Na foto, veja os instrutores participantes com as equipes do MMA, GIZ e SENAI-RN, durante o Treinamento dos Treinadores.
De 31 de março a 4 de abril ocorreu no SENAI, em Natal (RN), a 2ª Edição do Treinamento dos Treinadores do novo curso do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), totalmente gratuito, que tem por objetivo disseminar o uso seguro e eficiente de fluidos refrigerantes inflamáveis em sistemas de ar condicionado do tipo split para técnicos e técnicas de refrigeração de todo o país.
O treinamento, realizado no novo prédio do Centro de Treinamento em Refrigeração do SENAI-CTGAS-ER, envolveu 12 instrutores do Paraná, de Goiás e do Rio Grande do Norte. As aulas foram ministradas pelo engenheiro alemão, especialista na área, Dennis Frieske, que elogiou muito a qualidade técnica, disposição e motivação dos instrutores, tanto desse treinamento em Natal (RN), como no da semana anterior, em São Paulo (SP).
A capacitação aconteceu no âmbito do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) do Brasil e implementado pela Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.
Na foto (das esq. pada à dir.), Stefanie von Heinemann (GIZ), Tatiana Oliveira e Frank Amorim (MMA), e Amora Cavalcante (SENAI-CTGAS-ER).
“Estamos atuando em uma frente nova do PBH, com o lançamento desse novo curso sobre fluidos inflamáveis, que não destroem a Camada de Ozônio e que têm um GWP (potencial de aquecimento global) muito baixo. O primeiro Treinamento dos Treinadores ocorreu em São Paulo, com a capacitação de 15 professores, e, agora, aqui em Natal, foram treinados mais 12. Esses 27 instrutores têm toda a condição para ministrar esse curso, que é totalmente gratuito”, explica Frank Amorim, Analista Ambiental do MMA (veja foto acima).
Prestigiando esse treinamento, junto com Frank Amorim, esteve presente Tatiana Lopes de Oliveira, também Analista Ambiental do MMA. “Acredito que esse curso terá muito sucesso, porque a expectativa em torno dele é muito grande, tanto nas escolas quanto no mercado”, afirma. “Esses instrutores, com todo o conhecimento assimilado durante o Treinamento, serão responsáveis por multiplicar o curso nas 5 escolas técnicas nas 5 regiões do país. Nossa meta, na fase atual, é capacitar 700 técnicos/as em todo o país. Mas, no futuro, já prevemos poder aumentar o número de escolas técnicas que oferecem o curso e, também, o número de profissionais formados”, adianta.
Já Stefanie von Heinemann, consultora e gerente de projetos da GIZ, que atua diretamente na implementação, explica que este curso, com 40 horas, segue o padrão dos treinamentos realizados pelo PBH, com módulos teóricos e práticos.
“No campo teórico, estão programados desde a introdução aos fluidos refrigerantes inflamáveis (R-290 e outros), até informações sobre riscos e precauções no manuseio, regulamentos, normas de segurança, procedimentos de instalação e recolhimento, ferramentas e equipamentos fundamentais, entre outros”, explica. “Na parte de oficina, todo o aprendizado teórico é colocado em prática com novas instruções detalhadas, para fixar o conhecimento.”
Aulas teóricas com muitas orientações e debates, durante o treinamento no SENAI-CTGAS-ER.
SENAI-RN
A equipe do SENAI-CTGAS-ER, liderada pela diretora da escola, Amora Cavalcante, apoiou totalmente este treinamento, incluindo a realização de obras de construção e implementação da nova oficina. “O segmento de Refrigeração tem impulsionado muitas demandas do mercado, com a articulação de parceiros estratégicos da indústria. Isto nos motivou a pensar num novo espaço na escola, com salas de aulas e laboratórios, moderno e bem equipado, e assim surgiu o Centro de Treinamento em Refrigeração. O objetivo é fomentar ainda mais os treinamentos como este, financiado pelo PBH, que acontece em uma área criada para atender especialmente as especificações técnicas e de segurança”, explica a diretora.
“Nossa parceria com o PBH, por meio do MMA e da GIZ, vem de muitos anos, e a cada ano evolui e se fortalece ainda mais. Para nós é uma felicidade poder lançar mais este curso”, afirma. “Nossa meta é formar 160 profissionais neste curso, de abril a outubro deste ano. E temos uma ótima demanda para isso, incluindo uma lista de espera, que inclui técnicos/as formados nos cursos regulares e/ou nos cursos em Boas Práticas em Refrigeração do PBH”, complementa Amora Cavalcante.
