Skip to content

COOL TALKS PBH: “SE VOCÊ FIZER ALGUMA COISA… FAÇA O MELHOR QUE PUDER!”

Entrevista

Reiner Mayers, mestre instrutor da escola BFS, em Maintal, Alemanha, fala nesta entrevista sobre sua carreira e sobre dar aula no curso COOL TRAINING - Treinamento Internacional sobre Fluidos Refrigerantes Naturais*

COMO O SR. SE TORNOU PROFESSOR NA ÁREA DE REFRIGERAÇÃO NA BFS – The Federal College of Refrigeration and Air Conditioning Technology

Cresci em uma família de artesãos, meu avô e meu pai tinham uma oficina e fazíamos todo tipo de trabalho com tubos, metais e máquinas. Com eles aprendi a estudar e ver como as máquinas funcionam. Estudei Tecnologia da Informação (principalmente como autodidata) e trabalhei em TI, no setor bancário, por muito tempo, até chegar à diretor de TI em um banco. A tecnologia era minha paixão… 

Com quase quarenta anos (hoje tenho 55), depois de pensar um pouco, eu decidi tornar reais alguns sonhos de quando menino, como pilotar um avião e me tornar engenheiro. Eu saí do banco e voltei para universidade (a ESaK – European Study Academy Refrigeration, Air Conditioning and Ventilation) para me tornar engenheiro (também aprendi a pilotar um avião). Foi um passo muito doloroso em termos financeiros (de diretor de banco para estudante). 

Eu queria abrir uma empresa de fluidos refrigerantes, pois eu tinha muito interesse nesta área. Então comecei a lecionar em universidade, foi quando comecei a trabalhar nesta escola. Eu descobri que ensinar as pessoas, e transmitir o conhecimento, me dá uma satisfação muito boa. Ver que algo que venho ensinando está sendo usado por alguém para dar uma renda vitalícia é algo que me faz sorrir e me sentir feliz. 

Um lema da minha família é: ‘Se você fizer alguma coisa, faça o melhor que puder”. Então é isso que estou fazendo na refrigeração. Meu sonho é montar a minha própria máquina de refrigeração à base de água para se usar em países que não tenham baixas temperaturas. E esse é o meu hobby… investigar, pensar, verificar o que está disponível, e procurar criar algo novo… 

 

COMO SE DÁ O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO COOL TRAINING, QUE JÁ FOI MINISTRADO PARA DEZENAS DE TURMAS DE TÉCNICOS E TÉCNICAS DE VÁRIOS PAÍSES DO MUNDO, INCLUSIVE PARA DUAS TURMAS DE TÉCNICOS/AS DO BRASIL?

As pessoas (técnicos/as) aprendem aqui com nossos engenheiros/as e mestres (craftmaster) a como lidar como fluidos refrigerantes naturais, a como manipulá-los com segurança e eficiência. Boa parte dos nossos alunos (como aconteceu com a turma de brasileiros/as em 2019 e agora em 2023) já possuem bom conhecimento sobre refrigeração. Há sempre uma boa troca de experiencias e de conhecimento e, também, de hábitos culturais. 

Na maioria das vezes, no COOL TRAINING, tenho aulas com grupos mistos, com alunos/as de pelo menos 10 países diferentes (somente as turmas brasileiras foram exclusivas). Então, as pessoas vêm de países diferentes, da Ásia, da África e da América Latina. Assim temos uma enorme mistura de pessoas de todo o mundo, e é sempre interessante aprender coisas com eles. Temos muito para ensinar. Mas ainda temos ouvidos abertos para ouvir e aprender.

Os grupos brasileiros são muito especiais (desta turma e da anterior), são disciplinados e educados. Eles são pessoas simpáticas e calorosas, que, possuem habilidades muito boas e estão abertos à educação. É muito interessante e proveitoso esse convívio. Não poderia pedir algo melhor.

Temos apenas duas semanas no COOL TRAINING, mas, fazemos o nosso melhor e temos excelentes resultados. Nós aprendemos uns com os outros, e muito. Assim, propagamos esse conhecimento para todo o mundo e mostramos que o treinamento sobre fluidos refrigerantes naturais é muito legal!

