do SENAI de Tocantins (TO), onde os cursos devem iniciar ainda neste segundo semestre nas cidades de Palmas e Araguaína, e dois do SENAI de Rio Grande do Norte (RN), onde os cursos já acontecem regularmente nas cidades de Natal e Mossoró.
“Foi muito gratificante acompanhar mais este Treinamento dos Treinadores, porque percebemos a evolução dos instrutores em sala de aula e nas oficinas e como eles assimilam muito bem as novas técnicas demonstradas, especialmente as que evitam vazamentos de fluidos refrigerantes. Com o apoio das escolas, o programa vem ampliando a conscientização pelas Boas Práticas na Refrigeração em todo o Brasil. Este é um trabalho contínuo, que apoia a preservação da Camada de Ozônio e do Clima no mundo”, explica Frank Amorim, Analista Ambiental no MMA, que durante o treinamento acompanhou os trabalhos juntamente com Tatiana Lopes de Oliveira Pereira, Analista Ambiental no MMA, e com a gerente de projetos e consultora da GIZ, Stefanie von Heinemann.
Atualmente, o CTGAS-ER coordena um contrato com o programa, que tem como objetivo formar mais 1900 técnicos de refrigeração, nos estados Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Tocantins, por meio das escolas SENAI. Amora Vieira Cavalcante, nova diretora do CTGAS-ER, explica que este treinamento ocorreu para ampliar a rede de instrutores que irá formar esses alunos. “Nós seguimos juntos, com o MMA e a GIZ, na parceria para treinamento dos técnicos nos cursos de Boas Práticas em Refrigeração. Com este novo treinamento fortalecemos os instrutores, capilarizando ainda mais a expertise sobre as Boas Práticas em Refrigeração na rede SENAI”, afirma.
Nova parceria
Assim como a diretora Amora, do CTGAS-ER, a direção do SENAI-TO está muito satisfeita com a nova parceria estabelecida. “É uma satisfação muito grande para nós do SENAI Tocantins fazermos parte dessa parceria. Graças ao apoio do Rio Grande do Norte, fazemos parte agora deste projeto que vem agregar muito. Nós já temos nossos cursos técnicos e de qualificação em refrigeração, mas esse novo curso de Boas Práticas em Refrigeração nos traz muito valor, porque tem essa pegada da questão ambiental, num momento crucial em que precisamos ampliar as medidas de proteção ao meio ambiente, para evitar que os fluidos refrigerantes sejam liberados na atmosfera”, explica Evandro Rodrigues de Lima, gerente da Unidade SENAI / CETEC- Centro de Educação e Tecnologia de Araguaína.
Segundo ele, a área de refrigeração e climatização tem crescido muito no estado de Tocantins, que é considerado um dos mais quentes do país, o que justifica a expansão dos treinamentos nesta área. Lima informa que o SENAI-TO receberá em breve os equipamentos e acessórios de última geração, doados pelo programa, além dos kits didáticos. Com isso, a programação de aulas será organizada nas unidades do SENAI nas cidades de Palmas e Araguaína. Cada uma delas contará com dois instrutores ministrando o curso, com turmas com aulas durante a semana e com turmas aos sábados.
Os quatro instrutores formados neste treinamento dos treinadores, que irão ministrar as aulas no Tocantins, são: Pedro Paulo Aires de Sena, Danilo Mendes Pereira, Denilson Lobato Silva, e Jonatas de Aguiar Oliveira. Além deles, Marcos Rodrigo Medeiros dos Santos e Felipe Medeiros Aires de Sena, também formados, devem ministrar o curso nas unidades do SENAI em Natal e Mossoró-RN.
Jonatas Oliveira, de 28 anos, afirma que gostou muito do treinamento realizado em Natal. Ele iniciou sua carreira na refrigeração quando fez o curso técnico no SENAI Petrolina (PE), onde residiu, e há três anos está trabalhando no SENAI-TO, em Palmas. “É muito bom trabalhar como instrutor no Tocantins. Eu fui o responsável por formar a primeira turma de técnicos em refrigeração, há três anos, e desde essa época só vem evoluindo. Temos cursos para formação de técnicos e para qualificação. Todos os nossos alunos já trabalham na área, na maioria são microempreendedores. Temos alunos com até vinte anos de experiência, e, por isso, este novo curso de Boas Práticas vai agregar muito, porque muitos deles ainda não se conscientizaram da importância do recolhimento dos fluidos”, diz.
O instrutor, que atualmente faz o curso de Tecnólogo de Automação Industrial, explica que um dos pontos que mais o impressionou no treinamento nas oficinas do CTGAS-ER foi a utilização do detector eletrônico de gases. “Todos nós ficamos bem impressionados, porque o detector conseguiu detectar micropartículas que nem com sabão nós conseguimos. É muito sensível! A nossa gerente da unidade (Patrícia Rebelo Vaz) pediu para fazermos uma relação dos itens que precisaremos comprar para iniciar este curso no Tocantins, logo que voltássemos do treinamento em Natal. E a primeira coisa que vamos pedir para comprar é um cilindro de H2N2, para realizar este procedimento, que será ensinado a todos os alunos durante o curso”, explica Oliveira.
O engenheiro mecânico Denilson Lobato Silva, de 52 anos, natural de Abaetetuba, no Pará, já reside no Tocantins há mais de dez anos e completa um ano de trabalho como instrutor na área de refrigeração no SENAI-TO em agosto. “A mecânica já estava no meu sangue, mas agora eu estou apaixonado pela refrigeração. Ainda mais fazendo este treinamento, que me proporcionou a oportunidade de praticar bastante”, afirma. “O professor Leonardo é muito bom e nos orientou muito bem, para que possamos transmitir os conhecimentos para nossos alunos. Gostei bastante”, complementa.
Aulas gratuitas
O curso gratuito de “Boas Práticas para Melhor Contenção de HCFC-22 em Sistemas de Ar Condicionado do tipo Janela e Mini-Split” é composto de aulas presenciais com duração de 32 horas, sendo 30% teórico e 70% prático (em laboratórios equipados com tecnologia de ponta). Cada curso contará com a participação de no máximo 16 alunos.
Saiba mais sobre o programa e os cursos nas 5 regiões do Brasil, incluindo as escolas no Rio Grande do Norte e Tocantins. https://boaspraticasrefrigeracao.com.br/cursos/
Veja também a notícia sobre o novo contrato capitaneado pelo CTGAS-ER nos estados de Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Tocantins: https://boaspraticasrefrigeracao.com.br/ctgas-er-vence-licitacao-escolas-do-sistema-senai-capacitarao-1900-tecnicos-de-refrigeracao-em-4-estados/