Além da diretora, fizeram parte da equipe do SENAI diretamente envolvida neste treinamento, a coordenadora de educação, Marcela Duarte; a supervisora pedagógica, Juliene Guedes; e o instrutor Daniel Lima de Oliveira (também instrutor certificado pelo programa para ministrar as futuras aulas), entre outros. Pela GIZ, participou também do Treinamento Mariana Silva, assessora técnica, que apoiou na logística e administração. A turma de instrutores capacitados também contou com a participação especial do consultor e especialista na área, Gutenberg da Silva Pereira.
A coordenadora Marcela Duarte explica que com esse novo curso sobre fluidos inflamáveis, a expectativa é tornar a escola uma referência também nesse segmento, que traz inovação para a área de refrigeração, com sustentabilidade. “Nossa expectativa é grande, o treinamento dos nossos instrutores foi um sucesso. E tenho certeza que as aulas a serem ministradas por eles também serão. Agradeço muito a toda a nossa equipe, que entendeu a importância desse projeto e se empenhou muito para realizá-lo”, afirma.
Aulas práticas na nova oficina do SENAI-CTGAS-ER.
DEPOIMENTOS
Veja os depoimentos de três instrutores, um de cada estado/escola participante desta 2ª Edição do Treinamento dos Treinadores:
Daniel Lima de Oliveira, 35 anos, instrutor do SENAI-CTGAS-ER em Natal-RN
“O curso, muito bem formatado e aplicado, tem uma abordagem muito positiva sobre o uso dos fluidos inflamáveis, porque traz aspectos não só da mecânica, mas da parte elétrica e de segurança, apresentando novas técnicas para utilizarmos no dia a dia. Ele vai capacitar os/as técnicos/as com as boas práticas em refrigeração com R-290 (o propano), mas que também são necessárias para os aparelhos com R-32 (fluido refrigerante da família dos HFCs), que também tem um grau de inflamabilidade. Tenho certeza de que o curso será um sucesso em todo o Brasil. Aqui na escola já temos uma grande demanda de alunos/as, que já começam a se inscrever.”
Lucimar Rodrigues do Nascimento, 46 anos, instrutor do SENAI em Goiânia-GO
“O treinamento aqui em Natal foi excelente! E, nós instrutores do SENAI-GO, temos uma expectativa muito boa. Os técnicos da nossa região têm alto interesse nesse curso e tenho certeza de que nós vamos poder auxiliá-los com os ensinamentos das boas práticas. Em especial, esse curso foca nos aspectos de segurança, que se bem aplicados, com o uso das ferramentas corretas, tornam tranquila a instalação e manutenção dos equipamentos com fluidos inflamáveis, com segurança para os próprios técnicos e seus clientes. Vale a pena se inscrever!”
Marcelo André Hegele, 46 anos, instrutor do SENAI em Toledo-PR
“O treinamento com o engenheiro Dennis foi excelente. Ele conseguiu responder a todas as nossas dúvidas e receios. Este curso com fluidos inflamáveis é ótimo e veio para suprir uma necessidade muito grande, que é de passar conhecimento aos alunos sobre fluidos inflamáveis (R-290 e outros). Hoje a maior parte dos aparelhos de ar condicionado que estão sendo instalados são com R-32, que também tem um risco de inflamabilidade. Atualmente, o uso de fluidos inflamáveis é uma tendência mundial. Já temos aqui no Brasil os refrigeradores domésticos com R-600, e os expositores, nos supermercados, também com R-290, então a demanda de técnicos/as por capacitação é muito grande. Na nossa escola, a expectativa é enorme. Estamos adequando todo o nosso laboratório e a partir do final de abril já devemos iniciar as turmas.”
Serviço:
Para mais informações e inscrições, confira onde ocorre esse novo curso nas escolas técnicas parceiras do PBH.
Por Susana Ferraz, consultora de Comunicação da GIZ para o PBH (jornalista responsável pelos conteúdos neste website e nas mídias sociais).
Leia, siga e compartilhe!
Confira também nossos conteúdos nas redes sociais (inclusive fotos making of das gravações para o futuro vídeo sobre o novo curso), que contaram com o apoio operacional de Ana Paula Macêdo, assessora técnica-administrativa júnior da GIZ (diretamente de Brasília-DF).
https://www.instagram.com/p/DHqrdWhMi3A/?utm_source=ig_web_copy_link
https://web.facebook.com/share/p/18ghgshKN4/
#boaspraticasrefrigeracao #cursospbh #sustentabilidade #clima #refrigeração #climatização #fluidosrefrigerantes