Reiner, durante à visita técnica, e recebendo homenagens dos alunos brasileiros, no COOL TRAINING 2023

QUAL A IMPORTÂNCIA DA VISITA TÉCNICA À EMPRESA QUE UTILIZA AMÔNIA, DURANTE O COOL TRAINING?

Nos COOL TRAININGS, nós visitamos uma planta industrial, com a utilização de amônia (a Nordfrost GmbH & Co. KG – empresa alemã de logística). Trata-se de uma planta enorme em Frankfurt (que trabalha com refrigeração, estocagem e transporte de alimentos).

Essa visita é muito importante, porque demonstra que com educação e tecnologia podemos utilizar os fluidos refrigerantes naturais com muita segurança. Mas sempre trabalhando a partir de normas claras, que devem ser definidas pelas autoridades de governo, para que todos possam usar fluidos refrigerantes naturais.

Nós usamos fluidos refrigerantes naturais em todo o treinamento. Por exemplo, o Propano, que é um dos fluidos refrigerantes naturais mais usados. Duas décadas atrás todos tinham medo de manipular gases inflamáveis. Hoje em dia todos usam dióxido de carbono e propano na Europa, por exemplo, ao comprar um equipamento de refrigeração com esses fluidos, pois em geral (os europeus) preferem não usar um refrigerador com gases fluorados (HFCs). 

Aqui na Europa há uma data final para eliminar todas as soluções que usam gases fluorados, assim todos tentam evitar o uso destes o quanto possível. Portanto, aqui há maior utilização de fluidos refrigerantes naturais para refrigeração.

 

AS QUESTÕES SOBRE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA SÃO MUITO ABORDADAS DURANTE O TREINAMENTO. PODE FALAR MAIS SOBRE ESSE TEMA?

Precisamos mudar a forma como utilizamos a energia para consumir o mínimo possível, evitando gastar mais do que é necessário para manter os alimentos refrigerados. 

Nós falamos muito nos treinamentos sobre a eficiência energética e mostramos exemplos para os/as alunos/as, que demonstram o quão importante é a economia de energia e como se dá o desperdício de energia em ambientes grandes, por exemplo no varejo. Às vezes, a solução mais simples é limpar o sistema, de ar condicionado ou de refrigeração. Se você tem um condensador sujo, ele usa muita energia, e isso é puro desperdício. Limpando, o varejista economiza dinheiro e o meio ambiente é poupado pelo gasto inútil de energia. 

Falamos muito sobre esse tópico, com muitas discussões, porque as pessoas (o consumidor, o varejista, etc.), em geral, não têm ideia sobre como é importante economizar energia, as perdas de energia nas transmissões diretas e indiretas são muito grandes. 

 

POR FAVOR, PODE FALAR UM POUCO MAIS SOBRE A BFS, QUE É CONSIDERADA A MELHOR ESCOLA DE REFRIGERAÇÃO DA EUROPA (OU UMA DAS MELHORES)?

A BFS (https://www.bfs-kaelte-klima.de/en/bundesfachschule/about-us) é a maior escola desse tipo na Alemanha, ensinando há décadas aprendizes, técnicos/as e mestres em refrigeração. Ela tem uma conexão com a universidade, para aprendizado universitário em ciências aplicadas, onde ensinamos esse curso de refrigeração, incluindo o conhecimento sobre fluidos refrigerantes naturais. 

Ministramos também aqui na BFS seminários para empresas privadas e para equipes do governo sobre os requerimentos do uso de fluidos refrigerantes naturais. 

A BFS tem três unidades de ensino no país (em Maintal, Harztor e Leonberg). Esta, aqui em Maintal (em que ministramos o COOL TRAINING), é a maior. Temos também duas plataformas de ensino remoto, em que podemos ensinar diretamente técnicos/as daqui e também de outros locais, como Viena, na Áustria (têm parceria com a ÖKKV – Austrian Refrigeration and Air Conditioning Association), por exemplo. Nós temos muitos/as alunos/as. Em média, por dia, temos mais de 100 pessoas só nesta escola, em diversas atividades, desde cursos iniciais até o maior nível, que é o diploma universitário. 

Nós aqui temos muito conhecimento e tradição no ensino de fluidos refrigerantes naturais, porque pesquisamos muito sobre eles. Temos salas de aulas e oficinas, nas quais os nossos/as alunos/as estudam e tem de fazer prova para serem técnicos/as certificados/as nas regras do governo. Há ensino integral, com dormitório para 123 alunos/as. Damos cursos também para pequenos grupos de universitários (engenheiros) sobre refrigeração. Nossa missão principal é tornar o ensino sobre refrigeração amigável com o meio ambiente.

Além de dar aulas aqui e em Viena, eu escrevo o material do curso, faço diagramas, experimentos e workshops. Também atuo em projetos de modernização desta escola, das nossas oficinas e laboratórios, e no desenvolvimento das novas unidades.

PROF. REINER FALA DA IMPORTÂNCIA DA PROPAGAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE O USO SEGURO DOS FLUIDOS REFRIGERANTES NATURAIS:

  • Minha meta pessoal é ensinar às pessoas, a serem felizes e saudáveis neste trabalho ao utilizarem fluidos refrigerantes naturais, que duram muito tempo. Os fluidos refrigerantes naturais são muito bons de serem usados. Diferentemente dos químicos, pois no final do ciclo de vida os componentes químicos trazem consequências ao meio ambiente. 
  • Precisamos eliminar todos os gases com cloro, pois eles matam nossa Camada de Ozônio. É um bom plano não usar mais fluidos com cloro ou qualquer outro elemento químico que ainda está sendo utilizado hoje, porque prejudicam a Camada de Ozônio e/ou o Clima. Por isso, nós (na Alemanha) utilizamos os fluidos refrigerantes naturais sempre que possível. 
  • Um bom exemplo é que duas das maiores redes de supermercados da Alemanha, com lojas aqui em Frankfurt, substituíram os gases fluorados por gases naturais. Uma está usando principalmente Propano e a outra utiliza Dióxido de Carbono. 
  • E, como essas redes são as maiores do mercado, houve uma reviravolta. Hoje há componentes disponíveis para todos os equipamentos que utilizam os fluidos refrigerantes naturais, e mais baratos. Com isso, as empresas varejistas obtiverem bom retorno financeiro, com mais lucro. E o mercado se desenvolveu, com propano e dióxido de carbono principalmente, desde o uso em pequenas máquinas até as grandes, e se tornou o padrão de uso no mercado alemão. 
  • Ainda há um pequeno uso de gases fluorados (na Alemanha), que são principalmente usados para manter baixas temperaturas, quando não tem outra solução mais indicada. 
  • Mas, os estudiosos, como nós, nas universidades, estão pesquisando outras alternativas. Há muitas pesquisas e com experiencias cientificas em progresso neste momento. Nós vamos conseguir novas soluções!

* O professor Reiner Mayers ministrou o COOL TRAINING para a segunda turma de brasileiros este ano. Saiba mais em https://boaspraticasrefrigeracao.com.br/cool-training-2023-brasil-alemanha-pbh-e-giz-proklima-levam-instrutores-brasileiros-para-treinamento-com-fluidos-naturais-na-alemanha/

Nota: Agradecimentos à tradutora Cátia Kroll Taliani, que apoiou a jornalista Susana Ferraz, Assessora de Comunicação da GIZ-PBH, realizada na sede da BFS, em Maintal, na Alemanha, durante o COOL TRAINING 2023, realizado pela GIZ Proklima em parceria com o PBH.

COOL TALKS PBH: “PESQUISA É EXTREMAMENTE MOTIVADORA E DESAFIADORA, PORQUE NÓS TRABALHAMOS COM AS INOVAÇÕES QUE VÃO ACONTECER NA INDÚSTRIA!”

Dr. Enio Pedone Bandarra Filho, 53 anos, é um dos mais renomados cientistas brasileiros da área de Refrigeração. É professor titular da UFU e bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 1B. Nesta entrevista, ele fala sobre sua carreira e, em especial, sobre pesquisas nas áreas de novos fluidos refrigerantes e naturais.

Ler Tudo